Artes Plásticas

Local de realização das oficinas: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí - Rua da Glória, 187 - Centro

Cidades Transparentes - Instalações Cenográficas

Oficina de Atualização

Desenvolvimento de práticas e ações criativas ligadas à pintura e à instalação para a criação de cenário, a serem utilizados na produção de um vídeo- documentário. Esta oficina faz parte de um projeto transdisciplinar que tem como objetivo realizar uma produção audiovisual durante o Festival.

Professor

Abel Monasterolo (Argentina) – Professor de Ensino Superior em Artes Visuais, especializado em Pintura, da Escola Provincial de Artes Visuais “Juan Mantovani” de Santa Fé, Argentina. Realizou estudos posteriores com os maestros César López Claro, Enio Iommi, Ahuva Slimowich, Julio César Botta y Luis Felipe Noé. Foi bolsista do Governo da Província de Santa Fé. É membro integrante fundador do Grupo “ARTESEIS” e atualmente desempenha o cargo de Diretor do Museu Municipal de Artes Visuais “Sor Josefa Díaz y Clucellas” de Santa Fé; é curador permanente da Municipalidade de Santa Fé e curador convidado por numerosos espaços de arte da região. É professor do atelier de pintura e da cátedra “Arte sin disciplinas na Escola Provincial de Artes Visuais Juan Mantovani de Santa Fé. Foi também professor do El Molino, de Esperanza, província de Santa Fé, e do atelier de Experimentação Visual da Universidade Tecnológica da Santa Fé. Participa como jurado de diversos salões e concursos de arte. Expõe desde 1982, em mostras individuais e coletivas, obtendo diversos prêmios em salões nacionais, provinciais e regionais.

Público-alvo: Artistas e estudantes de arte interessados nas propostas de pinturas e instalações ligadas às mídias contemporâneas e a vídeo- documentários, que tenham conhecimento e prática de pintura, instalações, história da arte e mídias contemporâneas.

Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 20

Período: 21 a 29 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Material do aluno: lápis, pincéis, papéis e tintas.

Instalações Poéticas Computacionais

Oficina de Atualização

Desenvolvimento de práticas e ações criativas para a criação de instalações artísticas que utilizem os recursos plásticos ambientais associados às possibilidades das mídias computacionais, mídias móveis, vídeos projeções em tempo real e captura de sons.

Professor

Chico Marinho (Francisco Marinho - UFMG) – Artista computacional, líder do grupo de pesquisa 1maginári0: poéticas computacionais, grupo abrigado no Laboratório Midia@rte da Escola de Belas Artes da UFMG, em convênio com o grupo de pesquisa Intersignos, dedicado à pesquisa, desenvolvimento e produção em artes digitais, computacionais, poéticas e interfaces multimodais. http://1maginari0.blogspot.com/

Público-alvo: Artistas e estudantes de arte interessados nas propostas das instalações ligadas às mídias contemporâneas, principalmente às mídias computacionais que agregam à interatividade imagens em movimento, com conhecimento e prática em arte e mídias contemporâneas. É desejável ter conhecimento técnico em programas de edição de imagem e som, em equipamento de vídeo e de sonorização.

Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 20

Período: 21 a 29 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Material do aluno: câmera fotográfica capaz de fazer vídeo.

O Objeto em Cena

Oficina de Atualização

Trabalhar com materiais coletados em incursões na cidade em exercícios orientados pelas noções de deslocamento, apropriação e resignificação, com o intuito de criar objetos que possam, eventualmente, se tornar objetos-atuantes (objetos-personagens e/ou objetos-figurantes) na produção cinematográfica realizada no festival.

Professora

Liliza Mendes (Maria Elisa Mendes Miranda – UFMG) – Artista plástica e professora da Escola de Belas-Artes da UFMG. Mestre em Artes Visuais (EBA/UFMG). Desenvolve seus trabalhos artísticos no campo da tridimensionalidade através de experiências com a cerâmica e outros materiais moldáveis, também se exercita na área do desenho, da fotografia e do vídeo.

Público-alvo: Artistas, estudantes de arte e profissionais da área interessados em propostas de criação de objetos e instalações que estabeleçam um diálogo com as mídias audiovisuais, que tenham ânimo para caminhadas à procura dos materiais e vontade de trabalhar.

Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 20

Período: 21 a 29 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Material do aluno: cola, tintas variadas, barbante, tesoura, pregos, martelo, lixas, papel, lápis, enfim, tudo o que parecer interessante para efetuar transformações nos materiais a serem recolhidos; máquina fotográfica digital (opcional).

Realização

Dac-UFMG Proex-UFMG

Leis de incentivo

Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio Master

Cemig

Patrocínio

Banco Santander

Parcerias Institucionais

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade

Parcerias Institucionais

VIVO VIVO - ARTE.MOV

Apoio de Mídia

Band News FM Globo Minas Rádio Inconfidência Cedecom - UFMG Conservo | Segurança Eletrônica

Promoção

UFMG Prefeitura de Diamantina

© UFMG 2010
Produzido pelo Núcleo Web do CEDECOM