Instruções sobre o Registro Acadêmico e Matrícula em Atividades Acadêmicas
(Publicado em: 20/04/2012)
INSTRUÇÕES PARA OS CANDIDATOS CLASSIFICADOS NO CONCURSO VESTIBULAR 2012 PARA OS CURSOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB)
TODOS os candidatos classificados no Concurso Vestibular para os Cursos na modalidade educação a distância, sem exceção, deverão efetuar o Registro Acadêmico e a Matrícula na UFMG, no período de 25 de abril a 4 de maio de 2012, conforme os procedimentos abaixo definidos.
O candidato que não efetuar o Registro Acadêmico ou deixar de apresentar a documentação completa, na forma exigida, não poderá fazê-lo posteriormente e será considerado desistente.
AGENDA
25/04 a 04/05 | Período para preenchimento da Ficha de Cadastro para o Registro Acadêmico pela internet, por todos os classificados. |
07/05 | Data-limite para envio de toda a documentação listada no item 1.3.2 desta instrução ao DRCA, por todos os classificados. Não serão aceitos documentos postados após essa data. |
11/05 | Data-limite para confirmação do Registro Acadêmico e expedição do respectivo comprovante, pelo DRCA. |
21/05 | Data limite para expedição e envio do comprovante de matrícula de 2012/2, pelo DRCA. |
23/05 | Período para Impressão de NIP’s (Número de Identificação Pessoal) e Cadastro Inicial no Portal minhaUFMG conforme instruções no item 3, por todos os classificados com Registro Acadêmico confirmado. |
23/05 | Divulgação da convocação em 2ª Chamada |
08/06 | Divulgação da convocação em 3ª Chamada |
Os procedimentos para o Registro Acadêmico e a Matrícula obedecerão às seguintes normas:
1. REGISTRO ACADÊMICO
1.1. O Registro Acadêmico é o primeiro ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos classificados para a ocupação da vaga. Por meio do Registro Acadêmico, o candidato classificado fornece à UFMG, para cadastro, seus dados pessoais e acadêmicos, entre outros.
1.2. Em nenhuma hipótese, o Registro Acadêmico e a Matrícula serão confirmados sem a apresentação da documentação completa, na forma exigida, conforme definido no item 1.3.2. abaixo.
1.3. Para realizar o Registro Acadêmico, os candidatos classificados, deverão:
1.3.1. Preencher a Ficha de Cadastro, exclusivamente via internet, no endereço www.ufmg.br/drca, no período de 25 de abril a 4 de maio de 2012. Para acessar a Ficha de Cadastro, utilizar o número de controle e a senha usados no Concurso Vestibular.
Caso não se recorde da senha, será possível recuperá-la clicando aqui.
1.3.2. Enviar ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico, exclusivamente por SEDEX, em envelope individual, a documentação abaixo discriminada, impreterivelmente, até o dia 7 de maio de 2012 (data de postagem), como condição obrigatória para efetivação do Registro Acadêmico:
a. Cópias autenticadas, legíveis e sem rasuras dos seguintes documentos:
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou equivalente;
- Histórico Escolar do Ensino Médio;
- Cédula de Identidade (no caso de estrangeiro, Cédula de Identidade expedida pela Polícia Federal ou Passaporte com visto temporário de estudante ou permanente válidos);
- Título de Eleitor, para maiores de 18 anos, acompanhado da comprovação de votação na última eleição ou a certidão de quitação eleitoral autenticada ou emitida via internet;
- Documento Militar, no caso de candidato homem maior de 18 anos (o candidato com idade superior a 46 anos está dispensado da apresentação do documento);
- CPF;
b. Duas fotografias 3x4 recentes, isto é, tiradas há menos de um ano (escrever o nome, o curso e o pólo acadêmico no verso das fotos).
c. Declaração de que não ocupa vaga em quaisquer cursos de graduação de outra instituição pública de ensino superior brasileira – Lei nº 12.089 de 11/11/2009. Clique aqui para obter o modelo disponível.
d. Declaração de vínculo com escola da rede pública, na condição de professor em exercício, conforme modelo divulgado no endereço www.ufmg.br/drca (apenas para os candidatos que concorreram às vagas destinadas aos professores da rede pública).
e. Documento que comprove a validação do candidato-professor na Plataforma Freire, expedido por autoridade do órgão responsável (apenas para os candidatos que concorreram às vagas destinadas aos professores da rede pública).
Os candidatos que tiverem concluído o Ensino Médio no exterior deverão apresentar, em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar, o parecer de equivalência de estudos, emitido por Secretaria de Estado da Educação.
O envelope para envio da documentação exigida acima é individual, isto é, deve conter documentos de apenas um (1) candidato.
O endereço do destinatário no envelope utilizado para envio da documentação para o Registro Acadêmico deverá ser o seguinte:
Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Registro e Controle Acadêmico Unidade Administrativa III – Térreo Campus Universitário Pampulha Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 Belo Horizonte – Minas Gerais CEP 31.270-901 |
Os dados do remetente deverão estar preenchidos de forma legível e sem rasuras, contendo: Nome completo do candidato classificado Logradouro (rua/número/complemento) Bairro Cidade e Estado CEP |
A UFMG não se responsabilizará por quaisquer problemas decorrentes de erro no endereçamento dos envelopes utilizados para encaminhamento da documentação para o Registro Acadêmico.
Não serão aceitos documentos postados fora do prazo estabelecido.
2. MATRÍCULA E APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
2.1. A efetivação da Matrícula é o segundo ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos classificados, para a ocupação definitiva da vaga.
2.2. A Matrícula será realizada automaticamente em todas as atividades acadêmicas do primeiro período curricular dos respectivos cursos, para todos os candidatos que obtiverem a confirmação do Registro Acadêmico expedida pelo DRCA.
2.3. O Comprovante de Registro Acadêmico e de Matrícula dos alunos devidamente registrados será expedido, pelo DRCA, até o dia 21 de maio de 2012.
2.4. Os interessados em aproveitar créditos de disciplina(s) cursada(s) anteriormente em Instituição de Ensino Superior deverão preencher o requerimento para aproveitamento de estudos e enviá-lo, até o dia 21 de maio de 2012, diretamente ao Colegiado Especial de Educação a Distância - CAED, anexando o histórico escolar e os programas das disciplinas cursadas, fornecidos pela Instituição de origem. O formulário do requerimento está disponível para impressão no endereço www.caed.ufmg.br.
O requerimento e a documentação para o CAED devem ser endereçados da seguinte maneira:
Colegiado Especial de Educação a Distância A/C de Graça Moreira Centro de Apoio à Educação a Distância - CAED Av. Antônio Carlos, 6627 Unidade Administrativa III – Sala 115 Campus Universitário Pampulha 31.270-901 - Belo Horizonte - MG |
2.5. Os calouros que obtiverem a(s) dispensa(s) de disciplinas por aproveitamento de estudos poderão ter a sua matrícula reformulada pelo Colegiado do Curso.
3. IMPRESSÃO DE NIP’s E CADASTRO INICIAL NO minhaUFMG
3.1. O acesso às disciplinas on line do curso e aos sistemas informatizados da UFMG é feito no Portal minhaUFMG e exige que o aluno se identifique, garantindo a privacidade de acesso às suas informações. Para isso, o candidato classificado terá uma identidade digital composta de um login e de uma senha próprios.
3.2. A impressão de NIP’s (Números de Identificação Pessoal) e o Cadastro Inicial só poderão ser realizados a partir do dia 23 de maio de 2012, da seguinte maneira:
3.2.1. Imprimir a folha de NIP’s, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.ufmg.br/drca. Para acessar a Impressão de NIPs, utilizar o número de controle e a senha usados no Concurso Vestibular.
3.3. Para cadastrar login e senha próprios, os candidatos classificados deverão:
3.3.1. Tendo em mãos a folha de NIP’s, realizar o Cadastro Inicial no minhaUFMG:
- Entrar no endereço eletrônico http://minha.ufmg.br;
- Na página de login, acessar a opção “Novo Usuário? Veja como acessar a minhaUFMG”;
- Clicar na opção “Cadastro Inicial” na página explicativa que será apresentada.
- Escolher um login, uma senha próprios e definir se irá utilizar a caixa de correio da UFMG ou se irá cadastrar um e-mail externo como contato.
4. DISPOSIÇÕES GERAIS
4.1. Perderá o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o candidato que não efetuar o Registro Acadêmico, preenchendo a Ficha de Cadastro, conforme o item 1.3.1 ou deixar de enviar quaisquer dos documentos listados no item 1.3.2. acima, no prazo fixado nesta instrução.
4.2. Também perderá o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o calouro que deixar de comparecer à aula inaugural nos pólos acadêmicos.
4.3. O preenchimento das vagas não ocupadas, decorrentes das situações previstas nos itens 4.1 e 4.2 acima, será feito mediante edital de convocação de outros candidatos classificados, observando-se a ordem de classificação, por curso e pólo acadêmico, respeitada a ordem decrescente de pontos obtidos no Concurso. Havendo vagas remanescentes as convocações em 2ª e 3ª chamadas serão publicadas, respectivamente, nos dias 23/05/2012 e 08/06/2012 no endereço www.ufmg.br/drca.
4.4. Os candidatos classificados são responsáveis pela atualização de seus dados pessoais junto ao DRCA. O contato poderá ser feito pelo endereço eletrônico dra@drca.ufmg.br.
4.5. Os candidatos classificados deverão consultar permanentemente, pela internet, a página do DRCA (www.ufmg.br/drca), para acompanhar a divulgação de quaisquer outras informações e/ou orientações sobre o Registro Acadêmico, a Matrícula e a chamada de excedentes.