Intercambistas 2014/2º

Veja abaixo as intercambistas do 2º semestre de 2014 e três depoimentos das intercambistas do 1º semestre de 2014.

Nome do Aluno Universidade de Destino País Programa
DAYANE MARCELINO DE SOUZA UNIVERSIDADE DO ALGARVE PORTUGAL MINAS MUNDI
EDSHEYLA SANTOS UNIVERSIDADE DO ALGARVE PORTUGAL MINAS MUNDI
LUIZA DORELLA DE BARROS UNIVERSIDADE DE OSLO NORUEGA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
TALITA MIRANDA LEITE UNIVERSIDADE DO ALGARVE PORTUGAL MINAS MUNDI

Camila Macedo Chamon

Universidade do Algarve – Portugal

"O intercambio em outro país possibilitou uma nova forma de ver, compreender e estar no mundo, diferente da de antes. Carrego comigo novos conhecimentos que pude construir e questionamentosque pude reelaborar.

Na Universidade da Algarve cursei disciplinas dos cursos de Educação Social e Educação Básica, me possibilitando confrontar os aprendizados da minha universidade com a universidade anfitriã.

Além disso, a vivência de novos horizontes, novas teorias e novas formas de se fazer o profissional da educação (formal e não-formal), constituem ganhos em longo prazo, agregando fatores que certamente, estimularão pequenas e constantes mudanças em minha prática diária como Pedagoga."

Daiane Santero

Universidade do Algarve – Portugal

"Se permitir passar por uma experiência de viver em outro país, com outra cultura, com outros costumes, outras crenças entre várias outras descobertas que fazemos ao longo do intercambio é experimentar e aprender no dia a dia o significado da riqueza da diversidade. O intercâmbio acadêmico proporciona não somente ou majoritariamente experiências acadêmicas, mas profissionais e pessoais. Particularmente cresci muito como aluna, profissional e como pessoa, pois essa transmissão de diferenças: ideológica, moral, acadêmica, culinária e várias outras fez com que eu aprendesse e ensinasse muito dos conhecimentos que adquiri na vida e na universidade, pois a todo momento você representa o seu país e a sua universidade nas escolhas e no posicionamento afirmando quem és e o que pretende fazer com o conhecimento adquirido."

2014-06-26 15.44.45

Viviane Okuma

Universidade do Minho – Portugal

"O relato sobre a minha experiência em participar do Programa de Intercâmbio Minas Mundi/UFMG na Universidade do Minho - UMINHO, na cidade de Braga, Portugal, no período de setembro de 2013 a fevereiro de 2014 se traduz nas palavras de Jorge Larrosa Bondía (2002), no artigo intitulo “Notas sobre a experiência e o saber de experiência” publicado pela Revista Brasileira de Educação. Apesar de o texto fazer uma reflexão crítica sobre “pensar a educação a partir da experiência e sentido”, é possível correlacionar o significado de experiência com a minha trajetória de intercâmbio acadêmico. Significando um “upgrade”, “empowerment” na minha vida acadêmica, profissional e pessoal.

“A experiência, a possibilidade de que algo nos aconteça ou nos toque, requer um gesto de interrupção, um gesto que é quase impossível nos tempos que correm: requer parar para pensar, parar para olhar, parar para escutar, pensar mais devagar, olhar mais devagar, e escutar mais devagar; parar para sentir, sentir mais devagar, demorar-se nos detalhes, suspender a opinião, suspender o juízo, suspender a vontade, suspender o automatismo da ação, cultivar a atenção e a delicadeza, abrir os olhos e ouvidos, falar sobre o que nos acontece, aprender a lentidão, escutar aos outros, cultivar a arte do encontro, calar muito, ter paciência e dar-se tempo e espaço” (BONDÍA, 2002, p. 24).

Se calhar, participem do Intercâmbio Minas Mundi em Portugal ou em outras instituições estrangeiras parceiras, ou em outros países, ou em outros programas de intercâmbio oferecidos na UFMG."