Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Instruções para pedidos de Transferência de alunos Pec-G para ingresso no ano letivo de 2024

Última atualização: 04/06/2024

Os interessados em realizar pedido de transferência para a UFMG deverão encaminhar sua documentação completa (documentos listados abaixo) para o e-mail assessoria@drca.ufmg.br.

BRANQUITO

» Período:

» Período para o envio da documentação por e-mail: de 05/06/2024 até 07/06/2024.
BRANQUITO

Listagem dos documentos para envio e posterior apresentação presencial:

  1. Comprovante de Registro Acadêmico (emitido pelo (a) candidato (a) na conclusão do registro acadêmico na universidade de origem);
  2. Passaporte com visto de estudante (VITEM-IV);
  3. Cédula de identidade de estrangeiro/Comprovante de regularidade da estada no Brasil;
  4. Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  5. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa – Celpe-Bras;
  6. Carta de Apresentação emitida pela Missão Diplomática brasileira para a Instituição de Ensino Superior referente à graduação;
  7. Certidão de Nascimento ou de Casamento, devidamente legalizados (quando aplicável) ou apostilados, e, caso não estejam em língua portuguesa ou espanhola, traduzidos por tradutor juramentado no Brasil;
  8. Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do ensino médio ou equivalente, devidamente legalizados (quando aplicável) ou apostilados, e, caso não estejam em língua portuguesa ou espanhola, traduzidos por tradutor juramentado no Brasil;
  9. Termo de Compromisso para Matrícula, com data de emissão inferior a três meses da data da matrícula na Instituição de Ensino Superior de origem. A legalização ou apostilamento do Termo de Compromisso não é obrigatória, uma vez que o documento somente deve ser assinado, o que poderá ser feito diretamente na Instituição de Ensino Superior no momento da apresentação dos demais documentos para matrícula.
  10. Termo de Responsabilidade Financeira, com data de emissão inferior a três meses da data da matrícula na Instituição de Ensino Superior de origem, devidamente legalizadas (quando aplicável) ou apostiladas. O Termo de Responsabilidade Financeira deve ser obrigatoriamente acompanhado de comprovante(s) atualizado(s) da renda mensal declarada pelo(s) responsável(is) financeiro(s), exceto no caso de financiamento por órgão governamental. O referido Termo será considerado válido por todo o período de permanência no Brasil na condição de estudante vinculado ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), desde que esteja acompanhado da documentação comprobatória necessária.
  11. Atestado de saúde física e mental, emitido nos últimos 90 dias.

Obs.: As traduções públicas devem ser realizadas no Brasil e os tradutores juramentados poderão ser encontrados nos sítios eletrônicos das Juntas Comerciais estaduais.

Acesse o seguinte link para consultar tradutores cadastrados na Junta Comercial de Minas Gerais:

BRANQUITO
Antes de enviar seus documentos por e-mail, certifique-se de que eles atendem às condições abaixo:
  • Integridade: somente envie documentos completos. Não envie documentos parciais ("cortados" ou sem a totalidade das informações que contêm);
  • Legibilidade: somente envie documentos que possam ser efetivamente lidos na tela de um dispositivo. Documentos ilegíveis (sem foco, sem contraste, ou qualquer outra deficiência que prejudique sua leitura ou verificação de seu conteúdo) não poderão ser usados para a realização de seu registro acadêmico;
  • Conformidade: certifique-se de que os documentos enviados estão em conformidade com todas as especificações da listagem de documentos acima; observe, por exemplo, que alguns deles precisam ser emitidos em algum momento específico antes do início de seu vínculo com a universidade.

O não atendimento dessas condições impedirá a conclusão da etapa de verificação da documentação e, consequentemente, impedirá o deferimento da vaga.

BRANQUITO
BRANQUITO

Selecionados para ingresso no 2º semestre de 2024:

Posteriormente, você será convocado a apresentar os originais dos documentos acima para verificação e, quando for o caso, arquivamento. 

BRANQUITO
BRANQUITO
Perderá o direito à vaga no curso o candidato que incorrer em qualquer das seguintes situações:
  • Não encaminhar a documentação listada acima, completa e com as condições descritas, para o e-mail assessoria@drca.ufmg.br no período de 05 a 07 de junho de 2024.
  • Não comparecer, quando for convocado para tal, ao local de convocação na data e horário para apresentação dos documentos originais para registro acadêmico.
  • Deixar de apresentar a documentação completa exigida, na forma estabelecida pela UFMG;
  • Não comprovar aprovação no exame CELPE-BRAS.

Após o envio da documentação completa por e-mail, favor aguardar o contato da Assessoria/DRCA com as informações sobre as próximas etapas.

Comprovante de regularidade da estada no Brasil;