Trabalhar os conceitos relativos à forma cristalina da matéria, desde a antiguidade, apresentando o que são os quasicristais e porque geraram uma verdadeira revolução em uma forma de pensar já bem estabelecida há séculos. Será introduzido, dentro do âmbito do método cientÃfico ocidental, como os quasicristais foram observados através da microscopia eletrônica de transmissão. Serão trabalhados teórica e praticamente os conceitos de simetria, cristalografia, crescimento de cristais, difração e caracterização dos cristais pelas técnicas de difração de raios-X, microscopia eletrônica de varredura e microscopia eletrônica de transmissão.
Professora
Karla Balzuweit (UFMG) - professora associada do Departamento de FÃsica. Pós-doutorado em Microscopia Eletrônica de Transmissão, doutorado em crescimento e caracterização de cristais aperiódicos: modulados incomensuráveis e quasicristais. Coordenadora técnico-cientÃfica da área de materiais do Centro de Microscopia da UFMG. Vice-Diretora do Centro de Microscopia da UFMG (2006-2010), presidente da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM) no biênio 2008/2009. Professora em diversos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de FÃsica da UFMG, incluindo disciplinas de Microscopia Eletrônica de Varredura e Transmissão.
Público-alvo: pessoas que tenham cursado ou que estejam cursando o 3º ano do ensino médio.
Vagas: 16
Carga horária: 16 horas
PerÃodo: 18 a 21 de fevereiro
Horário: 14h às 18h
Locais de realização: sala 2051 (auditório IV) do Departamento de FÃsica - Instituto de Ciências Exatas (ICEX) e Centro de Microscopia da UFMG
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Cedecom/UFMG