Documentos
Orientações para assinatura de contrato de estágios:
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PARA ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS
Os formulários devem ser preenchidos em docx, salvos em pdf e assinados eletronicamente ou digitalmente.
Não serão aceitos documentos fotografados ou digitalizados em aparelhos celulares.
Caso os assinantes não disponham de uma assinatura digital, favor providenciar usando um dos recursos disponíveis listados (qualquer um dos recursos enumerados a seguir atende aos nossos critérios de qualidade). Apenas as assinaturas registradas por estes meios serão aceitas.
Assinatura digitais certificadas:
Neste caso, o assinante terá sua assinatura disponível no PC para inserção em qualquer documento pdf, sempre que desejar.
Se usar esta modalidade, não deverá proteger o documento após a assinatura, pois do contrário, não haverá possibilidade de assinaturas posteriores. Quando os documentos estiverem assinados, devem ser enviados para o email da COE para serem assinados pelo orientador e pelo representante da Instituição de ensino.
- Adobe Reader (https://www.adobe.com/br/acrobat/pdf-reader.html) (software online free) ou
- Foxit (https://www.foxit.com/pt-br/pdf-reader/). (software online free)
Assinatura eletrônica certificada:
É disponibilizada pelo governo federal. Também não tem custo e é acessível a qualquer cidadão brasileiro que tenha uma conta bancária. O cadastro do cidadão no nível prata é suficiente para assinar e ter um verificador de autenticidade. Entretanto, para inserir a assinatura no pdf, é necessário estar conectado a uma rede de dados e ter o celular cadastrado em mãos para receber uma senha através de msg de SMS.
- Governo Federal (https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica)
Assinatura eletrônica por plataformas online
A empresa poderá usar uma plataforma de assinaturas eletrônicas (clicksign, docusign ou similar), desde que se responsabilize pela postagem dos documentos e pelo cadastro das partes envolvidas na plataforma, incluindo o orientador e o coordenador do colegiado para que seja enviado um link para que TODOS assinem eletronicamente. O cadastro deve conter o nome, o cpf e o endereço de email TODOS os assinantes: Os dados para cadastro dos assinantes da UFMG são:
- Para estágios Não Obrigatórios:
Orientadora: (assina o Plano de atividades (PA) e relatórios)
o Henriete da Silva Vieira;
o CPF 768.797.986-91;
o email: estagioqui@gmail.com
Coordenador do Colegiado (assina o Plano de atividades (PA), o Termo de Compromisso (TC) e relatórios)
o Valmir Fascio Juliano;
o CPF 059.217.578-29;
o email: icex-coordcolq@ufmg.br
Documentação necessária para assinatura e encerramento dos estágios:
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1. Termo de Compromisso (contrato)
- Obrigatório:
- Não-obrigatório:
- Não-obrigatório - instituições públicas:
2. Plano de Atividades
- Obrigatório:
- Não-obrigatório:
3. Relatório de Estágio
- Obrigatório:
- Não-obrigatório:
4. Termo de Rescisão
- Obrigatório:
- Não-obrigatório:
5. Avaliação do Estagiário pelo Supervisor
- Obrigatório:
- Não-obrigatório:
6. Termo Aditivo
- Obrigatório:
- Não-obrigatório:
Para Estágio Curricular Obrigatório, o estudante deverá estar matriculado na disciplina QUI262. Uma vez matriculado também terá acesso aos documentos no Moodle da disciplina.
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Se você se matricular na disciplina e não conseguir o estágio até a data limite divulgada no Moodle da disciplina, deverá requerer o trancamento da disciplina no dia seguinte à essa data limite.
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Observações
- O início do estágio só poderá ocorrer após a assinatura do termo de compromisso.
- A carga horária máxima permitida é de 30 horas semanais, durante o período letivo.
- O número da apólice de seguro de acidentes pessoais deve constar no Termo de Compromisso. Quando o estágio é obrigatório, o seguro é da UFMG, quando o estágio não é obrigatório, o seguro deverá ser contratado pelo estudante ou pela empresa.
- A identificação do supervisor do aluno no campo de estágio e do professor orientador da UFMG deve constar no Termo de Compromisso.
Relatórios e Avaliação
- A cada seis meses de estágio o aluno deve apresentar um relatório parcial ao seu orientador da UFMG.
- A atividade só será lançada no Histórico Escolar do aluno mediante a avaliação do orientador, acompanhada do relatório final.
- Para os alunos matriculados na disciplina QUI262- Estágio Curricular - (atividade de caráter obrigatório para alunos do bacharelado) o orientador deve encaminhar a avaliação até o último dia letivo do semestre.
Legislação
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PARA DISPENSA DO ESTÁGIO DO BACHARELADO SÃO NECESSÁRIOS:
1) Formulário de aproveitamento de estudos que deve ser obtido no site do ICEx em "Alunos", depois "Colegiados" , depois "Atendimento" (ou clique aqui), escolhendo o modelo para disciplinas cursadas fora da UFMG. No campo por ter cursado, escreva "EXERCÍCIO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL NA ÁREA DE QUÍMICA".
2) Carteira profissional, original e cópia, onde conste o registro de Técnico em Química (página do contrato de trabalho) e a página de identificação do trabalhador. Caso o registro não seja de Técnico em Química, será necessária uma declaração da empresa que descreva as atividades exercidas pelo estudante naquela função ou o documento PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), o qual pode ser solicitado na empresa. Se na carteira profissional não estiver indicada a carga horária semanal ou mensal, a declaração deverá conter essa informação também.
3) Relatório conciso das atividades exercidas pelo estudante no trabalho. A avaliação será feita através da leitura do relatório, por essa razão ele precisa ser bem claro quanto às atividades desenvolvidas. Clique aqui para baixar o documento que contém os itens que devem estar no relatório.
Tal dispensa é baseada no Artigo 7º da RESOLUÇÃO Nº 01/2010, DE 30/08/2010.
Art. 7º Os alunos das modalidades Bacharelado e Bacharelado Tecnológico que exerçam atividade profissional comprovada na área de Química poderão ser dispensados do Estágio Curricular (QUI262 – carga horária 180 horas) a critério do Colegiado.
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OBS: A documentação deverá ser entregue na secretaria do Colegiado, mas enquanto perdurar a situação de combate à pandemia do corona vírus deverá ser enviada para o e-mail da secretaria.
Dispensa de Estágio de Ensino de Química
Regulamentação para dispensa das disciplinas MTE211 - Estágio de Ensino de Química I e MTE253 - Estágio de Ensino de Química III