Registro Acadêmico de Candidatos Selecionados nas Seleções PEC-G 2019 e 2020 para Ingresso em 2020
Última atualização: 04/11/2020
Para ingressar no curso de graduação da UFMG, os candidatos selecionados no âmbito do programa devem realizar os seguintes procedimentos obrigatórios e complementares:
- Registro acadêmico online (via internet); e, posteriormente,
- Apresentação dos documentos de registro acadêmico, conforme item b) abaixo, ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).
Após esses procedimentos, os candidatos são matriculados nas atividades acadêmicas de seu curso.
a) Registro acadêmico online (via internet):
Deve ser realizado antes da apresentação da documentação exigida.
É feito mediante o preenchimento de formulário eletrônico acessível via internet, disponível no sistema da UFMG. Para acessá-lo, é necessário informar, na tela inicial, seu nome completo, data de nascimento e número do CPF.
» Período:
Selecionados para ingresso no 1º semestre de 2020: | A partir de 14 de janeiro de 2020 | Clique aqui para efetuar o registro acadêmico online. |
Selecionados para ingresso no 2º semestre de 2020: | A partir de 31 de outubro de 2020 | Clique aqui para efetuar o registro acadêmico online. |
b) Apresentação da documentação exigida para registro acadêmico:
Durante o estado de suspensão das atividades presenciais em razão da pandemia de COVID-19, a apresentação dos documentos abaixo será feita mediante o envio deles por e-mail, exclusivamente no período de 16 a 20 de novembro de 2020, para o e-mail assessoria@drca.ufmg.br.
Após o retorno das atividades presenciais, o aluno PEC-G será convocado a comparecer ao DRCA para apresentar os originais e cópias dos documentos de número 2, 3, 4, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13 listados abaixo, para verificação, arquivo de originais (itens 7, 9, 10 e 13) e regularização de sua situação junto à universidade.
A apresentação dos itens referentes ao seu controle migratório (itens 3 e 4 abaixo) é obrigatória quando de seu comparecimento presencial. Recomendamos, porém, que, caso não tenha ainda migrado para o Brasil, envie-nos, junto aos demais documentos submetidos por e-mail, pelo menos a cópia da documentação referente a seu visto de entrada. Lembramos que, a partir seu ingresso no país, você deverá providenciar seu Registro Nacional Migratório (RNM) junto à Delegacia de Imigração da Polícia Federal, em até noventa dias. A Carteira do RNM ou o respectivo protocolo é documento necessário para atestar sua regularidade migratória.
Listagem dos documentos para envio e posterior apresentação presencial:
1. Comprovante de Registro Acadêmico online (Emitido pelo(a) candidato(a) na conclusão do registro acadêmico via internet);
2. Passaporte;
3. Cédula de identidade de estrangeiro;
4. Comprovante de regularidade da estada no Brasil;
5. CPF;
6. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa – Celpe-Bras;
7. Carta de Apresentação da Embaixada Brasileira;
8. Certidão de Nascimento;
9. Termo de Compromisso para Matrícula no curso selecionado com legalização consular emitido em data inferior a três meses da data do registro acadêmico na UFMG;
10. Termo de Responsabilidade Financeira com legalização consular emitido em data inferior a três meses da data do registro acadêmico na UFMG;
11. Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do ensino médio ou equivalente, com legalização consular (originais e cópias nítidas);
12. Tradução para o português do item 11, por tradutor público (original e cópia nítida de cada documento), exceto documentos originalmente redigidos em língua portuguesa ou espanhola. As traduções públicas devem ser realizadas no Brasil e os tradutores juramentados poderão ser encontrados nos sítios eletrônicos das Juntas Comerciais estaduais. Clique aqui para consultar tradutores cadastrados na Junta Comercial de Minas Gerais;
13. Atestado de saúde física e mental emitido em data inferior a três meses da data do registro acadêmico na UFMG (original e cópia).
Antes de enviar seus documentos por e-mail, certifique-se de que eles atendem às condições abaixo: |
O não atendimento dessas condições impedirá a realização de seu registro. |
Selecionados para ingresso no 2º semestre de 2020: Após o retorno das atividades de atendimento presencial, você será convocado ao DRCA para apresentar os originais dos documentos acima para verificação e, quando for o caso, arquivamento. |
Perderá o direito à vaga no curso o candidato que incorrer em qualquer das seguintes situações: |
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