A ideia de uma “poesia de intervenção”, pensada a partir da obra multifacetada do poeta Joan Brossa (Barcelona, 1919-1998). O poema visual. O poema-objeto. O poema-cena. O poema transitável. Condições da poética no espaço público. No corpo. Na natureza. Poesia e (anti) monumentalidade. Poesia e (in) civilidade. Poesia e (in) experiência. Poesia e (não) saber. Desenvolver projetos de criação e intervenção a partir dos temas discutidos em conjunto; explorar as potencialidades críticas da poesia no espaço público, no corpo, na natureza; principalmente, realizar “Intervenções Brossianas” nas demais oficinas do Festival de Verão.
Professor
Sérgio Alcides (UFMG) - dedica-se a estudos situados na interseção entre a poesia, a crítica e a história. É professor da Faculdade de Letras da UFMG. É também tradutor, inclusive, de poesia (Joan Brossa, Ted Hugher, Juan Gelman, Alejandra Pizarnik, etc).
Público-alvo: artistas e escritores, estudantes ou não, leitores/espectadores da poesia e do mundo (invenção, inquietação, humor, mau-humor, concentração, descontração).
Vagas: 20
Carga horária: 20 horas
Período: 18 a 21 de fevereiro
Horário: 10h30 às 12h30 e 14h30 às 17h30
Local de realização: Faculdade de Ciências Econômicas (FACE)
Material do aluno: toda a sucata que puder arranjar.
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Cedecom/UFMG