XXII Semana de Iniciação Científica

A XXII Semana de Iniciação Científica da UFMG é parte integrante do evento institucional UFMG Conhecimento e Cultura que traz o tema "Saúde, Esporte e Qualidade de Vida". Tem como finalidade oferecer estrutura para que os alunos dos diferentes Programas Institucionais de Iniciação Científica possam apresentar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos durante a experiência nas atividades de IC e interagir com pesquisadores das respectivas áreas de conhecimento. A Semana de IC objetiva também avaliar os trabalhos e a apresentação dos mesmos pelos alunos, selecionando aqueles que se destacaram, os quais serão premiados ao final do evento.

A XXII Semana de IC constitui-se no evento para a divulgação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos por alunos de graduação dos diversos cursos/unidades da UFMG e do ensino médio e profissionalizante, que são bolsistas de iniciação científica, bem como alunos de IC voluntária, com premiação dos trabalhos que se destacaram. A Semana de IC dá a oportunidade ao aluno de IC de discutir e apresentar seu trabalho de pesquisa para toda a comunidade acadêmica através da elaboração de apresentações orais e/ou exposição de painéis. Esse evento visa também criar mecanismo para avaliação dos trabalhos por docentes pesquisadores da UFMG e externos à instituição. É obrigatória a participação neste evento dos alunos vinculados aos diferentes Programas Institucionais de Iniciação Científica.

Formato: Apresentação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos dos Programas Institucionais de Iniciação Científica da UFMG. Em 2013 a Pró-Reitoria de Pesquisa sugere o formato oral das apresentações dos trabalhos de IC nas Unidades Acadêmicas. Os trabalhos selecionados na Unidades deverão ser impressos em banners e fixados no saguão do prédio da Reitoria. Maiores informações em XXII Semana de Iniciação Científica e em Inscrições, da Pesquisa.

Programas Institucionais de Iniciação Científica (PRPq-UFMG)

• PIBIC/CNPq
  • PROBIC/FAPEMIG
  • Ações Afirmativas (PIBIC-AF/CNPq)
  • Ensino Médio (PIBIC-EM/CNPq)
  • Iniciação Científica Júnior (BIC-JÚNIOR/FAPEMIG)
  • Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (PIBITI/CNPq)
  • Bolsas de Iniciação Científica CASU
  • Bolsas de Iniciação de Tecnologia Industrial Básica -(BITIB/FAPEMIG/INMETRO)
  • Iniciação Científica Voluntária
  • Bolsas de Iniciação Científica Para Mestres em Doutoramento/PRPq
  • Bolsas de Iniciação Científica Para Doutores Recém-Contratados/PRPq
  • Bolsas de Iniciação Científica Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG
  • Bolsas de Apoio Científico - BAC/FUMP

Certificação: Sim

Taxa de inscrição: N/A

É obrigatória a participação neste evento dos alunos vinculados aos diferentes Programas Institucionais de Iniciação Científica especificados nas orientações divulgadas pelos NAPQ's ou órgãos equivalentes e publicados na página da PRPq (www.ufmg.br/prpq).