Reopção de Curso

Saiba sobre e onde é que você obtém informações sobre a reopção de curso na UFMG.

                

Reopção de curso é uma modalidade de ocupação de vagas remanescentes em qualquer curso oferecido pela UFMG.

Estudantes da UFMG com registro acadêmico ativo que ingressaram no curso pelo processo seletivo SiSU podem participar do processo de reopção de curso.

As solicitações de reopção de curso não devem ser enviadas ao colegiado do curso de origem, de modo que não há como o colegiado intervir na decisão do estudante. O estudante poderá procurar atendimento com o coordenador do seu curso caso esteja indeciso e precise de orientações acadêmicas.

Todo processo é gerido pelo DRCA e somente depois, se o estudante cumprir os pré-requisitos, ele é encaminhado ao colegiado do curso de destino.

Para saber sobre o regulamento, datas, quantidade de vagas nos cursos, condições específicas, etc, acesse:

https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Graduacao/Reopcao-de-Curso

A condição básica para um estudante solicitar a reopção é ter integralizado 20 créditos de disciplinas obrigatórias do primeiro período do seu curso atual.

Quando o curso não possui 20 créditos no primeiro período, caso dos cursos de Química, o que falta deverá ser complementado com disciplinas obrigatórias do segundo período.

Os 20 créditos não precisam estar todos integralizados no momento da inscrição, mas deverão estar no momento do registro acadêmico no novo curso, o que ocorre, em geral, no final do primeiro semestre letivo de cada ano.

O estudante pode estar com a matrícula trancada, não há problemas quanto a isso, só precisa estar com o registro acadêmico ativo, ou seja, não pode ter sido excluído do curso de origem por nenhum dos mecanismos de exclusão.

Com respeito à condições específicas do curso pretendido, o interessado deverá entrar em contato com a coordenação/secretaria do colegiado do respectivo curso para obter mais informações.