Documentos

Orientações para assinatura de contrato de estágios:

Documentação necessária para assinatura e encerramento dos estágios

Para Estágio Curricular Obrigatório, o estudante deverá estar matriculado na disciplina QUI262 para ter acesso aos documentos no Moodle da disciplina.

Observações

  1. O início do estágio só poderá ocorrer após a assinatura do termo de compromisso.
  2.  A carga horária máxima permitida é de 30 horas semanais, durante o período letivo.
  3. O número da apólice de seguro de acidentes pessoais deve constar no Termo de Compromisso. Quando o estágio é obrigatório, o seguro é da UFMG, quando o estágio não é obrigatório, o seguro deverá ser contratado pelo estudante ou pela empresa.
  4.  A identificação do supervisor do aluno no campo de estágio e do professor orientador da UFMG deve constar no Termo de Compromisso.

Relatórios e Avaliação

  1. A cada seis meses de estágio o aluno deve apresentar um relatório parcial ao seu orientador da UFMG.
  2. A atividade só será lançada no Histórico Escolar do aluno mediante a avaliação do orientador, acompanhada do relatório final.
  3. Para os alunos matriculados na disciplina QUI262- Estágio Curricular - (atividade de caráter obrigatório para alunos do bacharelado) o orientador deve encaminhar a avaliação até o último dia letivo do semestre.

Legislação

  1. Lei de Estágio
  2. Resolução UFMG
  3. Resolução do Colegiado

.

Para dispensa do Estágio são necessários:

1) Formulário de aproveitamento de estudos.
2) Carteira profissional, original e cópia, onde conste o registro de Técnico em Química (página do contrato de trabalho) e a página de identificação do trabalhador. Caso o registro não seja de Técnico em Química, será necessária uma declaração da empresa que tenha a descrição das atividades exercidas pelo estudante naquela função. Se na carteira profissional não estiver indicada a carga horária semanal ou mensal, a declaração deverá conter essa informação também.
3) Relatório das atividades exercidas pelo estudante no trabalho. A avaliação será feita através da leitura do relatório, por essa razão ele precisa ser bem claro quanto às atividades desenvolvidas.

Tal dispensa é baseada no Artigo 7º da RESOLUÇÃO Nº 01/2010, DE 30/08/2010.
Art. 7º Os alunos das modalidades Bacharelado e Bacharelado Tecnológico que exerçam atividade profissional comprovada na área de Química poderão ser dispensados do Estágio Curricular (QUI262 – carga horária 180 horas) a critério do Colegiado.

.

Empresas - estágio obrigatório

Empresas que diversos alunos realizaram Estágio Obrigatório no ano de 2014 e 2015

Dispensa de Estágio de Ensino de Química

Regulamentação da dispensa da disciplina MTE253 - Estágio de Ensino de Química III