Instruções para os Classificados no Programa de Vagas Suplementares Indígenas 2024
(Publicado em: 28/02/2024)
INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS NA 1ª CHAMADA DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE VAGAS SUPLEMENTARES PARA ESTUDANTES INDÍGENAS 2024
CALOURO UFMG 2024
SEJA BEM-VINDO!
Queremos parabenizá-lo pela sua aprovação e recomendar que leia com muito cuidado e atenção a íntegra das presentes instruções, pois elas têm por objetivo orientá-lo a assegurar a sua vaga na UFMG.
TODOS os candidatos selecionados para a 1ª chamada deverão efetuar seu Registro Acadêmico, via internet, com upload da documentação obrigatória, do dia 29 de fevereiro de 2024 até as 23 horas e 59 minutos (horário oficial de Brasília) do dia 04 de março de 2024.
ATENÇÃO
- Os candidatos menores de 18 (dezoito) anos, no momento de prática de atos presenciais e formais, sejam eles emissão de declarações, assinaturas, e/ou quaisquer outros correlatos, inclusive nas avaliações para candidatos de modalidades de reserva de vagas, devem necessariamente contar com a participação e presença do responsável legal em caso de menor de 16 anos ou anuência formal de seu representante legal para aqueles maiores de 16 e menores de 18 anos, nos termos do Código Civil.
- O representante legal é aquele a quem a lei confere poderes, como o pai, mãe, ou aquele que possui a guarda em relação a menor. O representante legal do candidato menor de 16 anos deverá estar presente a todos os atos do procedimento presencial obrigatório de entrega de documentos e matrícula. Já o representante legal do candidato maior de 16 anos e menor de 18 anos deverá preencher declaração de anuência (clique aqui para acessar o formulário).
- Perderá o direito à vaga no curso o candidato que incorrer em quaisquer das seguintes situações:
- Não efetuar o Registro Acadêmico, via internet, disponível no sistema da UFMG na página www.ufmg.br/drca do dia 29 de fevereiro de 2024 até as 23 horas e 59 minutos (horário oficial de Brasília) do dia 04 de março de 2024.
- Deixar de apresentar a documentação completa exigida, na forma estabelecida pela UFMG. Por isso, recomenda-se aos candidatos que providenciem todos os documentos com antecedência;
AGENDA DO CALOURO 2024
Mês | Datas | Atividades |
MARÇO | 29 de fevereiro a 04 de março | Registro Acadêmico, via internet, pelos selecionados na 1ª chamada das Vagas Suplementares Indígenas 2024 |
05 | Divulgação da relação dos registros confirmados e indeferidos | |
05 | Envio, por email, do comprovante de matrícula para os candidatos que tiveram o seu registro acadêmico confirmado. | |
05 a 08 | Período para requerimento de dispensa de disciplinas por aproveitamento de estudos pelos selecionados na 1ª chamada das Vagas Suplementares Indígenas 2024 |
Os procedimentos para o Registro Acadêmico e Matrícula obedecerão às seguintes normas:
1. REGISTRO ACADÊMICO
O Registro Acadêmico é um ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos selecionados para a ocupação da vaga obtida no Processo Seletivo 2024. Por meio do Registro Acadêmico, os candidatos selecionados fornecem à UFMG, para cadastro, os seus dados pessoais, acadêmicos e outros.
Para concluir o processo do seu Registro Acadêmico e efetivar sua Matrícula, será obrigatória a apresentação da documentação completa, conforme a listagem abaixo.
Para realizá-lo, os candidatos selecionados deverão:
1.1. Efetuar obrigatoriamente o Registro Acadêmico, via internet, exclusivamente na página www.ufmg.br/drca, do dia 29 de fevereiro de 2024 até as 23 horas e 59 minutos (horário oficial de Brasília) do dia 04 de março de 2024. Para acessar o Registro Acadêmico via internet, é necessário utilizar seu número de CPF e a sua data de nascimento.
1.2. Apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos, que deverão ser anexados em formato digital no momento do registro acadêmico, via internet, ou preenchidos:
» Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou equivalente;
» Histórico Escolar do Ensino Médio
» Documento de Identidade (no caso de candidato estrangeiro, Cédula de Identidade expedida pela Polícia Federal, ou passaporte, com Visto Temporário de estudante válido);
» CPF (clique aqui para emitir o comprovante de inscrição no CPF);
» Documento que comprove a quitação com as obrigações eleitorais (clique aqui para emitir a certidão de quitação eleitoral);
» Documento que comprove a quitação com as obrigações do serviço militar, para o candidato homem maior de 18 anos. O candidato com idade superior a 45 anos está dispensado da apresentação do documento;
» Declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação, em outra instituição pública de ensino superior brasileira, preenchida e assinada – Lei 12.089/2009 (formulário online que deve ser preenchido no momento do registro acadêmico, via internet);
Os candidatos selecionados que tiverem concluído o Ensino Médio no exterior deverão apresentar, em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar, o Parecer de Equivalência de Estudos emitido por Secretaria de Estado da Educação.
Os candidatos selecionados que forem ex-alunos e ingressaram na UFMG a partir de 1991, poderão apresentar o Histórico Escolar de graduação original e oficial expedido pela Unidade Acadêmica (Faculdade/Escola/Instituto) em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar.
No caso de ausência do certificado e histórico escolar, será aceita, provisoriamente, uma declaração de conclusão do ensino médio.
2. MATRÍCULA E APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
A efetivação da Matrícula é um ato acadêmico também obrigatório a ser realizado pelos candidatos selecionados para a ocupação da vaga. A Matrícula será realizada em todas as atividades acadêmicas obrigatórias do 1º período curricular do curso.
2.1. Os candidatos interessados em dispensa de disciplina(s), aproveitando-se de estudos anteriores em Instituição de Ensino Superior, deverão, após receberem o comprovante de matrícula, no dia 05 a 08 de março de 2024, protocolizar os requerimentos nos Colegiados dos Cursos para os quais foram selecionados, apresentando o histórico escolar e os programas das disciplinas cursadas, fornecidos pela Instituição de origem.
2.2. Os candidatos que obtiverem a dispensa de disciplinas por aproveitamento de estudos deverão efetuar a reformulação de sua matrícula nos Colegiados dos Cursos.
3. USO DO NOME SOCIAL NA UFMG
Os candidatos que desejarem requerer o uso do nome social no âmbito da UFMG, nos termos da Resolução 09 /2015 de 07 de julho de 2015, deverão preencher o requerimento e encaminhá-lo ao endereço eletrônico info@drca.ufmg.br acompanhado da cópia do seu documento de identidade.