Orientação para inscrição

ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO NA XVII SEMANA DA GRADUAÇÃO:

  • Deverá ser elaborado 1(um) pôster correspondente ao projeto de bolsas de graduação em vigor, para apresentação na Semana e 1(um) resumo do trabalho. Não será permitida a inscrição de subprojetos, nem apresentação de trabalhos ou resumos respectivos;
  • A inscrição do projeto no Sistema de Gerenciamento do UFMG Conhecimento e Cultura deverá ser efetuada pelo Coordenador do projeto;
  • Os projetos apresentados serão avaliados por 2(dois) professores;
  • Os pôsteres deverão obedecer ao tamanho de 90 cm de altura e 60 cm de largura (retrato) e deverão conter o título, os nomes dos envolvidos (autores), a descrição, os resultados obtidos pelo projeto e as referências bibliográficas, quando aplicáveis;
  • O resumo deve conter no máximo 2000 caracteres, bem como a indicação de palavras-chave (100 caracteres);
  • No campo “Autor” deverá constar o nome e os dados do Coordenador do projeto;
  • Os outros participantes do projeto deverão ser relacionados no campo: “Co-Autores”;
  • No campo “Bolsa” deverá ser indicado qual é o programa de bolsa gerenciado pelo Coordenador do projeto;
  • No campo “Título” deverá ser registrado o título do projeto, de acordo com a relação dos Programas de Bolsas da Graduação listados a seguir:

PIQEG - PMG - PET - PRONOTURNO - PIBID - PETSAUDE

Exemplos:

PIQEG 01- Ambiente de experimentação para estímulo à inovação nas disciplinas de projeto
PMG 01- Monitoria do Depto. de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura
PN 01 - Escola de Arquitetura
PET 02 - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
PIBID-01- ARTES

  • Os projetos acadêmicos não vinculados aos programas de bolsas deverão indicar antes do título: Projeto Acadêmico:........(título).................. No tipo de bolsa, selecionar a opção: “SEM BOLSAS”;
  • Somente os participantes listados no resumo receberão o Certificado de Participação no evento. Os resumos e os nomes dos participantes constarão nos Anais;
  • A apresentação dos pôsteres será organizada por área de conhecimento e por tipo de programa e acontecerá no saguão do CAD 1 - Campus da Pampulha. Os trabalhos deverão ser afixados até 30 minutos antes do início da programação, de acordo com o cronograma de apresentações, a ser divulgado oportunamente;
  • Os melhores trabalhos, selecionados por área de conhecimento/tipo de programa, deverão ser afixados no saguão da Reitoria. No dia 24/10/2013 haverá nova apresentação e avaliação dos selecionados, para escolha dos melhores trabalhos por área/ tipo de programa pela Câmara de Graduação. Esses trabalhos receberão Menção Honrosa na cerimônia de encerramento e premiação da Semana do Conhecimento e Cultura no dia 25/10/2013 no auditório da Reitoria, às 13h30min.

MODELO DO PÔSTER

Informações: 3409-3850 - 3409-3845

ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DOS PORTFÓLIOS ACADÊMICOS, NA XVII SEMANA DA GRADUAÇÃO

DA INSCRIÇÃO

1º- A inscrição deverá ser efetuada pelo(a) próprio(a) estudante da UFMG ou bolsista do Giz;

2º- Só serão aceitos portfólios acadêmicos elaborados sob orientação de professores(as) dos cursos com acompanhamento da equipe pedagógica do Giz; ou aqueles elaborados por estudantes que participaram dos PerCursos Formativos Discentes: Exatas e Universitário, sob orientação dos respectivos tutores. No caso dos(as) bolsistas Giz, o portfólio deverá ter a orientação do designer instrucional que o/a acompanha em suas atividades;

3º- Os portfólios poderão ser referentes a quaisquer períodos cursados pelo(a) estudante. No caso do(a) bolsista deverá ser sobre sua experiência enquanto bolsista no Giz e contribuição dessa para sua formação profissional, no contexto da universidade;

4º- No ato da inscrição, o(a) estudante deverá anexar arquivo ou link correspondente ao portfólio. Para portfólios superiores a 64MB, a inscrição deverá ser feita normalmente no portal minhaUFMG e o arquivo entregue em CD ROM, no Giz do campus Pampulha e na sala do Giz ou no do ICA. O Giz do Campus Pampulha receberá os CDs, durante o período de inscrição, das 10h às 19h, na sala 09 do prédio da Biblioteca Central (entrada pela lateral).

5º- Os portfólios acadêmicos deverão ser identificados, obrigatoriamente, com nome do(a) estudante ou do(a) bolsista e o do curso.

DA APRESENTAÇÃO

1º- Os portfólios poderão ter formato livre, a ser determinado pelo(a) estudante, como: blog, site, impresso, artesanal, Xmind,etc.;

2º- Os pôsteres deverão ser afixados até 30 minutos, antes do início da programação, de acordo com o cronograma de apresentações a ser divulgado oportunamente;

3º- A apresentação será feita de forma oral, em tempo máximo de 15 (quinze) minutos, contemplando o portfólio e o pôster correspondente;

4º- Os pôsteres deverão obedecer ao tamanho de 90 cm de altura e 60 cm de largura (retrato) e deverão conter:

a) título;

b) autor;

c) objetivos (Por que você utiliza o portfólio? Qual o seu objetivo ao se apropriar desta ferramenta?);

d) justificativa (Como o portfólio e sua experiência no Giz contribuem para sua vida acadêmica e profissional);

e) descrição (Estrutura utilizada, imagens, pontos de destaque, etc.);

f) conclusão (Como o portfólio colabora para a reflexão/construção/percepção dos conhecimentos adquiridos e de novas habilidades? Como a ferramenta permite a consistência da sua formação?)

g) referências bibliográficas, quando aplicáveis.

MODELO DO PÔSTER

DA SELEÇÃO E AVALIAÇÃO

A seleção dos portfólios ocorrerá em dois grupos distintos, a fim de preservar as experiências e orientações que acontecem de forma diferenciada, no âmbito dos cursos de acompanhamento da equipe Giz e no âmbito do contexto profissional, por conta da bolsa Giz:

a) Avaliação de portfólios de estudantes da UFMG, que participem dos cursos acompanhados pela equipe pedagógica Giz ou participaram do PerCursos Formativos Discentes: Exatas e Universitário;

b) Avaliação de portfólios de bolsistas que atuam no Giz;

A seleção e a avaliação, para além dessa distinção de grupos, ocorrerão em 3 (três) etapas distintas da mesma forma e separadamente para cada grupo:

1ª- Encerrada a inscrição, serão selecionados os portfólios para apresentação no evento UFMG Conhecimento e Cultura;

A seleção será divulgada, até o fim de setembro nos sites:

2ª- Durante o evento, os portfólios e os pôsteres serão avaliados por 2(dois) grupos de professores, contendo 2(dois) docentes em cada. Sendo um grupo para avaliar o grupo de estudantes da UFMG e que participaram dos PerCursos Formativos Discentes: Exatas e Universitário; e outro para estudantes bolsistas do Giz. Junto a cada grupo de avaliadores será obrigatória a presença do(a) estudante em avaliação;

Essa etapa selecionará os melhores trabalhos para reapresentação no saguão da Reitoria, no dia 24/10/2013 às 14h;

3ª- A Câmara de Graduação selecionará os finalistas, que receberão Menção Honrosa na cerimônia de encerramento e premiação da Semana do Conhecimento e Cultura, no dia 25/10/2013 às 13h30, no auditório da Reitoria, para os(as) finalistas de cada grupo.

CERTIFICAÇÃO

Somente os(as) estudantes e os(as) bolsistas que apresentarem os trabalhos, na Semana da Graduação receberão Certificado de Participação no evento. Os resumos e os nomes dos(as) participantes constarão nos Anais.

INFORMES GERAIS

Os cursos que não receberam orientação inicial da equipe Giz, para o desenvolvimento de portfólios acadêmicos, poderão entrar em contato com a PROGRAD/Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, desde já, para ampliação da oferta de atividades e trabalhos no próximo ano.

Informações nos telefones: (031) 3409-6451, (031) 3409-6452, Pró-Reitoria de Graduação / Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz).