Projetos Especiais

OFICINA DE INICIAÇÃO

Circo

Local de realização: Novo Centro Administrativo da Prefeitura de Diamantina - Rua da Glória, nº 394 - Centro

Criar novas possibilidades de expressão e comunicação, contribuindo para o desenvolvimento cultural, afetivo e social do aluno. Desenvolver, de forma lúdica, a consciência corporal do participante, por meio de dinâmicas que o auxiliem a expressar suas emoções e a perceber o espaço e o movimento cênicos. Favorecer a socialização, despertando o interesse pelo outro e pela cultura, valorizando as brincadeiras infantis como forma de remeter o sujeito às tradições e identidade populares. Criar situações de aprendizagem nos atos de fazer, construir, observar, sentir e pensar, as quais possibilitem as construções coletivas e a ampliação de concepções de mundo.

Professores

Clerinha Rocha (BH) – Formada em teatro (Teatro Universitário/UFMG). Participou de oficinas de preparação e treinamento de ator com o grupo LUME/SP, Grupo Pontifix/BH, Tatiana Mota/SP – FIT/BH, Cavalo Marinho com Juliana Pautilla/BH e de máscara, com Márcia Torquato/BH. Participou em fóruns teatrais e atuou como atriz no FIT-BH/2002. Ministrou aulas de teatro em creches municipais e aulas de circo em projetos sociais das Prefeituras de Belo Horizonte e Contagem e na Spasso (Escola Popular de Circo), além de oficina de circo do 36º ao 39º e no 41º Festivais de Inverno da UFMG. Atualmente é professora de circo na ONG Ciranda da Arte e graduanda do curso de Psicologia, na PUC/MINAS).

Olívia Lima (BH) - Professora de Educação Física formada pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional/UFMG. Iniciou seu trabalho com circo na Spasso (Escola Popular de Circo). Realizou curso de pedagogia de circo (Escola ZAK, Alemanha, 2005). Participou de convenções de malabares brasileiras e européias e ministrou várias oficinas de circo, inclusive no Festival de Inverno/UFMG (2004). Atualmente, ministra aulas de circo na Spasso (Escola Popular de Circo) e no Colégio Logosófico.

Marcelo Castillo (BH) - Ator, educador, artista circense. Integrou o elenco dos grupos PUJA, Hermanos Eufrásio, Córdoba Comix Club e Circo Davinc”. Em 2004, radicou-se em Belo Horizonte, onde atuou como professor de circo na ONG Circo de Todo Mundo e no Fica Vivo, além disso ministrou aulas de circo em Festivais de Inverno da UFMG, na cidade de Diamantina. Integra a Cia de Circo e Teatro Itinerante El Individuo participando das montagens dos espetáculos, Arabindu, O Trio Descadeirados, Circo Miko, Cirkombinados, 1º Corpo de palhaços Bombeiros; desde 2005 produz, em parceria com o Coletivo de Palhaços de BH, a Semana Interplanetária de Palhaços.

Público-alvo: crianças de 6 a 10 anos (turma A) e crianças e adolescentes de 11 a 15 anos (turma B)

Vagas: 35 para cada turma (sendo que 20 serão distribuídas pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Diamantina, sob a forma de bolsas, e 15 serão destinadas aos demais interessados).

Período: 21 a 29 de julho (exceto o domingo, dia 25)

Horário: 9h às 12h (turma B) e 14h às 17h (turma A)

Material do aluno: roupas confortáveis

OFICINAS DE ATUALIZAÇÃO

Orquestra

Local de realização: Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita - Praça Cel. Cosme A. do Couto, s/nº - Centro

Desenvolver a prática instrumental na formação de uma orquestra clássica, com cordas, madeiras, metais e percussão.

Conteúdo

Contato orientado com o repertório básico para esta formação; fundamentos de regência e orquestração; dinâmica e rotina de trabalho; orientação técnica para a prática e o estudo dos diversos instrumentos.

Professor

Lincoln Andrade(UFMG) - possui doutorado em Música e Artes – Regência pela University of Kansas, EUA, Mestrado em Música – Regência pela University of Wyoming, EUA, e é licenciado em Música pela Universidade de Brasília. Foi professor assistente na University of Wyoming, University of Kansas e na Indiana State University, EUA, onde ministrou aulas de canto coral e regência. Foi diretor musical do grupo vocal Invoquei o Vocal, maestro titular do Madrigal de Brasília, e do Coral Brasília. Recebeu prêmios nos Estados Unidos e na Europa. Foi professor e diretor do Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília. Regeu concertos na Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Paraguai, Polônia, Portugal e Turquia. É o produtor musical, apresentador e entrevistador dos programas “Conversa de Músico” e “Conversa de Músicos Concertos”, ambos produzidos e veiculados pela TV Senado. Atualmente é professor de regência e coordenador da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG. Recentemente foi nomeado maestro titular do Coral Lírico de Minas Gerais. É constantemente convidado para dar palestras sobre regência e o canto coral em festivais no Brasil e no exterior.

Público-alvo: estudantes de música, músicos e regentes de orquestras e bandas

Vagas: 94, sendo:

  • 46 bolsas para a Orquestra Sinfônica de Diamantina (a serem distribuídas pelo Setor de Produção Cultural da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina - Cristiano – telefone: 38 3531-9537);
  • 48 vagas para os interessados em geral, sendo: violinos – 13; violas – 4; violoncelos – 4; contrabaixos – 2; flauta – 2; clarineta – 3; oboé – 4; fagote – 4; trompas – 3; trombones – 3; trompetes – 3; regente – 3 (interessados de Diamantina e distritos poderão pleitear bolsa junto à Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina)

Período: 21 a 29 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h às 16h

Carga horária: 40h

Material do aluno: instrumento próprio

Música e Cena

Local de realização: Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita - Praça Cel. Cosme A. do Couto, s/nº - Centro

Conscientizar sobre o próprio corpo em cena, estimulando a segurança e confiança. Potencializar a presença do intérprete musical desenvolvendo suas habilidades para a participação e intervenção do corpo como elemento de interpretação e composição musical. Desenvolver atitudes e posturas em cena a partir do conteúdo ministrado.

Conteúdo

Conceito de ritmo aplicado a atuação cênica; o corpo em cena: atitudes e postura; arquitetura das tensões: Corporais, sonoras, corporais/sonoras; a técnica teatral da “máscara neutra” aplicada à interpretação musical; o roteiro do olhar; técnicas básicas de “clown” aplicadas à interpretação musical; introdução ao teatro musical contemporâneo; o dispositivo múltiplo; o humor na cena musical.

Professor

Damián Rodríguez Kees(Argentina) - Compositor, músico instrumentista e professor de música da Universidad Nacional del Litoral, Santa Fé, Argentina.

Público-alvo: profissionais e estudantes de música

Vagas: 20, sendo 10 bolsas para integrantes de grupos e bandas de Diamantina e distritos (a serem distribuídas pelo Setor de Produção Cultural da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina - Cristiano – telefone: 38 3531-9537) e 10 vagas para os demais interessados

Período: 26 a 29 de julho

Horário: 9h às 12h

Carga horária: 12h

Material do aluno: instrumento próprio

Produção de Fonogramas

Local de realização: Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita - Praça Cel. Cosme A. do Couto, s/nº - Centro

Desenvolver projetos de pré-produção, gravação e pós-produção de fonogramas. Apresentar uma abordagem prática e teórica da performance em estúdio e na relação com a tecnologia.

Conteúdo

Performance em estúdio; programas de gravação; captação e processamento de áudio; pré-produção, produção e pós-produção.

Professor

César Andrade dos Santos (BH) - Bacharel em Música, especializado em Engenharia de Som/Produção Musical pela Berklee College of Music - Summa Cum Laude (formado com honra máxima) Ano: 2000. Prêmios Acadêmicos: Bolsa como instrumentista (Berklee Achievement Scholarship) Ano: 1998; Bolsa da Roland com o Premio "Roland Award" Ano: 1999; Bolsa do departamento de tecnologia da Berklee com o prêmio "MP&E/Music Synthesis Dual Major Award" Ano: 2000. Produtor musical/Engenheiro/Guitarrista

Público-alvo: músicos e técnicos

Vagas: 15, sendo 10 bolsas para músicos e técnicos de Diamantina e distritos (a serem distribuídas pelo Setor de Produção Cultural da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina - Cristiano – telefone: 38 3531-9537) e 05 vagas para os demais interessados

Período: 21 a 29 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h às 16h

Carga Horária: 40h

Material do aluno: caderno e lápis

Seresta

Local de realização: auditório do Mercado Velho - Praça Barão de Guacuí - Centro

Promover e valorizar a seresta como manifestação cultural e ação musical, através de encontros orientados e comentados.

Conteúdo

Repertório do seresteiro; histórias e casos de seresta; trabalho e sustentabilidade dos grupos.

Professor

Waldir Silva(BH) - Nasceu na cidade de Bom Despacho, em Minas Gerais e ganhou o primeiro cavaquinho aos sete anos do seu pai. Aos doze anos já se apresentava na cidade de Pitangui, Minas Gerais. Encantou a todos com Telegrama Musical; composição que, apesar de eminentemente instrumental, emitia uma mensagem expressa em código Morse, através das notas musicais soladas. O sucesso na época foi tanto, que Waldir Silva foi parabenizado pelo Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira, então Presidente da República do Brasil, que entendeu perfeitamente a mensagem e agradeceu respondendo também em código Morse. De lá para cá, a carreira de Waldir Silva foi coroada de sucessos. Passou pelas mais famosas gravadoras do país e tocou ao lado dos maiores artistas do nosso cenário. Gravou composições próprias e registrou em disco os trabalhos dos maiores compositores do país.

Público-alvo: seresteiros

Vagas: 70, sendo 60 bolsas para grupos de serestas de Diamantina e distritos (a serem distribuídas pelo Setor de Produção Cultural da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina - Cristiano – telefone: 38 3531-9537) e 10 vagas para os demais interessados.

Período: 21 a 29 de julho

Horário: 19h às 20h30

Carga horária: 12h

Material do aluno: instrumento próprio

Realização

Dac-UFMG Proex-UFMG

Leis de incentivo

Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio Master

Cemig

Patrocínio

Banco Santander

Parcerias Institucionais

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade

Parcerias Institucionais

VIVO VIVO - ARTE.MOV

Apoio de Mídia

Band News FM Globo Minas Rádio Inconfidência Cedecom - UFMG Conservo | Segurança Eletrônica

Promoção

UFMG Prefeitura de Diamantina

© UFMG 2010
Produzido pelo Núcleo Web do CEDECOM