Apresentação

Cursos Presenciais

Pela sua própria natureza, e pelo seu conteúdo, a química está situada na base de toda atividade científica pura e aplicada e de toda a tecnologia necessária para sustentar e desenvolver qualquer sociedade contemporânea. Em ritmo acelerado, a química vem ampliando suas fronteiras, transformando-se em uma ciência integradora, o que torna o universo de trabalho do químico bastante amplo.

O profissional da Química pode ser encontrado nos mais diversos setores do mercado de trabalho. A UFMG oferece a graduação em Química, nas modalidades licenciatura e bacharelado, no período diurno; e licenciatura e bacharelado tecnológico à noite. O curso de bacharelado tecnológico se propõe a formar profissionais aptos a atuarem no setor industrial, principalmente na condução, controle, pesquisa e desenvolvimento de operações e processos industriais, enquanto que o curso de bacharelado possui um viés mais acadêmico, centrado na pesquisa científica.

 O licenciado em Química atua como professor nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. Os que escolhem o bacharelado trabalham principalmente em indústrias – química, biotecnológica, metalúrgica, alimentícia, automobilística, petroquímica e têxtil, dentre outras. Atuam também em áreas ambientais, na análise e controle da qualidade de matérias-primas e produtos finais e na comercialização de produtos químicos.

Anualmente ingressam 130 alunos no curso de Química: 50 alunos no turno diurno que escolhem a modalidade (Licenciatura e Bacharelado) ao final do segundo período e 80 alunos no período noturno, sendo 40 vagas para Licenciatura e 40 vagas para o Bacharelado em Química Tecnológica.

No diurno, o tempo de formação é de quatro anos. Para os alunos do noturno, a formatura acontece em quatro anos e meio. Nos primeiros períodos, as disciplinas estão concentradas nos departamentos de Química, Física e Matemática do Instituto de Ciências Exatas (ICEx). Depois, os alunos passam a ter aulas, prioritariamente, no Departamento de Química. Quem escolhe a Licenciatura faz matérias também na Faculdade de Educação (FaE).

Modalidade:

  • Bacharelado (Diurno)
  • Licenciatura (Diurno e Noturno)
  • Bacharelado Tecnológico (Noturno )

 Vagas:

  • 50 (Diurno)
  • 80 (Noturno - 40 Licenciatura e 40 Bacharelado Tecnológico)

Duração Mínima:

  • 4 anos (Diurno)
  • 4 anos e 6 meses (Noturno)