5° Festival de Verão

Sentidos do Conhecimento

Universidade Federal de Minas Gerais

Introdução à Robótica: Uma Abordagem Lúdica

Apresentar de forma prática e divertida os conceitos fundamentais da robótica e alguns dos problemas e soluções de engenharia encontrados no desenvolvimento de robôs. Durante a oficina, os participantes trabalharão em grupos e utilizarão kits educacionais para projetar, construir e programar seus próprios robôs. Os robôs desenvolvidos participarão de empolgantes competições.

Professor

Guilherme Augusto Silva Pereira (UFMG) – recebeu os graus de bacharel e mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG, em 1998 e 2000, respectivamente, e doutor em Ciência da Computação pela mesma universidade, em 2003. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG, atuando nos cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Possui experiência de ensino e pesquisa nas áreas de Robótica e Visão Computacional. É pesquisador do CNPq e integra o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Veículos Autônomos da UFMG.

Público-alvo: estudantes de ensino médio que tenham interesse em cursar Engenharia ou Ciência da Computação; pessoas interessadas em robótica. Todos deverão ter noções básicas de computação.

Carga horária: 16 horas/aula

Período: 5 a 8 de março

Horário: 14h às 18h

Locais de realização: Faculdade de Ciências Econômicas (dia 05) e Escola de Engenharia (dias 6, 7 e 8)