O Dia da Inovação foi criado em homenagem ao grande inventor brasileiro Santos Dumont, que no dia 19 de outubro de 1901 completou uma volta ao redor da Torre Eiffel em seu dirigível na cidade de Paris. A comemoração da data visa incentivar e divulgar a importância da inovação tecnológica, com a realização de eventos e debates sobre o tema.
Hoje, sabe-se que a inovação é uma grande alavanca para o desenvolvimento econômico. Para tanto, é necessário fortalecer o Sistema de Inovação, o que é possível através do estreitamento da interação entre as Universidades e Instituições de Ciência e Tecnologia e o setor produtivo, além de contar com o apoio do Governo.
No Brasil as Universidades são as principais fontes de criação de tecnologias e projetos inovadores, além de apresentarem um enorme potencial de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços e processos tecnológicos. A UFMG especificamente é a Universidade Federal que possui o maior número de patentes do país e promove ativamente o estabelecimento de parcerias que trarão benefícios para todos os atores do processo de inovação: academia-empresa-sociedade.
Mantendo sempre o espírito inovador a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica - CTIT passou a realizar a gestão da propriedade intelectual da UFMG com o foco primordial de possibilitar que os produtos, processos e serviços criados por sua comunidade acadêmica alcancem a sociedade.
Nesse sentido, a CTIT apresenta, no Dia da Inovação, palestras e cursos para auxiliar alunos, pesquisadores e demais interessados a inovarem em suas atividades acadêmicas!