Instruções/procedimento para requerer Formação Complementar Aberta (FCA)

Orientações para requerer Formação Complementar Aberta (FCA)

A FCA é uma formação complementar disponível apenas para o Bacharelado em Química e para o Bacharelado em Química Tecnológica. A Licenciatura não possui esse percurso.

Não há um período certo para requerer a mudança de percurso, porém a mudança somente será aprovada se o estudante possuir saldo de semestres suficiente para integralizar as disciplinas constantes do projeto de FCA. Além disso, considerando que o estudante já tenha cursado as disciplinas antes mesmo da aprovação do projeto pelo Colegiado, a mudança só poderá ser solicitada no semestre anterior ao de integralização do curso, pois a alteração do percurso somente é implantada no semestre posterior ao de solicitação

Para requerer uma FCA o seguinte procedimento precisa ser adotado:

1. Entrar em contato com a coordenação manifestando o desejo de optar pela FCA, informando o assunto que deseja. Por exemplo: FCA em Química Teórica; FCA em Astroquímica; FCA em Química Medicinal; FCA em Ciências Forenses; etc
  2. De posse dessas informações, a coordenação irá sugerir um professor que atuará como tutor para a escrita do projeto de FCA. Caso o estudante já tenha o contato de um professor, poderá se antecipar e entrar em contato com ele para a elaboração do projeto. No entanto, a maioria dos professores não têm conhecimento de como funciona a FCA, portanto, você terá que explicar em detalhes o funcionamento ou pedir que eles entrem em contato com a coordenação para esclarecimentos. Ao entrar em contato com o professor não esqueça de perguntar se ele poderia te tutorar.
  3. O projeto deverá conter uma breve introdução que descreva as razões (objetivos) pela qual está se escolhendo aquela formação (de meia a uma página). Para atingir tais objetivos deve-se cursar algumas disciplinas e estas deverão ser elencadas no texto do projeto. Deve-se também indicar em quais períodos as disciplinas serão cursadas. Deve ser verificado junto aos departamentos ofertantes das disciplinas se as mesmas são obrigatórias ou optativas e se continuam sendo ofertadas regularmente. Não recomenda-se a escolha de disciplinas optativas para compor a FCA, já que não há obrigatoriedade em sua oferta.
  4. Para o curso de Química são necessários 28 créditos de disciplinas de formação livre, 4 para a carga horária obrigatória e 24 para compor a FCA e para o curso de Química Tecnológica são 27 créditos, 3 para a carga horária obrigatória e 24 para compor a FCA. Caso o estudante queira, poderá usar a totalidade dos créditos (28 ou 27) para compor a FCA, mas o Sistema Acadêmico irá "puxar" automaticamente os créditos referentes à carga horária obrigatória de formação livre.  Observe que por serem disciplinas de formação livre, elas não podem fazer parte da matriz curricular do seu curso como optativas.
  5. Atenção: devem ser observados os pré-requisitos para as disciplinas incluídas no projeto, pois já houve recusa de vagas por parte do departamento ofertante da disciplina. Quando isso ocorre, o Colegiado não tem como obrigar o departamento a liberar a vaga sem o cumprimento do pré-requisito. Por essa razão, a cadeia de pré-requisitos para as disciplinas constantes do projeto de FCA deverão acompanhar o mesmo.
  6. Enviar para a Coordenação do Colegiado o projeto assinado, tanto pelo estudante quanto pelo tutor, juntamente com o Requerimento de Mudança de Modalidade ou Habilitação, o qual deverá ser obtido no site do ICEx em ATENDIMENTO, depois COLEGIADOS.
  7. Caso necessite, aqui tem dois exemplos de projetos de FCA aprovados no Colegiado: