Orientações sobre o aproveitamento de estudos

Orientações sobre como proceder para solicitar aproveitamentos de estudos de disciplinas cursadas em outras instituições.

Antes de qualquer coisa é necessário lembrar que o ingressante deve providenciar a documentação para aproveitamento de estudos e entregá-la na data estabelecida pelo DRCA.

De acordo com as normas da graduação, são apenas 3 (três) momentos em que é possível solicitar aproveitamentos de estudos: 1) no ingresso, no momento da matrícula; 2) na primeira data prevista no Calendário da UFMG, durante o primeiro período letivo do estudante e 3) durante o segundo período letivo do estudante, na data estabelecida no Calendário Acadêmico. Veja logo mais abaixo o link para a Resolução do CEPE - Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UFMG que regulamenta o assunto.

Se o aproveitamento não for feito logo após o registro acadêmico, o estudante deverá observar no Calendário Acadêmico da UFMG o período estabelecido para as solicitações de aproveitamento de estudos.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

ORIENTAÇÕES SOBRE COMO SOLICITAR O APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

Estudantes que tenham cursado disciplinas em outras instituições de ensino superior, antes de seu ingresso na UFMG, poderão requerer o aproveitamento de estudos. Todo estudante ingressante tem até o final do seu segundo período letivo de vínculo na UFMG para requerer o aproveitamento (Resolução CEPE Nº 06/2019, de 11 de junho de 2019, Art. 2º - inciso I).

Para requerer o aproveitamento de estudos é necessário possuir o histórico escolar e os programas completos das disciplinas.

O histórico escolar e os programas das disciplinas precisam ser originais com carimbo/chancela e assinatura da instituição de ensino de origem ou com autenticação/validação ou assinatura eletrônica por chave ou QR code.

Os documentos para aproveitamento de estudos deverão ser entregues na secretaria do Colegiado - sala 2005 do ICEx

Para cada uma das disciplina que desejar requerer o aproveitamento de estudos, o estudante deverá preencher e assinar um requerimento de aproveitamento de estudos disponível no site do ICEx, em "Alunos">“Colegiados”>“Atendimento”, ou diretamente pelo seguinte link:

Prof. Valmir Fascio Juliano

Coordenador do Colegiado dos Cursos de Graduação em Química e Química Tecnológica