Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Transferência Especial

Transferência destinada a atender ao servidor público federal civil ou militar estudante e a seus dependentes, quando são obrigados a se mudar de cidade, a bem do serviço público. Só beneficia quem estuda em instituição pública e que esteja vinculado à instituição de origem à época da transferência.

A transferência especial independe da existência de vaga.

BRANQUITO

Exigências:

  • Existência do curso na UFMG.

PROTOCOLO DE REQUERIMENTOS

Para protocolar pedido de Transferência Especial é necessária a seguinte documentação:

  • Preencher o Requerimento de Transferência Especial (Clique aqui para acessar o formulário)
  • Histórico Escolar oficial (original);
  • Atestado de que estava frequentando regularmente o curso na localidade de origem ou em sua
     proximidade, quando da transferência/remoção ex officio para Belo Horizonte (original);
  • Atestado comprovando vínculo atual com a instituição de origem, à época do pedido do requerimento de Transferência Especial (original);
  • Comprovante de reconhecimento do curso;
  • Grade curricular do curso de origem;
  • Programas (conteúdos programáticos ou planos de ensino) das disciplinas cursadas com indicação de carga horária, devidamente autenticados;
  • Cópia do Diário Oficial da União ou do Boletim Interno da Arma com o ato de transferência/remoção ex officio;
  • Certidão de início de exercício em Belo Horizonte (original);
  • Certidão de situação funcional emitida pela autoridade a que se subordinava, quando da publicação do ato de transferência/remoção ex officio (original);
  • Comprovante de residência na localidade de origem ou em sua proximidade (original);
  • Comprovante de residência atual (original);
  • Certidão de casamento ou nascimento, se dependente (original).
Observação: De posse da documentação acima, o requerimento deverá ser solicitado através do e-mail info@drca.ufmg.br

Atenção:

- Poderão ser solicitados outros documentos a juízo da Câmara de Graduação.

- Só serão encaminhados processos devidamente documentados.

RESULTADO

O resultado será fornecido oficialmente pela Pró-Reitoria de Graduação.

REGISTRO ACADÊMICO

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA/UFMG) entrará em contato com o(a) interessado(a) após deferimento do pedido  para orientação sobre complementação de informações e entrega dos documentos para Registro Acadêmico.  Para complementação das informações clique aqui.

MATRÍCULA EM DISCIPLINAS

O(a) interessado(a) receberá o comprovante de Registro Acadêmico, no email cadastrado durante a complementação de dados online, que deverá ser apresentado ao colegiado do curso para efetivação da matrícula.
     

 Para mais informações: +55 (31) 3409 - 4162