Aproveitamento de estudos

O aproveitamento de estudos ou dispensa de disciplina é feito quando há equivalência de programas (conteúdo e carga horária) entre as matérias. O pedido é feito presencialmente no CEGRAD (ou pelo Moodle, enquanto viger a pandemia)

A documentação obrigatória para se fazer o pedido é:

- requerimento a ser entregue já impresso e preenchido;

- programa COMPLETO da disciplina (exceto quando a origem da dispensa for da UFMG e tiver o mesmo código da disciplina dispensada);

- histórico escolar da instituição de origem

A optativa direcionada (4cr), que pertence ao currículo, deve ser cursada como formação livre nas seguintes unidades: FaE, FACE, FAFICH e FALE. Após a aprovação, o aluno deve pedir a dispensa da formação livre como optativa direcionada (apenas uma vez, para integralizar os 4cr); o código e o nome para dispensá-la é Tópicos em Formação Humana, EMA189. Ou seja: os alunos devem cursar 180h de formação livre, das quais 60h serão usadas para dispensar EMA189.

Atenção: a disciplina de LIBRAS, por força de lei (decreto 5626, disponível aqui), é considerada exclusivamente optativa geral, não formação livre, nem optativa direcionada.

Disciplinas que não estão enquadradas em nenhuma categoria no histórico escolar podem ser enquadradas, a princípio, como formação livre, diretamente pelo Colegiado; basta que nos enviem um e-mail solicitando.

Atentem para o fato de que há formulários diferentes para tipos diferentes de aproveitamento. O formulário acima é para dispensas cuja origem é uma disciplina. As atividades especiais, que não são oriundas de disciplinas, devem ser pedidas no formulário abaixo.

O aproveitamento de atividades complementares (AACCs) segue a resolução 2/19 da EEUFMG, cujos artigos, com os respectivos limites de créditos aproveitáveis, estão tabelados:

.