UFMG Conhecimento e Cultura 2011

Orientação para inscrição

ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO NA XV SEMANA DA GRADUAÇÃO:

  • Deverá ser elaborado 1 (um) pôster correspondente ao projeto de bolsas de Graduação em vigor, para apresentação na Semana, e 1(um) resumo do trabalho. Não será permitida inscrição de subprojetos, nem apresentação de trabalhos ou resumos respectivos;
  • A inscrição do Projeto no Sistema de Gerenciamento da Semana do Conhecimento e Cultura deverá ser efetuada pelo Coordenador do Projeto;
  • Os projetos apresentados serão avaliados por 2(dois) professores;
  • Os pôsteres deverão obedecer ao tamanho de 90 cm de altura e 60 cm de largura (retrato) e deverão conter o título, os nomes dos envolvidos (autores), a descrição, os resultados obtidos pelo projeto e referências bibliográficas, quando aplicável;
  • O resumo deve conter no máximo 2000 caracteres e a indicação de palavras-chaves (100 caracteres);
  • No campo “Autor” deverá constar o nome e dados do Coordenador do projeto;
  • Os outros participantes do projeto deverão ser relacionados no campo: “Co-Autores”;
  • No campo “Bolsa” deverá constar qual o programa de bolsa que o Coordenador do projeto gerencia:
  • No campo “Título” deverá ser registrado o título do projeto de acordo com a relação dos programas de Bolsas da Graduação listados:

    PEG - PMG - PET - PETSAÚDE - PRONOTURNO - PIBID

    Exemplos:

    PEG2011-01-Produção de Material Didático de Referência para as Disciplinas de Prática de Projeto Arquitetônico;
    PMG-001- Monitoria do Depto. de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura
    PN-01 - Escola de Arquitetura
    PET-02 - Escola de Educação Física
    PETSAÚDE-01 - Saúde adolescente Heliópolis
    PIBID-01- ARTES

  • Os projetos acadêmicos não vinculados aos programas de bolsas, antes do título, deverão constar: Projeto Acadêmico: ...........(título)...................................No tipo de bolsa selecionar a opção: “SEM BOLSAS”.
  • Somente os participantes listados no resumo receberão o Certificado de Participação no evento. Os resumos e os nomes dos participantes constarão nos Anais;
  • A apresentação dos pôsteres será organizada por área de conhecimento e por tipo de programa e acontecerá nas Unidades do Campus da Pampulha. Os trabalhos deverão ser afixados até 30 minutos antes do início da programação, de acordo com o cronograma de apresentações a ser divulgado oportunamente;
  • Os melhores trabalhos selecionados por área de conhecimento/tipo de programa deverão ser afixados no saguão da Reitoria. No dia 20/10/2011 haverá nova apresentação e avaliação dos selecionados para escolha dos melhores trabalhos por área/ tipo de programa pela Câmara de Graduação. Esses trabalhos receberão Menção Honrosa na cerimônia de encerramento e premiação da Semana do Conhecimento e Cultura no dia 21/10 no auditório da Reitoria, em horário a ser divulgado oportunamente;
Modelo para apresentação em Banner dos Trabalhos (.ppt - Power Point)
Modelo para apresentação em Banner dos Trabalhos (.pdf)

 
 

ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DOS PORTFÓLIOS ACADÊMICOS NA XV SEMANA DA GRADUAÇÃO

DA INSCRIÇÃO

1º- A inscrição deverá ser efetuada pelo próprio aluno;
2º- Só serão aceitos portfólios acadêmicos elaborados sob orientação de professores do curso com acompanhamento da equipe pedagógica do Giz.
3º- Os portfólios poderão ser referentes a quaisquer períodos cursados pelo aluno;
4º- No ato da inscrição, o aluno deverá anexar arquivo ou link correspondente ao portfólio;para portfólios superiores a 64MB, a inscrição deverá ser feita normalmente no portal minhaUFMG e o arquivo entregue em CD ROM na Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino/Giz/Prograd, localizado no anexo do 2º andar da Reitoria, sala 09, das 9h às 18h, durante o período de inscrição
5º- Os portfólios acadêmicos deverão ser identificados, obrigatoriamente, com nome do aluno e curso.

DA APRESENTAÇÃO

1º- O portfólios poderão ter formato livre, a ser determinado pelo aluno (blog, site, impresso, artesanal, xmind etc);
2º- Os pôsteres deverão ser afixados até 30 minutos antes do início da programação, de acordo com o cronograma de apresentações a ser divulgado oportunamente;
3º- A apresentação será feita de forma oral, em tempo máximo de 15 (quinze) minutos, contemplando o portfólio e o pôster correspondente;
4º- Os pôsteres deverão obedecer ao tamanho de 90cm de altura e 60cm de largura (retrato) e deverão conter título, autor, objetivo (Por que você utiliza o portfólio? Qual o seu objetivo ao se apropriar desta ferramenta?) , justificativa (Como o portfólio contribui para a sua vida acadêmica?), descrição (Estrutura utilizada, imagens, pontos de destaque etc), conclusão (Como o portfólio colabora para a reflexão/construção/percepção dos conhecimentos adquiridos e de novas habilidades? Como esta ferramenta permite a consistência da sua formação?) e referências bibliográficas, quando aplicável;

DA SELEÇÃO E AVALIAÇÃO

A seleção dos portfólios ocorrerá em 3 etapas distintas:

1ª- Encerrada a inscrição, serão selecionados 70 (setenta) portfólios para apresentação na Semana do Conhecimento e Cultura;
  Esta seleção será divulgada nos sites www.ufmg.br/prograd e www.ufmg.br/conhecimentoecultura até o fim de setembro.
2ª- Durante o evento, os portfólios e pôsteres serão avaliados por 2(dois) professores com a presença obrigatória do aluno;
  Esta etapa selecionará os melhores trabalhos para reapresentação no saguão da Reitoria, no dia 20/10/11.
3ª- A Câmara de Graduação selecionará os finalistas, que receberão Menção Honrosa na cerimônia de encerramento e premiação da Semana do Conhecimento e Cultura no dia 21/10/11 no auditório da Reitoria, em horário a ser divulgado oportunamente;

CERTIFICAÇÃO

Somente os alunos que apresentarem os trabalhos na Semana da Graduação receberão certificado de participação no evento. Os resumos e os nomes dos participantes constarão nos Anais;

INFORMES GERAIS

Os cursos que não receberam orientação inicial para o desenvolvimento de portfólios acadêmicos poderão nos contactar, desde já, para ampliação da oferta de atividades e trabalhos no próximo ano.

Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos e informações nos telefones: 3409-6451, 3409- 6452, 3409-4058 – Pró-Reitoria de Graduação / Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino(GIZ).

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