Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Instruções para Registro Acadêmico de Candidatos Pec-G selecionados para Ingresso em 2024

Última atualização: 12/01/2024

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Para ingressar no curso de graduação da UFMG, os candidatos selecionados no âmbito do programa devem realizar os seguintes procedimentos obrigatórios e complementares:

  • Registro acadêmico online (via internet); e, posteriormente,
  • Apresentação dos documentos de registro acadêmico, conforme item b) abaixo, ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).

Após esses procedimentos, os candidatos são matriculados nas atividades acadêmicas de seu curso.

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a) Registro acadêmico online (via internet):

Deve ser realizado antes da apresentação da documentação exigida.

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É feito mediante o preenchimento de formulário eletrônico acessível via internet, disponível no sistema da UFMG. Para acessá-lo, é necessário informar, na tela inicial, seu nome completo, data de nascimento e número do CPF.

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» Período:

Selecionados para ingresso no 1º semestre de 2024:   Clique aqui para efetuar o registro acadêmico online.
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b) Apresentação da documentação exigida para registro acadêmico:

A apresentação dos documentos abaixo será feita, em um primeiro momento, mediante o envio por e-mail, exclusivamente no período de 15 a 26 de janeiro de 2024, para o e-mail assessoria@drca.ufmg.br.

Após esse período de envio dos documentos, o(a) aluno(a) PEC-G será convocado(a) a comparecer ao DRCA para apresentar os originais e cópias dos documentos listados abaixo, para verificação, arquivo de originais (itens 6, 8, 9, 11 e 12) e regularização de sua situação junto à universidade.

A apresentação dos itens referentes ao seu controle migratório (item 3 abaixo) é obrigatória. A Carteira do RNM ou o respectivo protocolo é documento necessário para atestar sua regularidade migratória.

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c) Listagem dos documentos para envio e posterior apresentação presencial:

1. Comprovante de Registro Acadêmico online (emitido pelo(a) candidato(a) na conclusão do registro acadêmico via internet);
2. Passaporte com visto de estudante (VITEM-IV);
3. Cédula de identidade de estrangeiro/Comprovante de regularidade da estada no Brasil;
4. Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
5. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa – Celpe-Bras;
6. Carta de Apresentação emitida pela Missão Diplomática brasileira para a Instituição de Ensino Superior referente à graduação (original);
7. Certidão de Nascimento ou de Casamento, devidamente legalizados (quando aplicável) ou apostilados (original e cópia autenticada);
8. Termo de Compromisso para Matrícula no curso selecionado com legalização consular emitido em data inferior a três meses da data do registro acadêmico na UFMG;
9. Termo de Responsabilidade Financeira (TRF), com data de emissão inferior a três meses da data do registro acadêmico na UFMG, devidamente legalizado (quando aplicável) ou apostilado (original);
10. Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do ensino médio ou equivalente, devidamente legalizados (quando aplicável) ou apostilados (originais e cópias autenticadas);
11. Tradução para o português dos itens 7 e 10, por tradutor público (original e cópia nítida de cada documento), exceto documentos originalmente redigidos em língua portuguesa ou espanhola. As traduções públicas devem ser realizadas no Brasil e os tradutores juramentados poderão ser encontrados nos sítios eletrônicos das Juntas Comerciais estaduais. Clique aqui para consultar tradutores cadastrados na Junta Comercial de Minas Gerais;
12. Atestado de saúde física e mental, com data de emissão inferior a três meses da data do registro acadêmico na UFMG (original).

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Antes de enviar seus documentos por e-mail, certifique-se de que eles atendem às condições abaixo:
  • Integridade: somente envie documentos completos. Não envie documentos parciais ("cortados" ou sem a totalidade das informações que contêm);
  • Legibilidade: somente envie documentos que possam ser efetivamente lidos na tela de um dispositivo. Documentos ilegíveis (sem foco, sem contraste, ou qualquer outra deficiência que prejudique sua leitura ou verificação de seu conteúdo) não poderão ser usados para a realização de seu registro acadêmico;
  • Conformidade: certifique-se de que os documentos enviados estão em conformidade com todas as especificações da listagem de documentos acima; observe, por exemplo, que alguns deles precisam ser emitidos em algum momento específico antes do início de seu vínculo com a universidade.

O não atendimento dessas condições impedirá a realização de seu registro.

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Selecionados para ingresso no 1º semestre de 2024:

Após o retorno das atividades de atendimento presencial, você será convocado ao DRCA para apresentar os originais dos documentos acima para verificação e, quando for o caso, arquivamento.

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Perderá o direito à vaga no curso o candidato que incorrer em qualquer das seguintes situações:
  • Não efetuar o registro acadêmico online, via internet.
  • Não encaminhar a documentação listada acima, completa e com as condições descritas, para o e-mail assessoria@drca.ufmg.br no período de 15 a 26 de janeiro de 2024.
  • Não comparecer ao DRCA para apresentar a documentação para registro acadêmico na data e horário quando forem convocados para tal.
  • Deixar de apresentar a documentação completa exigida, na forma estabelecida pela UFMG;
  • Não comprovar aprovação no exame CELPE-BRAS.