Apresentação

Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. Tema dedicado à reflexão sobre a importância da pesquisa para o bem estar social. Pensando nisso, este ano o Centro de Transferência e Inovação Tecnológica / CTIT homenageia a patente mais antiga da UFMG, que em 2014 comemora 25 anos.

Pedido depositado junto ao INPI, sob o título “Mistura Nutricional Balanceada sob a Forma de Pão”, porém mais conhecida como Pão Forte, a invenção de 1989 já chegou a ajudar no combate a desnutrição de 13 mil crianças por mês em Minas Gerais. A invenção foi desenvolvida no laboratório de Bioquímica e Imunologia do ICB, durante uma pesquisa sobre desnutrição feita pelo professor, hoje aposentado, Munir Chamone. Após décadas dedicadas ao ensino na universidade, o professor passou a trabalhar em prol da educação alimentar de crianças em idade escolar. A invenção simples, mas de suma importância no combate a desnutrição foi reconhecida em vários seminários e congressos sobre o tema, sendo inclusive tema de acordo de cooperação entre Brasil e África. Desta forma, cumprimos a nossa missão de reconhecimento e celebração desta invenção que é um dos orgulhos da universidade.

O CTIT é o centro de Inovação e Transferência Tecnológica da UFMG. Cuidamos da proteção intelectual da universidade, por meio de vários mecanismos de proteção, como patentes e    know how. Temos ainda a responsabilidade de interagir com o setor industrial através de licenciamentos e/ou convênios de cooperação tecnológica, isso para que a produção intelectual da UFMG alcance sua função maior, que é a de causar o impacto social. Nesse ecossistema é importante destacar também o compromisso com o empreendedorismo, por meio da formação de alunos com uma visão ampla de mercado e incubação de empresas no intuito de auxiliar no fortalecimento e desenvolvimento nacional.

Homenagem patente “Pão Forte” – 14 de outubro – às 14h30 – Auditório da Reitoria.