Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Instruções para pedidos de Transferência de alunos Pec-G para ingresso no ano letivo de 2023

Última atualização: 03/01/2023

Os interessados em realizar pedido de transferência para a UFMG deverão encaminhar sua documentação completa (documentos listados abaixo) para o e-mail assessoria@drca.ufmg.br.

BRANQUITO

» Período:

» Período para o envio da documentação por e-mail: de 04/01/2023 até 11/01/2023.
BRANQUITO

Listagem dos documentos para envio e posterior apresentação presencial:

  1. Comprovante de Registro Acadêmico (Emitido pelo (a) candidato (a) na conclusão do registro acadêmico na Universidade de origem);
  2. Passaporte;
  3. Cédula de identidade de estrangeiro;
  4. CPF;
  5. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa – Celpe-Bras;
  6. Carta de Apresentação da Embaixada Brasileira;
  7. Certidão de Nascimento;
  8. Termo de Compromisso para Matrícula no curso selecionado com legalização consular emitido em data inferior a três meses da data do registro acadêmico na Universidade de origem;
  9. Termo de Responsabilidade Financeira com legalização consular emitido em data inferior a três meses da data do registro acadêmico na Universidade de origem;
  10. Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do ensino médio ou equivalente, com legalização consular (originais);
  11. Tradução para o português do item 10, por tradutor público (original de cada documento), exceto documentos originalmente redigidos em língua portuguesa ou espanhola. As traduções públicas devem ser realizadas no Brasil e os tradutores juramentados poderão ser encontrados nos sítios eletrônicos das Juntas Comerciais estaduais. Clique aqui para consultar tradutores cadastrados na Junta Comercial de Minas Gerais;
  12. Atestado de saúde física e mental emitido em data inferior a três meses da data do registro acadêmico na Universidade de origem.
BRANQUITO
Antes de enviar seus documentos por e-mail, certifique-se de que eles atendem às condições abaixo:
  • Integridade: somente envie documentos completos. Não envie documentos parciais ("cortados" ou sem a totalidade das informações que contêm);
  • Legibilidade: somente envie documentos que possam ser efetivamente lidos na tela de um dispositivo. Documentos ilegíveis (sem foco, sem contraste, ou qualquer outra deficiência que prejudique sua leitura ou verificação de seu conteúdo) não poderão ser usados para a realização de seu registro acadêmico;
  • Conformidade: certifique-se de que os documentos enviados estão em conformidade com todas as especificações da listagem de documentos acima; observe, por exemplo, que alguns deles precisam ser emitidos em algum momento específico antes do início de seu vínculo com a universidade.

O não atendimento dessas condições impedirá a conclusão da etapa de verificação da documentação e, consequentemente, impedirá o deferimento da vaga.

BRANQUITO
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Selecionados para ingresso no 1º semestre de 2023:

Posteriormente, você será convocado a apresentar os originais dos documentos acima para verificação e, quando for o caso, arquivamento. 

BRANQUITO
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Perderá o direito à vaga no curso o candidato que incorrer em qualquer das seguintes situações:
  • Não encaminhar a documentação listada acima, completa e com as condições descritas, para o e-mail assessoria@drca.ufmg.br no período de 04 a 11 de janeiro de 2023.
  • Não comparecer, quando for convocado para tal, ao local de convocação na data e horário para apresentação dos documentos originais para registro acadêmico.
  • Deixar de apresentar a documentação completa exigida, na forma estabelecida pela UFMG;
  • Não comprovar aprovação no exame CELPE-BRAS.

Após o envio da documentação completa por e-mail, favor aguardar o contato da Assessoria/DRCA com as informações sobre as próximas etapas.