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Instruções sobre o Registro Acadêmico e Matrícula em Atividades Acadêmicas - 2ª Chamada

(Publicado em: 27/02/2012)

INSTRUÇÕES PARA OS CANDIDATOS CONVOCADOS EM 2ª CHAMADA NO CONCURSO 2012 PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES DE GRADUAÇÃO, NO 1º SEMESTRE DE 2012, NAS MODALIDADES TRANSFERÊNCIA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

Recomendamos que leia com muito cuidado e atenção à íntegra das presentes instruções, pois elas têm por objetivo orientá-lo a assegurar a sua vaga na UFMG.

TODOS os candidatos convocados na 2ª Chamada no Concurso 2012 para Preenchimento de Vagas Remanescentes de Graduação, sem exceção, deverão efetuar o Registro Acadêmico na UFMG, no dia 07 de março de 2012, no horário das 09h às 11h.

Haverá dois locais de atendimento para Registro Acadêmico, a saber:

- Convocados para os cursos oferecidos em Montes Claros: Instituto de Ciências Agrárias - ICA (Av. Universitária, 1000 – Bairro Universitário - Montes Claros – MG);

- Convocados para os demais cursos: Departamento de Registro e Controle Acadêmico DRCA – Prédio da Unidade Administrativa III da UFMG, no Campus Pampulha.

Além do Registro Acadêmico, todos os candidatos convocados deverão, obrigatoriamente, fazer a Matrícula, nos Colegiados de Cursos para os quais foram selecionados.

Perderá o direito à vaga no curso o candidato que incorrer em qualquer das seguintes situações:

- Não efetuar o Registro Acadêmico;

- Não efetuar a Matrícula;

- Não atender ao item VII.5 do Edital do Concurso 2012;

- Deixar de apresentar a documentação completa exigida, na forma estabelecida pela UFMG. Por isso, recomenda-se aos candidatos que providenciem todos os documentos com antecedência.

Os procedimentos para o Registro Acadêmico e a Matrícula obedecerão as seguintes normas:

1. REGISTRO ACADÊMICO

O Registro Acadêmico é o primeiro ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos convocados para a ocupação da vaga. Por meio do Registro Acadêmico, o candidato convocado fornece a UFMG, para cadastro, todos os seus dados pessoais e acadêmicos, entre outros.

Para realizá-lo, os candidatos convocados, deverão:

1.1. Comparecer ao DRCA – Prédio da Unidade Administrativa III, ou ao ICA - Montes Claros, no dia 07 de março de 2012, no horário estabelecido nesta instrução para as seguintes providências:

a) Preenchimento da Ficha de Cadastro fornecida no dia 07/03/2012;

b) Apresentação de original e uma cópia legível e sem rasuras dos seguintes documentos:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou equivalente;
  • Histórico Escolar do Ensino Médio;
  • Documento de Identidade (no caso de estrangeiro, Cédula de Identidade expedida pela Polícia Federal ou Passaporte com visto temporário de estudante ou permanente válidos);
  • Título de Eleitor (acompanhado da comprovação de votação na última eleição ou a certidão de quitação eleitoral autenticada ou emitida via internet);
  • Documento Militar, no caso de candidato homem maior de 18 anos (o candidato com idade superior a 46 anos está dispensado da apresentação do documento);
  • CPF;

c) Duas fotografias 3 x 4 recentes, isto é, tiradas há menos de 1 ano (escrever o nome e o curso/turno do candidato no verso das fotos);

d) Declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação, em outra instituição pública de ensino superior brasileira – Lei 12.089/09 de 11/11/2009 (veja o modelo disponível).

Os candidatos que tiverem concluído o Ensino Médio no exterior deverão apresentar, em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar, o parecer de equivalência de estudos, emitido por Secretaria de Estado da Educação.

e) Além dos documentos listados acima, os candidatos convocados deverão apresentar os seguintes documentos específicos, por modalidade de ingresso:

Documentos específicos para os candidatos convocados para a modalidade

Transferência:

  • Atestado original expedido pela Instituição de origem, comprovando vínculo com a referida instituição no 2º (segundo) semestre de 2011.
  • Histórico Escolar original, oficial e atualizado, expedido pela Instituição de Ensino Superior de origem. O documento deverá estar devidamente assinado pelos responsáveis e carimbado pela Instituição de Ensino Superior de origem, contendo notas, conceitos, carga horária, créditos obtidos, regime de aprovação e situação no ENADE.
  • Declaração original e oficial da Instituição de origem, em que se explicitem os dados do reconhecimento do curso iniciado pelo candidato – ato legal e validade.

Documentos específicos para os candidatos convocados para a modalidade

Obtenção de Novo Título:

  • Histórico Escolar original e oficial do curso de graduação concluído.
  • Diploma de Curso Superior, com validade reconhecida em todo o território nacional e devidamente registrado em órgão competente para tanto (original e cópia).

Não serão aceitos diplomas do mesmo curso requerido pelo candidato na UFMG nem diploma de Licenciatura Curta.

No caso do diploma ainda não registrado, será aceito Atestado Original de Conclusão do Curso, fornecido pela Instituição de origem, em que se explicitem a data em que ocorreu a Colação de Grau, referências completas sobre o ato legal de reconhecimento do curso e informações sobre o andamento do Registro do Diploma. O prazo para a entrega do diploma será estabelecido no ato do Registro Acadêmico.

Em nenhuma hipótese, o Registro Acadêmico será efetuado sem a apresentação da documentação completa, conforme a listagem acima. Por isso, recomenda-se aos candidatos que providenciem todos os documentos com antecedência.

Toda documentação expedida por Instituição estrangeira deverá ser legalizada por Representação Consular brasileira, acompanhada de tradução oficial.

No ato do Registro Acadêmico, os candidatos serão identificados, mediante coleta de impressões digitais e conferência de fotografia.

2. MATRÍCULA E APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

A efetivação da matrícula é o segundo ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos convocados, para a ocupação definitiva da vaga.

2.1. Para realizá-la, os candidatos convocados deverão comparecer ao Colegiado do Curso para o qual foi convocado, apresentando o comprovante de Registro Acadêmico expedido pelo DRCA.

2.2. Os candidatos convocados interessados em aproveitar estudos realizados anteriormente em Instituição de Ensino Superior, deverão protocolizar os requerimentos, nos Colegiados dos Cursos para os quais foram selecionados, apresentando o histórico escolar oficial (cópia autenticada), contendo notas, conceitos, carga horária, regime de aprovação e os programas das disciplinas cursadas com aproveitamento, fornecidos pela Instituição de Origem.

3. REGISTRO E MATRÍCULA POR REPRESENTANTE

3.1. O Registro Acadêmico e a Matrícula poderão ser feitos por representante, que deverá comparecer ao local do Registro Acadêmico apresentando a documentação relacionada no item 1.2 acima e a sua própria cédula de identidade.

3.2. O candidato convocado, cujo Registro Acadêmico for feito por representante, será convocado posteriormente, para realizar o procedimento de identificação civil, mediante coleta de impressões digitais e conferência de fotografia.

4. CADASTRO INICIAL minhaUFMG

O acesso aos sistemas informatizados da UFMG é feito através do portal minhaUFMG e exige que o aluno se identifique, garantindo a privacidade de acesso às suas informações.

O Cadastro Inicial só poderá ser realizado após a confirmação do Registro Acadêmico pelo DRCA ou pelo ICA.

Após o Registro Acadêmico, os calouros deverão procurar o LCC - Laboratório de Computação Científica, na sala 2040 do prédio do ICEx, no Campus Pampulha, no horário de 08h às 21h, apresentando um documento de identificação pessoal, com fotografia, para receber a folha de NIP - Número de Identificação Pessoal para cadastro no portal minhaUFMG.

Os calouros que efetuarem o Registro Acadêmico no ICA em Montes Claros, deverão procurar o Setor de Suporte de Informática local, para solicitarem a folha de NIP.

5. CHAMADAS DE EXCEDENTES

5.1. Os candidatos excedentes deverão acompanhar a convocação que será divulgada no endereço eletrônico www.ufmg.br/drca.

5.2. Após a convocação os candidatos deverão comparecer ao DRCA, na data informada na instrução para Registro Acadêmico, munidos da documentação exigida, para efetuar o Registro Acadêmico e a Matrícula para o 1º semestre de 2012.

Os candidatos convocados que não comparecerem ao DRCA, para efetuar o Registro Acadêmico e a Matrícula, na data prevista, não poderão fazê-lo posteriormente, e, portanto, perderão o direito à vaga e serão considerados, formalmente, desistentes.

6. É imprescindível que os candidatos mantenham os seus endereços atualizados no DRCA. A atualização poderá ser feita pessoalmente no DRCA ou através do endereço eletrônico dra@drca.ufmg.br.

 

Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Registro e Controle Acadêmico

Unidade Administrativa III – Térreo

Campus Universitário Pampulha

Av. Presidente Antônio Carlos, 6627

Belo Horizonte – MG

CEP 31270-901