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Informações básicas sobre o curso

Abaixo, apresentação de slides com as informações básicas sobre o curso:

É importante também que o aluno esteja ciente das Normas Acadêmicas da Graduação:

https://www2.ufmg.br/prograd/prograd/Pro-Reitoria-de-Graduacao/Publicacoes/Normas-Academicas.

O Guia Acadêmico também é uma boa fonte de consulta:

https://www.ufmg.br/guiaacademico/

Resultado ATPs 2017/1º

Segue planilha com o resultado do processo da análise das Atividades Teórico-Práticas,

referência: 1º semestre de 2017.

Inscrições para colação de grau - 24 à 28 de novembro de 2014

Estão abertas, do dia 24 à 28 de novembro, as inscrições para colação de grau dos prováveis formandos do 2º semestre letivo de 2014. Os interessados deverão entregar o formulário (disponível aqui no site, na aba "Requerimentos") preenchido no Colegiado, durante o período supracitado.

Haverá uma reunião para tratar dos assuntos relacionados à cerimônia de Colação, no próximo dia 28 de novembro, às 11:00 horas, na sala 3102 da Faculdade de Educação. Todos os interessados estão convidados.

É necessário que o aluno realize também o pedido de emissão de diploma, preenchendo o respectivo formulário (disponível na aba “Requerimentos”), anexando a documentação necessária (relacionada no próprio formulário) e entregando no Colegiado.

Horário de funcionamento durante as férias

Durante o período de férias (03/12/15 à 27/02/2016), o horário de atendimento do Colegiado será alterado. Veja abaixo:

Horário de Atendimento em Janeiro e Fevereiro:

Manhã: 09:00 às 12:00

Tarde: 14:00 às 16:30 

Atividades Teórico-Práticas - Entrega 2017/2º

No período de 11 a 15 de setembro de 2017 receberemos a documentação referente ao cômputo das Atividades Teórico Práticas.
Para efetuar sua entrega sem contratempos, LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:
- Somente formulários completamente preenchidos serão aceitos (inclusive com o nome e data de realização do evento);
- Leia atentamente a resolução relativa às ATPs (disponível no site do Colegiado - ver link abaixo) e classifique os eventos/atividades de acordo com a mesma;
- Organize sua documentação na ordem dos casos da resolução (ex.: caso 1 - Representação discente; caso 2 - Participação em evento, relacionado à área da Educação, com duração mínima de 8h, sem apresentação de trabalho; caso 3 - (...); etc.); (modelo disponível no site do Colegiado - ver link abaixo).
- Lembre-se: você terá que apresentar original e cópia de toda a documentação. Os originais serão devolvidos depois de carimbados;
- A entrega acontecerá no horário de atendimento do Colegiado (09:00 às 11:30 e 18:00 às 20:00).
- Não haverá agendamento prévio;

Para acessar os arquivos relativos às ATP's, vá até o menu "Requerimentos", e em seguida, "Atividades Teórico-Práticas".

Semana de Formação Complementar 2015/1º

Informamos abaixo os prazos referentes à Semana de Formação Complementar 2014/2º para os alunos do 6º período:

09 de abril na Sala de Teleconferência - Seminários sobre Formação Complementar. Programação:

Professores convidados:

Walter Ude

Leôncio Soares

Francisca Maciel

Flávia Xavier

15 à 17 de abril - Entrega do requerimento de escolha da Formação Complementar pelos alunos das turmas do 6º período no Colegiado.

Reformulação do Plano de Estudos

Comunicamos que conforme consta em nosso Calendário, o SIGA estará aberto no período de 01 a 05 de junho de 2017, para Reformulação do Plano de Estudos. As orientações sobre a Reformulação encontram-se no arquivo em anexo.

A Reformulação do Plano de Estudos deve ser feita por todos os alunos de graduação para que a Universidade (através dos Colegiados e Departamentos) possa usar essas informações para prever a demanda de vagas para as turmas nas atividades acadêmicas, evitando transtornos no período de matrícula. Além disso, o Plano de Estudos é um dos critérios utilizados pelo SiGA para dar prioridade aos pedidos de matrícula.

Intercambistas 2014/2º

Veja abaixo as intercambistas do 2º semestre de 2014 e três depoimentos das intercambistas do 1º semestre de 2014.

Nome do Aluno Universidade de Destino País Programa
DAYANE MARCELINO DE SOUZA UNIVERSIDADE DO ALGARVE PORTUGAL MINAS MUNDI
EDSHEYLA SANTOS UNIVERSIDADE DO ALGARVE PORTUGAL MINAS MUNDI
LUIZA DORELLA DE BARROS UNIVERSIDADE DE OSLO NORUEGA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
TALITA MIRANDA LEITE UNIVERSIDADE DO ALGARVE PORTUGAL MINAS MUNDI

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Camila Macedo Chamon

 Universidade do Algarve – Portugal

"O intercambio em outro país possibilitou uma nova forma de ver, compreender e estar no mundo, diferente da de antes. Carrego comigo novos conhecimentos que pude construir e questionamentosque pude reelaborar.

Na Universidade da Algarve cursei disciplinas dos cursos de Educação Social e Educação Básica, me possibilitando confrontar os aprendizados da minha universidade com a universidade anfitriã.

Além disso, a vivência de novos horizontes, novas teorias e novas formas de se fazer o profissional da educação (formal e não-formal), constituem ganhos em longo prazo, agregando fatores que certamente, estimularão pequenas e constantes mudanças em minha prática diária como Pedagoga."

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Daiane Santero

Universidade do Algarve – Portugal

"Se permitir passar por uma experiência de viver em outro país, com outra cultura, com outros costumes, outras crenças entre várias outras descobertas que fazemos ao longo do intercambio é experimentar e aprender no dia a dia o significado da riqueza da diversidade. O intercâmbio acadêmico proporciona não somente ou majoritariamente experiências acadêmicas, mas profissionais e pessoais. Particularmente cresci muito como aluna, profissional e como pessoa, pois essa transmissão de diferenças: ideológica, moral, acadêmica, culinária e várias outras fez com que eu aprendesse e ensinasse muito dos conhecimentos que adquiri na vida e na universidade, pois a todo momento você representa o seu país e a sua universidade nas escolhas e no posicionamento afirmando quem és e o que pretende fazer com o conhecimento adquirido."

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Viviane Okuma

Universidade do Minho – Portugal

"O relato sobre a minha experiência em participar do Programa de Intercâmbio Minas Mundi/UFMG na Universidade do Minho - UMINHO, na cidade de Braga, Portugal, no período de setembro de 2013 a fevereiro de 2014 se traduz nas palavras de Jorge Larrosa Bondía (2002), no artigo intitulo “Notas sobre a experiência e o saber de experiência” publicado pela Revista Brasileira de Educação. Apesar de o texto fazer uma reflexão crítica sobre “pensar a educação a partir da experiência e sentido”, é possível correlacionar o significado de experiência com a minha trajetória de intercâmbio acadêmico. Significando um “upgrade”, “empowerment” na minha vida acadêmica, profissional e pessoal.

“A experiência, a possibilidade de que algo nos aconteça ou nos toque, requer um gesto de interrupção, um gesto que é quase impossível nos tempos que correm: requer parar para pensar, parar para olhar, parar para escutar, pensar mais devagar, olhar mais devagar, e escutar mais devagar; parar para sentir, sentir mais devagar, demorar-se nos detalhes, suspender a opinião, suspender o juízo, suspender a vontade, suspender o automatismo da ação, cultivar a atenção e a delicadeza, abrir os olhos e ouvidos, falar sobre o que nos acontece, aprender a lentidão, escutar aos outros, cultivar a arte do encontro, calar muito, ter paciência e dar-se tempo e espaço” (BONDÍA, 2002, p. 24).       

Se calhar, participem do Intercâmbio Minas Mundi em Portugal ou em outras instituições estrangeiras parceiras, ou em outros países, ou em outros programas de intercâmbio oferecidos na UFMG."

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