ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO NA XV SEMANA DA GRADUAÇÃO:
No campo “Título” deverá ser registrado o título do projeto de acordo com a relação dos programas de Bolsas da Graduação listados:
PEG - PMG - PET - PETSAÚDE - PRONOTURNO - PIBID
Exemplos:
PEG2011-01-Produção de Material Didático de Referência para as Disciplinas de Prática de Projeto Arquitetônico;
PMG-001- Monitoria do Depto. de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura
PN-01 - Escola de Arquitetura
PET-02 - Escola de Educação Física
PETSAÚDE-01 - Saúde adolescente Heliópolis
PIBID-01- ARTES
ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DOS PORTFÓLIOS ACADÊMICOS NA XV SEMANA DA GRADUAÇÃO
DA INSCRIÇÃO
1º- A inscrição deverá ser efetuada pelo próprio aluno;
2º- Só serão aceitos portfólios acadêmicos elaborados sob orientação de professores do curso com acompanhamento da equipe pedagógica do Giz.
3º- Os portfólios poderão ser referentes a quaisquer períodos cursados pelo aluno;
4º- No ato da inscrição, o aluno deverá anexar arquivo ou link correspondente ao portfólio;para portfólios superiores a 64MB, a inscrição deverá ser feita normalmente no portal minhaUFMG e o arquivo entregue em CD ROM na Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino/Giz/Prograd, localizado no anexo do 2º andar da Reitoria, sala 09, das 9h às 18h, durante o período de inscrição
5º- Os portfólios acadêmicos deverão ser identificados, obrigatoriamente, com nome do aluno e curso.
DA APRESENTAÇÃO
1º- O portfólios poderão ter formato livre, a ser determinado pelo aluno (blog, site, impresso, artesanal, xmind etc);
2º- Os pôsteres deverão ser afixados até 30 minutos antes do início da programação, de acordo com o cronograma de apresentações a ser divulgado oportunamente;
3º- A apresentação será feita de forma oral, em tempo máximo de 15 (quinze) minutos, contemplando o portfólio e o pôster correspondente;
4º- Os pôsteres deverão obedecer ao tamanho de 90cm de altura e 60cm de largura (retrato) e deverão conter título, autor, objetivo (Por que você utiliza o portfólio? Qual o seu objetivo ao se apropriar desta ferramenta?) , justificativa (Como o portfólio contribui para a sua vida acadêmica?), descrição (Estrutura utilizada, imagens, pontos de destaque etc), conclusão (Como o portfólio colabora para a reflexão/construção/percepção dos conhecimentos adquiridos e de novas habilidades? Como esta ferramenta permite a consistência da sua formação?) e referências bibliográficas, quando aplicável;
DA SELEÇÃO E AVALIAÇÃO
A seleção dos portfólios ocorrerá em 3 etapas distintas:
1ª- Encerrada a inscrição, serão selecionados 70 (setenta) portfólios para apresentação na Semana do Conhecimento e Cultura;
Esta seleção será divulgada nos sites www.ufmg.br/prograd e www.ufmg.br/conhecimentoecultura até o fim de setembro.
2ª- Durante o evento, os portfólios e pôsteres serão avaliados por 2(dois) professores com a presença obrigatória do aluno;
Esta etapa selecionará os melhores trabalhos para reapresentação no saguão da Reitoria, no dia 20/10/11.
3ª- A Câmara de Graduação selecionará os finalistas, que receberão Menção Honrosa na cerimônia de encerramento e premiação da Semana do Conhecimento e Cultura no dia 21/10/11 no auditório da Reitoria, em horário a ser divulgado oportunamente;
CERTIFICAÇÃO
Somente os alunos que apresentarem os trabalhos na Semana da Graduação receberão certificado de participação no evento. Os resumos e os nomes dos participantes constarão nos Anais;
INFORMES GERAIS
Os cursos que não receberam orientação inicial para o desenvolvimento de portfólios acadêmicos poderão nos contactar, desde já, para ampliação da oferta de atividades e trabalhos no próximo ano.
Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos e informações nos telefones: 3409-6451, 3409- 6452, 3409-4058 – Pró-Reitoria de Graduação / Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino(GIZ).