Notícias

Resumo - Trabalho de Conclusão de Curso 2015/2

Resumos dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos dos cursos de Bacharelado diurno, Licenciatura noturno e Química Tecnológica -  2º semestre de 2015

BACHARELADO DIURNO, LICENCIATURA, QUÍMICA TECNOLÓGICA

PLANO DE ESTUDOS - Reformulação

No período de 11 a 15 de novembro de 2015, o SIGA está aberto para reformular o Plano de Estudos.

O Plano de Estudos é um sistema online, que visa apoiar o planejamento e o acompanhamento da trajetória acadêmica do estudante na UFMG.

Para reformular o plano d estudos, o estudante deverá acessar:

Portal minhaUFMG > Siga UFMG: acesso para alunos de graduação > ícone Meus Planos de Estudos.

Acesse o Manual do aluno para orientá-los

Carteira única de Estudante

Comparecer ao Colegiado de Química e Química Tecnológica, na sala 2005, 2º andar ICEx,  para retirar a sua Carteira Única de Estudante.

A carteira está sendo entregue, exclusivamente, pela Secretária do Colegiado, no horário de atendimento, conforme descrito abaixo, impreterivelmente:

 2ª f.: das 14h às 19h  /   3ª f. a 6ª f.: das 08h às 12h e das 14h às 16h.

O aluno deverá estar munido de documento de identificação, com foto (sem o documento, a carteirinha não será entregue).

Em nenhuma hipótese, a Carteira será entregue a terceiros.

Por medida de segurança, a Carteira será entregue bloqueada, devendo cada usuário proceder ao desbloqueio. Para tanto, acesse o Sistema de controle e acesso ao espaço físico, no portal “minhaufmg”.

Segundo orientação da PRA – Pró-Reitoria de Administração, caso a Carteira contenha algum dado incorreto, o aluno deverá solicitar a alteração cadastral junto ao DRCA e comunicar a PRA através do endereço eletrônico acesso@pra.ufmg.br   tão logo o processo de alteração seja concluído.

Ainda segundo a PRA, a função da Carteira é garantir a toda comunidade universitária acesso: às 25 bibliotecas, aos restaurantes administrados pela Fump, ao Centro Esportivo Universitário e a todos os demais prédios da UFMG.

Observação: Em casos de extravio da Carteira (perda, roubo, furto, etc) ou desgaste da mesma, solicitar a emissão da segunda via por meio do endereço eletrônico acesso@pra.ufmg.br

Gentileza retirá-la o mais breve posssível.

Trancamento parcial de matrícula - resultado

Resultado da solicitação de trancamento parcial de matrícula 2015/2.

TRANCAMENTO PARCIAL DE MATRÍCULA 2015/2

Solicitação de trancamento parcial de disciplina:

Comparecer à secretaria do colegiado de seu curso, no prazo especificado,  preencher  requerimento  especificando  a  disciplina  a  ser  trancada.

O trancamento parcial poderá ser SEM ou COM JUSTIFICATIVA, lembrando que o trancamento parcial com justificativa é a critério do Colegiado do Curso face à justificativa do aluno.

.- O trancamento parcial deverá respeitar as Normas Gerais da Graduação:

      * Não poderá ocorrer caso a soma dos créditos das disciplinas não-trancadas resulte em número inferior ao mínimo de créditos exigidos por curso, por semestre.

      * Observar a sequência das disciplinas, estabelecida pelo currículo-padrão

-  Não é permitido o trancamento parcial de matrícula em disciplina na qual o aluno está matriculado sob o regime de tratamento especial.

Período: 23/09 a 30/09/2015

Local: sala 2005 - 2º andar do ICEx.

Dias e horário de atendimento: 23/09 e 24/09/15: de 09 as 12h

                                             28/09/15 - de 16:30 as 19h

                                             29/09 e 30/09/15: de 09 as 12h

Viver UFMG

Sob a coordenação da Prograd e  com apoio do CEDECOM, estudantes dos cursos de Engenharia de Controle e Automação (Lucas Pires) e de Engenharia de Sistema (Alexandre Ribeiro e Daniel Durães)
desenvolveram  o  aplicativo Viver UFMG, disponível para aparelhos com sistema Android ou IOS.  O  aplicativo Viver UFMG facilita o acesso a informações e serviços da UFMG.  A ferramenta disponibiliza e-mails de contato de órgãos da Administração Central, das unidades acadêmicas e dos colegiados de cursos, mapas interativos dos campi, calendário acadêmico, horários de ônibus internos e informações sobre bolsas acadêmicas, assistência estudantil e normas acadêmicas. O Viver UFMG também reúne informações sobre as opções de lazer e de cultura oferecidas pela Universidade, auxilia na realização de matrículas e planos de estudo e dispõe de uma calculadora de Rendimento Semestral Global (RGS).

Acesse Viver UFMG

PRONOTURNO 2015/2º

ATENÇÃO

 ALUNOS INSCRITOS PARA A SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PRONOTURNO - 2015/2

DE ACORDO COMO O EDITAL, OS CANDIDATOS DEVEM COMPARECER À 2ª ETAPA DA SELEÇÃO, QUE SERÁ REALIZADA NO DIA 16/09/2015, ÀS 16h, NA SALA 225 do DEPARTAMENTO DE QUÍMICA.

COMISSÃO DE SELEÇÃO

atualizado em 14/09/2015 - 16h50m

Estão abertas as inscrições para bolsas do PRONOTURNO - Programa especial de bolsas para estudantes dos cursos noturnos de graduação, no período de 27/08 a 10/09/2015, no horário de 08:30 às 11:30h e de 14 às 20h, na Secretaria do Departamento de Química, Sendo 09 vagas para o curso de Quimica Tecnológica e 02 vagas para o curso de Licenciatura noturno.

RECEPÇÃO DE CALOUROS 2015-2

Recepção dos calouros do Curso de Graduação em Química  - Licenciatura noturno, na unidade acadêmica, com entrada em 2015/2º:

Dia 27/08/2015

Local: Auditório 1 do Departamento de Química, das 19 às 20:40h

 Não falte, sua presença é muito importante!

Veja aqui a programação da UFMG

ACERTO PRESENCIAL DE MATRÍCULA 2015/2

ATENÇÃO: dia 28/08/2015 não haverá atendimento externo.

Oferta da ​disciplina na modalidade de Formação Livre:
UNI049 - DIÁLOGOS UNIVERSITARIOS EM SAÚDE MENTAL (60h)
Disciplina ​voltada para ​​todos os cursos de Graduação da UFMG. Esta disciplina é atividade de ensino integrada ao ​PASME - ​Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental da UFMG que pretende​ ​fomentar discussões técnicas e políticas​ do campo da Saúde mental​, ​no âmbito da Reforma Psiquiátrica​,​ no Sistema Unico de Saúde​,​ com acadêmicos da nossa Universidade.

O acerto presencial (para os alunos veteranos) acontecerá entre os dias 20 a  24 de AGOSTO de 2015, escalonado por ano de ingresso no curso. Veja aqui

OS ALUNOS SÓ SERÃO ATENDIDOS NOS DIAS ESTIPULADOS, SEM EXCEÇÃO

Se não puder comparecer, solicite a outro colega que faça o seu acerto de matrícula, enviando a proposta juntamente com a procuração.

Matrícula 2015/2

Para auxiliar nos procedimentos referentes ao processo de matrícula, o Colegiado de Graduação disponibiliza algumas informações importantes sobre a solicitação de matrícula.

Horários das disciplinas obrigatórias e optativas e descrição das disciplinas optativas ofertadas em 2015/2

Datas das solicitações e processamento da matrícula nas 3 fases.

Manual do aluno para matrícula 2015-2 (enviado pela Coordenação de Oferta e  Matrícula da Graduação - PROGRAD)

                                                                                                                                           Atualizado em 08.08.15