5° Festival de Verão

Sentidos do Conhecimento

Universidade Federal de Minas Gerais

Ameaças à Biodiversidade nos Arredores de BH: Causas e Consequências

Discutir o conceito de biodiversidade e alguns fatores responsáveis por sua perda, utilizando exemplos de ecossistemas no entorno de Belo Horizonte – MG afetados principalmente pela urbanização e atividades de mineração. A oficina focalizará particularmente a perda de habitats em ecossistemas aquáticos e terrestres.

Professores

Francisco Antonio Rodrigues Barbosa – doutor em Ciências/Ecologia pela Universidade Federal de São Carlos-SP; Professor Titular do Departamento de Biologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG onde desenvolve pesquisas e orienta alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de Limnologia, Ecologia do fitoplâncton, ecologia e conservação de ecossistemas aquáticos e Educação Ambiental.

Paulina Maria Maia Barbosa – doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professora Associada I do Departamento de Biologia Geral (ICB-UFMG) onde desenvolve pesquisas e orienta nas seguintes áreas: Limnologia, Ecologia do zooplâncton e Educação Ambiental.

Público-alvo: alunos de ensino médio, professores das redes municipal e estadual, público não acadêmico.

Carga horária: 16 horas/aula

Período: 5 a 7 de março

Horários: 14h às 18h, nos dias 5 e 7 de março e 8h às 18h, no dia 6.

Locais de realização: Faculdade de Ciências Econômicas (dia 5); Lagoa Santa e arredores (dia 6) e Parque Estadual da Serra do Rola Moça (dia 7). Transporte gratuito nos dias 6 e 7, com saída da FACE.

Belotur
Prefeitura de Belo Horizonte