5° Festival de Verão

Sentidos do Conhecimento

Universidade Federal de Minas Gerais

Oficina de Projetos com Foco em Inovações Digitais

Nesta oficina os participantes terão a oportunidade de formar equipes para desenvolver projetos introdutórios e intermediários, abrangendo diversos temas de interesse atual. Pontes estaiadas (suspensas por cabos) e gruas de palitos, foguetes, barcos, turbinas eólicas, discos voadores, helicópteros de elástico, levitação magnética, antenas acústicas e fornos solares estão entre os projetos propostos. Haverá também uma sessão dedicada à concepção de projetos, de modo a estimular a criatividade e a inventividade dos participantes e a busca de soluções para desafios práticos.

Professor

Eduardo de Campos Valadares (UFMG) – professor Associado III do Departamento de Física da UFMG, bolsista de Extensão Inovadora do CNPq, autor dos livros Física mais que divertida (Editora UFMG), já traduzido para o inglês, alemão, espanhol, basco e turco, Aerodescobertas (Fundação Ciência Jovem – www.cienciajovem.org.br), Newton – a órbita da Terra em um copo d’água (Odysseus Editora) e Aplicações da Física Quântica – do transistor à Nanotecnologia (Editora Livraria da Física). Participou do Festival de Verão nos anos de 2008 e 2009 e tem realizado oficinas de projetos com foco em inovação em diversas partes do país e no exterior.

Público-alvo: jovens a partir de 12 anos e adultos que sintam fascínio por desafios e pela descoberta e inovação. Pré-requisitos: Projetos introdutórios: não há; Projetos intermediários: já ter participado de oficinas de projetos anteriores e/ou ter habilidades práticas envolvendo o desenvolvimento de projetos aplicados.

Carga horária: 16 horas/aula

Período: 5 a 8 de março

Horário: 14h às 18h

Local de realização: Instituto de Ciências Exatas (ICEX) – Departamento de Física - sala 2067 – 2º andar

Material do aluno: solicita-se aos participantes que tragam lápis/caneta, borracha, caderno de anotações, régua, copo(s) e um lanche. Geralmente compartilhamos pão de queijo, bolos, biscoitos e sucos/refrigerantes com toda a turma.

Belotur
Prefeitura de Belo Horizonte