Orientação para inscrição

ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO NA XVI  SEMANA DA GRADUAÇÃO:

  • Deverá ser elaborado 1(um) pôster correspondente ao projeto de bolsas de graduação em vigor, para apresentação na Semana, e 1(um) resumo do trabalho. Não será permitida a inscrição de subprojetos, nem apresentação de trabalhos ou resumos respectivos;
  • A inscrição do projeto no Sistema de Gerenciamento da Semana do Conhecimento e Cultura deverá ser efetuada pelo Coordenador do projeto;
  • Os projetos apresentados serão avaliados por 2(dois) professores;
  • Os pôsteres deverão obedecer ao tamanho de 90 cm de altura e 60 cm de largura (retrato) e deverão conter o título, os nomes dos envolvidos (autores), a descrição, os resultados obtidos pelo projeto e as referências bibliográficas, quando aplicáveis;
  • O resumo deve conter no máximo 2000 caracteres, bem como  a indicação de palavras-chave (100 caracteres);
  • No campo “Autor” deverão constar o nome e os dados do Coordenador do projeto;
  • Os outros participantes do projeto deverão ser relacionados no campo: “Co-Autores”;
  • No campo “Bolsa” deverá  ser indicado qual é o programa de bolsa gerenciado pelo Coordenador do projeto :
  • No campo “Título” deverá ser registrado o título do projeto, de acordo com a relação dos Programas de Bolsas da Graduação listados:

PEG - PMG - PETPRONOTURNO - PIBID

Exemplos:

PEG2011-01-Produção de Material Didático de Referência para as Disciplinas de Prática de Projeto Arquitetônico;
PMG-001- Monitoria do Depto. de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura
PN-01 - Escola de Arquitetura
PET-02 - Escola de Educação Física, Fisioterapia e terapia Ocupacional
PIBID-01- ARTES

  • Os projetos acadêmicos não vinculados aos programas de bolsas, deverão indicar, antes do título: Projeto Acadêmico:........(título)..................................No tipo de bolsa, selecionar a opção: “SEM BOLSAS”;
  • Somente os participantes listados no resumo receberão o Certificado de Participação no evento. Os resumos e os nomes dos participantes constarão nos Anais;
  • A apresentação dos pôsteres será organizada por área de conhecimento e por tipo de programa e acontecerá no saguão do CAD 1 -Campus da Pampulha. Os trabalhos deverão ser afixados até 30 minutos antes do início da programação, de acordo com o cronograma de apresentações, a ser divulgado oportunamente;
  • Os melhores trabalhos, selecionados por área de conhecimento/tipo de programa, deverão ser afixados no saguão da Reitoria. No dia 18/10/2012 haverá nova apresentação e avaliação dos selecionados, para escolha dos melhores trabalhos por área/ tipo de programa pela Câmara de Graduação. Esses trabalhos receberão Menção Honrosa na cerimônia de encerramento e premiação da Semana do Conhecimento e Cultura no dia 19/10/2012 no auditório da Reitoria, às 13h 30min.

 

MODELO DO PÔSTER

                                                                                                                                                                                                                                                                               

ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DOS PORTFÓLIOS ACADÊMICOS NA XVI SEMANA DA GRADUAÇÃO

DA INSCRIÇÃO

1º- A inscrição deverá ser efetuada pelo próprio aluno;
2º- Só serão aceitos portfólios acadêmicos elaborados sob orientação de professores do curso com acompanhamento da equipe pedagógica do Giz;
3º- Os portfólios poderão ser referentes a quaisquer períodos cursados pelo aluno;
4º- No ato da inscrição, o aluno deverá anexar arquivo ou link correspondente ao portfólio. Para portfólios superiores a 64MB, a inscrição deverá ser feita normalmente no portal minhaUFMG e o arquivo entregue em CD ROM na Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino/Giz/Prograd, localizada no prédio da Biblioteca Central (entrada pela lateral), sala 09, das 10h às 19h, durante o período de inscrição.
5º- Os portfólios acadêmicos deverão ser identificados, obrigatoriamente, com nome do aluno e curso.

DA APRESENTAÇÃO

1º- O portfólios poderão ter formato livre, a ser determinado pelo aluno (blog, site, impresso, artesanal, xmind,etc);
2º- Os pôsteres deverão ser afixados até 30 minutos antes do início da programação, de acordo com o cronograma de apresentações a ser divulgado oportunamente;
3º- A apresentação será feita de forma oral, em tempo máximo de 15 (quinze) minutos, contemplando o portfólio e o pôster correspondente;
4º- Os pôsteres deverão obedecer ao tamanho de 90cm de altura e 60cm de largura (retrato) e deverão contertítulo, autor, objetivos (Por que você utiliza o portfólio? Qual o seu objetivo ao se apropriar desta ferramenta?), justificativa(Como o portfólio contribui para a sua vida acadêmica?), descrição (Estrutura utilizada, imagens, pontos de destaque, etc), conclusão (Como o portfólio colabora para areflexão/construção/percepção dos conhecimentos adquiridos e de novas habilidades? Como a ferramenta permite a consistência da sua formação?) e referências bibliográficas, quando aplicáveis;

MODELO DO PÔSTER

DA SELEÇÃO E AVALIAÇÃO

A seleção dos portfólios ocorrerá em 3 etapas distintas:

1ª- Encerrada a inscrição, serão selecionados portfólios, para apresentação na Semana do Conhecimento e Cultura;
A seleção será divulgada nos sites www.ufmg.br/progradwww.ufmg.br/gizwww.ufmg.br/conhecimentoecultura,  até o fim de setembro.
2ª- Durante o evento, os portfólios e pôsteres serão avaliados por 2(dois) professores sendo obrigatória a presença do aluno;
  Essa etapa selecionará os melhores trabalhos para reapresentação no saguão da Reitoria, no dia 18/10/2012;
3ª- A Câmara de Graduação selecionará os finalistas, que receberão Menção Honrosa na cerimônia de encerramento e premiação da Semana do Conhecimento e Cultura, no dia 19/10/2012,  no auditório da Reitoria.

CERTIFICAÇÃO

Somente os alunos que apresentarem os trabalhos na Semana da Graduação receberão Certificado de Participação no evento. Os resumos e os nomes dos participantes constarão nos Anais.

INFORMES GERAIS

Os cursos que não receberam orientação inicial para o desenvolvimento de portfólios acadêmicos poderão entrar em contato com a Prograd/Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, desde já, para ampliação da oferta de atividades e trabalhos no próximo ano.

Iinformações nos telefones: 3409-6451, 3409-6452, 3409-4058 – Pró-Reitoria de Graduação / Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino(GIZ).

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