6° Festival de Verão

Sentidos do Conhecimento

Universidade Federal de Minas Gerais

Astronomia: O Universo Está Crescendo de Forma Acelerada?

Introdução à Astronomia, abordando os tipos de telescópios existentes e suas utilizações; o céu que vemos e os fundamentos teóricos, desde as nossas primeiras concepções do Universo até o último Prêmio Nobel de Física; a estrutura do universo e as duas grandes teorias (relatividade e quântica); o sistema solar e as estrelas; o céu que vemos e os buracos negros; telescópios e a extensão do universo (aula no Observatório Astronômico Frei Rosário – Serra da Piedade).

Professores

Renato Las Casas (UFMG) - graduação (1977) e mestrado (1980) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor assistente da mesma Universidade. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica do Meio Interestelar. Nos últimos 17 anos, como coordenador do Grupo de Astronomia da UFMG (Observatório Astronômico Frei Rosário) tem se dedicado ao ensino e divulgação da astronomia em particular e de ciências em geral. Em outubro de 2008, recebeu do Governo do Estado de Minas Gerais o prêmio “Prof. Francisco de Assis Magalhães Gomes”, por seu trabalho em prol da popularização da Ciência.

Carlos Heitor d’Ávila Fonseca (UFMG) - possui doutorado em Física pela UFMG (1994), na área de ótica quântica. É professor da mesma Universidade desde 1976. Há mais de uma década tem trabalhado com o Grupo de Astronomia da UFMG (Observatório Astronômico Frei Rosário), em divulgação científica. Nesse trabalho procura-se levar à compreensão do público externo ideias e conceitos atuais da física.

Público-alvo: pessoas interessadas no tema, com, no mínimo, ensino médio incompleto.

Período: 18 e 21 de fevereiro

Horário: 14h às 18h (dias 18 a 20) e 18h às 22h30 (dia 21)

Locais de realização: sala 3102 (pós-graduação) do Departamento de Física - Instituto de Ciências Exatas – ICEX (dias 18 a 20) e Observatório Astronômico Frei Rosário (dia 21). Transporte gratuito no dia 21, com saída da FACE.

Belotur
Apoio institucional