Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Instruções sobre o Registro Acadêmico e Matrícula em Atividades Acadêmicas - 2ª Chamada

(Publicado em: 05/03/2013)

PROCESSO SELETIVO INDÍGENA UFMG 2013

INSTRUÇÕES PARA OS CONVOCADOS EM 2ª CHAMADA

TODOS os candidatos convocados em 2ª Chamada deverão efetuar o Registro Acadêmico e matrícula na UFMG, no dia 12 de março de 2013 no horário de 14 às 16 horas, conforme os procedimentos abaixo definidos.

1. REGISTRO ACADÊMICO

O Registro Acadêmico é o primeiro ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos convocados para a ocupação da vaga obtida no Processo Seletivo Indígena UFMG 2013. Por meio do Registro Acadêmico, os candidatos convocados fornecem à UFMG, para cadastro, os seus dados pessoais e acadêmicos, entre outros.

Para realizá-lo, os candidatos classificados deverão:

1.1. Comparecer ao DRCA – Prédio da Unidade Administrativa III, para as seguintes providências:

a) Preenchimento da Ficha de Cadastro fornecida pelo DRCA no dia 12/03/2013;

b) Apresentação de original e uma cópia legível e sem rasuras dos seguintes documentos:

• Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou equivalente;
  • Histórico Escolar do Ensino Médio, cuja cópia será retida pelo DRCA;
  • Documento de Identidade;
  • Documento que comprove a quitação com as obrigações eleitorais; para maiores de 18 anos;
  • Documento que comprove a quitação com as obrigações do serviço militar, para o candidato homem maior de 18 anos. O candidato com idade superior a 46 anos está dispensado da apresentação do documento;
  • CPF;

c) Declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação em outra instituição pública de ensino superior brasileira – Lei 12.089/2009 (modelo disponível na página www.ufmg.br/drca).

d) Duas fotografias (3x4) recentes, isto é, tiradas há menos de 1 ano (escrever o nome e o curso do candidato no verso das fotos)

Os candidatos que tiverem concluído o Ensino Médio no exterior deverão apresentar, em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar, o parecer de equivalência de estudos emitido por Secretaria de Estado de Educação.

Em nenhuma hipótese, o Registro Acadêmico e a Matrícula serão efetuados sem a apresentação da documentação completa, conforme a listagem acima. Por isso, recomenda-se aos candidatos que providenciem todos os documentos com antecedência.

No ato do Registro Acadêmico, os candidatos serão identificados, mediante coleta de impressões digitais e conferência de fotografia.

2. MATRÍCULA

2.1. A efetivação da Matrícula é o segundo ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos ingressantes para a ocupação definitiva da vaga.

2.2. A Matrícula será realizada  automaticamente no dia 12 de março de 2013, em todas as atividades do 1º período curricular do curso para o qual o candidato foi classificado, no DRCA (Departamento de Registro e Controle Acadêmico), no Prédio da Unidade Administrativa III – Campus Pampulha – Avenida Antônio Carlos, 6627 – Pampulha – Belo Horizonte/MG, no horário de 14h as 16h.

3. Perderá o direito à vaga e será considerado, formalmente, desistente aquele que deixar de comparecer ao DRCA no prazo fixado ou deixar de apresentar quaisquer dos documentos listados no item 1.1. acima.

4. O preenchimento das vagas, não ocupadas, decorrentes das situações previstas no item 3 acima, será feito mediante edital de convocação de candidatos excedentes no Processo Seletivo Indígena UFMG 2013, observando-se a ordem de classificação por curso. As convocações serão publicadas na página www.ufmg.br/drca.

5. O Registro Acadêmico e a Matrícula poderão ser feitos por representante, que deverá comparecer ao local do Registro Acadêmico e da Matrícula apresentando a documentação conforme relacionado no item 1.1 acima e o seu próprio documento de identidade.

6. Os candidatos convocados, cujos Registros Acadêmicos foram feitos por representantes, serão convocados posteriormente para realizarem os procedimentos de identificação civil, mediante coleta de impressões digitais e a conferência de fotografia.

7. Os candidatos convocados são responsáveis pela atualização de seus dados pessoais no DRCA. O contato poderá ser feito pelo endereço eletrônico dra@drca.ufmg.br.

8. A UFMG reserva-se o direito de alterar a data estabelecida para a realização do Registro Acadêmico e da Matrícula Inicial. Responsabiliza-se, contudo, por dar ampla divulgação, com a devida antecedência, a quaisquer alterações feitas.

9. Para todos os efeitos, ficam as presentes instruções incorporadas ao Edital do Processo Seletivo.