5° Festival de Verão

Sentidos do Conhecimento

Universidade Federal de Minas Gerais

Uma Encruzilhada de Biomas: A Geografia da Biodiversidade Mineira

Pretende-se abordar a questão da Biodiversidade desde a perspectiva geográfica, ou seja, a partir de uma escala de análise que permita estabelecer uma correlação entre os seres vivos, sua organização em Ecossistemas e Biomas, seus espaços de vida e ocupação e a disposição desses espaços na paisagem. O território de Minas Gerais será o alvo, visto que aqui estamos diante de uma encruzilhada de biomas. Serão visitados três deles numa atividade de campo que consistirá numa travessia da Serra do Cipó, partindo do Cerrado, passando pelos Campos de Altitude, para se chegar à Mata Atlântica.

Professor

Bernardo Machado Gontijo (UFMG) - formado em Ciências Biológicas pela PUC-MG e em Geografia pela UFMG. Possui especialização em Geografia Física e Análise Ambiental (UFMG), mestrado em Latin American Studies pela Vanderbilt University (EUA) e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB. Leciona as disciplinas Biogeografia e Fitogeografia (curso de Geografia/UFMG), Turismo e Meio Ambiente (curso de Turismo/UFMG) e Conservação e Manejo da Biodiversidade (Pós-graduação em Geografia/UFMG). É um dos coordenadores da Estação Ecológica da UFMG.

Público-alvo: estudantes, professores e interessados em geral, que tenham ensino médio completo e preparo físico para caminhadas.

Carga horária: 28 horas/aula

Período: 5 a 8 de março

Locais de realização e horários: Faculdade de Ciências Econômicas (dia 05, das 8h às 12h); região da Serra do Cipó (saída da FACE no dia 06, às 7h, com retorno no dia 07, às 19h); FACE (dia 08, das 14h às 18h). Transporte gratuito para os deslocamentos.

Material do aluno: calçados e roupas confortáveis e apropriadas para caminhadas e acampamento, chapéu/boné, mochila apropriada, lanterna, máquina fotográfica digital (pode ser utilizada em dupla), pen drive, barraca, colchonete, alimentação para dois dias no campo, equipamento para preparação de alimentos no campo (fogareiro, panela, talheres), material de segurança e de primeiros socorros, proteção contra sol e/ou chuva. Considerar que a probabilidade de tempo chuvoso é bastante acentuada.

Observação importante: os custos com material para acampamento, alimentação e eventual taxa de acampamento são de responsabilidade do aluno.

Belotur
Prefeitura de Belo Horizonte