Dar uma visão geral do conhecimento atual sobre o planeta Terra e das formas diretas ou indiretas com que esse conhecimento foi obtido: a Terra no sistema solar; a estrutura da Terra; elementos que compõem a crosta terrestre; a gravitação e o magnetismo terrestre. A oficina contará com atividades práticas simples que ilustrarão o assunto exposto.
Professora
Regina Pinto de Carvalho (UFMG) - professora aposentada da UFMG; licenciatura, bacharelado e mestrado em FÃsica (UFMG); doutora em Ciências (Orsay, França); pós-doutorado em FÃsica da Matéria Condensada (McGill Univ., Canadá). Colaboração como pesquisadora (Univ. of Birmingham, Inglaterra e Centro de Microscopia da UFMG), colaboração em divulgação cientÃfica (The Exploratorium, EUA); participante do INCT-Acqua. Publicações cientÃficas em revistas especializadas; publicação de livro-texto de FÃsica para Ensino Médio, Temas Atuais da FÃsica para a Licenciatura em FÃsica e FÃsica do Dia a Dia para divulgação cientÃfica.
Público-alvo: interessados no assunto que tenham ensino médio completo ou em andamento, inclusive surdos e pessoas com dificuldade de mobilidade.
Vagas: 18
Carga horária: 16 horas
PerÃodo: 18 a 21 de fevereiro
Horário: 14h às 18h
Local de realização: sala 4117 (sala de seminários) do Departamento de FÃsica - Instituto de Ciências Exatas (ICEX).
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Cedecom/UFMG