6° Festival de Verão

Sentidos do Conhecimento

Universidade Federal de Minas Gerais

O Globo Terrestre em uma Visão Multidisciplinar

Dar uma visão geral do conhecimento atual sobre o planeta Terra e das formas diretas ou indiretas com que esse conhecimento foi obtido: a Terra no sistema solar; a estrutura da Terra; elementos que compõem a crosta terrestre; a gravitação e o magnetismo terrestre. A oficina contará com atividades práticas simples que ilustrarão o assunto exposto.

Professora

Regina Pinto de Carvalho (UFMG) - professora aposentada da UFMG; licenciatura, bacharelado e mestrado em Física (UFMG); doutora em Ciências (Orsay, França); pós-doutorado em Física da Matéria Condensada (McGill Univ., Canadá). Colaboração como pesquisadora (Univ. of Birmingham, Inglaterra e Centro de Microscopia da UFMG), colaboração em divulgação científica (The Exploratorium, EUA); participante do INCT-Acqua. Publicações científicas em revistas especializadas; publicação de livro-texto de Física para Ensino Médio, Temas Atuais da Física para a Licenciatura em Física e Física do Dia a Dia para divulgação científica.

Público-alvo: interessados no assunto que tenham ensino médio completo ou em andamento, inclusive surdos e pessoas com dificuldade de mobilidade.

Carga horária: 16 horas

Período: 18 a 21 de fevereiro

Horário: 14h às 18h

Local de realização: sala 4117 (sala de seminários) do Departamento de Física - Instituto de Ciências Exatas (ICEX).

Belotur
Apoio institucional