ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO NA XVI SEMANA DA GRADUAÇÃO:
PEG - PMG - PET - PRONOTURNO - PIBID
Exemplos:
PEG2011-01-Produção de Material Didático de Referência para as Disciplinas de Prática de Projeto Arquitetônico;
PMG-001- Monitoria do Depto. de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura
PN-01 - Escola de Arquitetura
PET-02 - Escola de Educação Física, Fisioterapia e terapia Ocupacional
PIBID-01- ARTES
ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DOS PORTFÓLIOS ACADÊMICOS NA XVI SEMANA DA GRADUAÇÃO
DA INSCRIÇÃO
1º- A inscrição deverá ser efetuada pelo próprio aluno;
2º- Só serão aceitos portfólios acadêmicos elaborados sob orientação de professores do curso com acompanhamento da equipe pedagógica do Giz;
3º- Os portfólios poderão ser referentes a quaisquer períodos cursados pelo aluno;
4º- No ato da inscrição, o aluno deverá anexar arquivo ou link correspondente ao portfólio. Para portfólios superiores a 64MB, a inscrição deverá ser feita normalmente no portal minhaUFMG e o arquivo entregue em CD ROM na Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino/Giz/Prograd, localizada no prédio da Biblioteca Central (entrada pela lateral), sala 09, das 10h às 19h, durante o período de inscrição.
5º- Os portfólios acadêmicos deverão ser identificados, obrigatoriamente, com nome do aluno e curso.
DA APRESENTAÇÃO
1º- O portfólios poderão ter formato livre, a ser determinado pelo aluno (blog, site, impresso, artesanal, xmind,etc);
2º- Os pôsteres deverão ser afixados até 30 minutos antes do início da programação, de acordo com o cronograma de apresentações a ser divulgado oportunamente;
3º- A apresentação será feita de forma oral, em tempo máximo de 15 (quinze) minutos, contemplando o portfólio e o pôster correspondente;
4º- Os pôsteres deverão obedecer ao tamanho de 90cm de altura e 60cm de largura (retrato) e deverão contertítulo, autor, objetivos (Por que você utiliza o portfólio? Qual o seu objetivo ao se apropriar desta ferramenta?), justificativa(Como o portfólio contribui para a sua vida acadêmica?), descrição (Estrutura utilizada, imagens, pontos de destaque, etc), conclusão (Como o portfólio colabora para areflexão/construção/percepção dos conhecimentos adquiridos e de novas habilidades? Como a ferramenta permite a consistência da sua formação?) e referências bibliográficas, quando aplicáveis;
DA SELEÇÃO E AVALIAÇÃO
A seleção dos portfólios ocorrerá em 3 etapas distintas:
1ª- Encerrada a inscrição, serão selecionados portfólios, para apresentação na Semana do Conhecimento e Cultura;
A seleção será divulgada nos sites www.ufmg.br/prograd, www.ufmg.br/giz e www.ufmg.br/conhecimentoecultura, até o fim de setembro.
2ª- Durante o evento, os portfólios e pôsteres serão avaliados por 2(dois) professores sendo obrigatória a presença do aluno;
Essa etapa selecionará os melhores trabalhos para reapresentação no saguão da Reitoria, no dia 18/10/2012;
3ª- A Câmara de Graduação selecionará os finalistas, que receberão Menção Honrosa na cerimônia de encerramento e premiação da Semana do Conhecimento e Cultura, no dia 19/10/2012, no auditório da Reitoria.
CERTIFICAÇÃO
Somente os alunos que apresentarem os trabalhos na Semana da Graduação receberão Certificado de Participação no evento. Os resumos e os nomes dos participantes constarão nos Anais.
INFORMES GERAIS
Os cursos que não receberam orientação inicial para o desenvolvimento de portfólios acadêmicos poderão entrar em contato com a Prograd/Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, desde já, para ampliação da oferta de atividades e trabalhos no próximo ano.
Iinformações nos telefones: 3409-6451, 3409-6452, 3409-4058 – Pró-Reitoria de Graduação / Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino(GIZ).
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do CEDECOM.