5° Festival de Verão

Sentidos do Conhecimento

Universidade Federal de Minas Gerais

Fechar

Introdução aos Conceitos do Universo Musical: Percepção Corporal dos Parâmetros Rítmicos

Aprendizado de alguns parâmetros rítmicos (pulsação, ritmo, andamento, compasso) e introdução à leitura e à escrita de frases rítmicas simples, por meio de uma estratégia metodológica especialmente criada – que se baseia na percepção corporal desses conceitos – e direcionada às pessoas sem qualquer formação musical ou artística.

Professor

Ernani Maletta (UFMG) – diretor, cantor, ator e professor do Curso de Graduação em Teatro e da Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, com pesquisa que focaliza o conceito de atuação polifônica. Em 2010, desenvolveu Pós-Doutorado na Itália, dedicando-se à sistematização de estratégia metodológica para o ensino de parâmetros musicais. Professor, coordenador de área e, a partir de 2005, subcoordenador geral em diversas edições do Festival de Inverno/UFMG. Integrante do Grupo Vocal Nós & Voz desde 1989. Fundador e Diretor do Grupo Voz & Companhia, criado em 1988. Desde 1991, assina a direção musical e vocal de inúmeros espetáculos de Teatro, especialmente com o Grupo Galpão e com o diretor Gabriel Villela, além de participar da criação de inúmeras montagens nacionais e internacionais.

Público-alvo: todos os interessados em se aproximar dos conceitos do universo musical

Carga horária: 16 horas/aula

Período: 5 a 8 de março

Local de realização: Faculdade de Ciências Econômicas (FACE)

Material do aluno: 1) um kit de figuras geométricas recortadas em papel cartão – uma face colorida (qualquer cor) e a outra parda – a saber: a) dois círculos inteiros com 20 cm de diâmetro; b) seis círculos de 20 cm de diâmetro, recortados da seguinte forma: dois recortados em duas partes iguais; dois recortados em quatro partes iguais; dois recortados em oito partes iguais. 2) material para anotação.

Belotur
Prefeitura de Belo Horizonte