Palestrantes: Representantes das Pró-Reitorias de Graduação, Pesquisa e Extensão
Atividades: discutir as novas perspectivas de organização curricular e as potencialidades de Flexibilização Curricular na UFMG. Socializar propostas com formatos distintos de integralização.
Público Alvo: alunos de graduação, de pós-graduação, coordenadores de cursos, secretários de cursos, docentes, coordenadores de projetos de extensão e público externo.
Data: 17/10
Horário: 14:00 às 17:00h
Local: CAD 1 - Sala 309
Vagas: 60
Instância: Graduação
Palestrante:Representantes das Pró-Reitorias de Graduação, Pesquisa e Extensão.
Atividades: apresentar os formatos de bolsa existentes na graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa e os critérios e formas de acesso às bolsas existentes. Apresentar índices quantitativos referentes à evolução do número de bolsas e discutir o impacto das modalidades de bolsa no trabalho docente, na administração e funcionamento dos departamentos e na trajetória discente.
Público Alvo:docentes, discentes, funcionários e público externo.
Data: 18/10
Horário: 9:00 às 12:00h
Local: Auditório da Biblioteca Universitária - 2º andar
Vagas: 60
Instância: Graduação
Workshop: Como criar uma empresa de sucesso
Instrutor: Mateus Faria
Objetivo: Capacitar os participantes para abertura de um negócio. Dicas sobre os procedimentos e instrumentos que podem viabilizar um negócio de sucesso.
Data: 18/10
Horário: 11:00 às 13:00h
Local: Inova
Público alvo: Comunidade acadêmica
Certificação: Sim
Número de vagas: 30
Instância: Inova
Palestrantes: Representantes da Pró-Reitoria de Graduação, da Pós-Graduação e Diretoria de Educação a Distância.
Atividades:apresentar um panorama da Educação a Distância na UFMG e discutir metodologias de ensino e suas implicações na flexibilização curricular.
Público Alvo: docentes, discentes, funcionários e público externo
Data: 18/10
Horário: 14:00 às 17:00h
Local: CAD 1 - Sala 309
Vagas: 70
Instância: Graduação
Instrutor: Prof. Ronald Dickman
Atividade: Workshop com o objetivo de aprimorar a redação científica em inglês, e por conseguinte, buscar resultados positivos na escrita e publicação de manuscritos enviados para periódicos internacionais de diferentes áreas de conhecimento.
O material a ser disponibilizado para este workshop será distribuído aos inscritos com antecedência. Durante a primeira parte deste Workshop (8h-9h) haverá uma palestra sobre redação científica. Na segunda parte do Workshop (9h-12h), haverá uma oficina com a participação dos inscritos.
O instrutor deste Workshop, Prof. Ronald Dickman, solicita que os inscritos nesta atividade enviem, com antecedência, um texto em inglês, em formato pdf, de um artigo que encontra-se em fase final de redação, de autoria do participante. O e-mail será disponibilizado após a finalização das inscrições.
Data: 19/10
Hora: 8:00h às 12:00h
Carga Horária: 4 horas
Local: Escola de Engenharia (sala 1014)
Instância: Pesquisa
Palestrantes: Representantes da Pró-Reitoria de Graduação e Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino(GIZ).
Atividades: apresentar as etapas de construção do portfólio, a fim de orientar o aluno no registro de sua formação acadêmica. Apresentar a elaboração e a importância dos mapas conceituais dos cursos da UFMG como material-guia para o aluno em formação, bem como a relação entre estes, matriz curricular e projeto pedagógico.
Público Alvo: docentes, discentes, funcionários e público externo
Data: 19/10
Horário: 9:00 às 12:00h
Local: Auditório da Biblioteca Universitária - 2º andar
Vagas: 60
Instância: Graduação
Workshop: Planejamento Tecnológico - Entenda a importância de um Plano Tecnológico para o desenvolvimento da tecnologia
Instrutor: Marcella Machado e Cecília Sollero
Objetivo: Visa esclarecer os participantes sobre esta ferramenta voltada para o desenvolvimento de produtos e tecnologias
Data: 19/10
Horário: 14:00 às 17:00h
Local: Inova
Público alvo: Comunidade acadêmica
Certificação: Sim
Número de vagas: 30
Instância: Inova
Ministrantes: Fernanda Gomes Almeida e Maria Clarice Lima Batista
Atividade: O treinamento abordará os recursos para pesquisa disponíveis no Portal da Capes e a demonstração das ferramentas e estratégias de busca disponibilizadas. Conteúdo a ser abordado: O que é o Portal da Capes, Histórico do Portal, Formas de acesso, Estrutura e funcionalidades, Tipos de buscas disponíveis, Gerenciamento do “Meu espaço”.
Data: 20/10
Horário: 14:00 às 17:00h
Carga Horária: 3 horas
Local: Biblioteca Central - Sala de Treinamento - 2° andar
Promoção: BU-SB/UFMG
Instância: Pesquisa
Ministrante: Fernanda Alvarenga
Atividade: O treinamento abordará os recursos para pesquisa disponíveis no Portal da Capes e a demonstração das ferramentas e estratégias de busca disponibilizadas. Conteúdo a sr abordado: O que é o Portal da Capes, Histórico do Portal, Formas de acesso, Estrutura e funcionalidades, Tipos de buscas disponíveis, Gerenciamento do “Meu espaço”.
Data: 20/10
Horário: 18:30 às 21:30h
Carga Horária: 3 horas
Local: Sala de Treinamento da Biblioteca Universitária - 2o andar da BU
Instância: UFMG
Ministrantes: Fernanda Gomes Almeida e Maria Clarice Lima Batista
Atividade: O treinamento abordará os recursos para pesquisa disponíveis no Portal da Capes e a demonstração das ferramentas e estratégias de busca disponibilizadas. Conteúdo a ser abordado: O que é o Portal da Capes, Histórico do Portal, Formas de acesso, Estrutura e funcionalidades, Tipos de buscas disponíveis, Gerenciamento do “Meu espaço”.
Data: 20/10
Horário: 19:00 às 22:00h
Carga Horária: 3 horas
Local: Biblioteca Central - Sala de Treinamento - 2° andar
Promoção: BU-SB/UFMG
Instância: Pesquisa