Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Instruções sobre o Registro Acadêmico e Matrícula em Atividades Acadêmicas

(Publicado em: 18/10/2012)

INSTRUÇÕES PARA OS CANDIDATOS CONVOCADOS EM 10ª CHAMADA DO CONCURSO VESTIBULAR DE 2012

CALOURO UFMG 2012: SEJA BEM-VINDO!

Os candidatos convocados na 10ª chamada do Concurso Vestibular 2012 deverão efetuar o Registro Acadêmico na UFMG, no dia 23 de outubro de 2012 das 09 às 11 horas.

O candidato deverá comparecer ao DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico, Unidade Administrativa III da UFMG, no Campus Pampulha, apresentando obrigatoriamente, o original e uma cópia legível e sem rasuras dos seguintes documentos, na data e horário supracitados:

- Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou equivalente;

- Histórico Escolar do Ensino Médio;

- Histórico Escolar do Ensino Fundamental para os candidatos que utilizaram o Programa de Bônus;

- Documento de Identidade (no caso de estrangeiro, Cédula de Identidade expedida pela Polícia Federal ou Passaporte com visto temporário de estudante válido);

- Documento que comprove a quitação com as obrigações eleitorais;

- Documento que comprove a quitação com as obrigações do serviço militar, para o candidato homem maior de 18 anos. O candidato com idade superior a 46 anos está dispensado da apresentação do documento;

- CPF.

• Declaração de Opção pelo Programa de Bônus de 15%
  • Declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação, em outra instituição pública de ensino superior brasileira – Lei 12.089/09 de 11/11/2009
  • Duas fotografias 3 x 4 recentes, isto é, tiradas há menos de um ano (escrever o nome e o curso do candidato no verso das fotos).

Os candidatos que tiverem concluído o Ensino Médio no exterior deverão apresentar em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar, o Parecer de Equivalência de estudos, emitido por Secretaria de Estado de Educação.

Além do Registro Acadêmico, todos os candidatos classificados deverão, obrigatoriamente, fazer a Matrícula na data indicada acima, no mesmo local de atendimento do Registro Acadêmico.

Em nenhuma hipótese o Registro Acadêmico e a Matrícula serão efetuados sem a apresentação da documentação completa, conforme a listagem acima.

No ato do Registro Acadêmico, os candidatos serão identificados, mediante coleta de impressões digitais e conferência de fotografia.

O não comparecimento do interessado no prazo fixado ou a não apresentação de todos os documentos exigidos no Edital do Concurso Vestibular 2012, implica na perda do direito à vaga.

REGISTRO E MATRÍCULA POR REPRESENTANTE

O Registro Acadêmico e a Matrícula poderão ser feitos por representante, que deverá comparecer ao local do Registro Acadêmico apresentando a documentação conforme relacionado no item acima e a sua própria cédula de identidade.

Os candidatos, cujos Registros Acadêmicos foram feitos por representantes, serão convocados posteriormente, para realizarem os procedimentos de identificação civil, mediante coleta de impressões digitais e a conferência de fotografia.

É imprescindível que os candidatos mantenham os seus endereços atualizados no DRCA. A atualização poderá ser feita pessoalmente no DRCA ou através do endereço eletrônico dra@drca.ufmg.br.

Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Registro e Controle Acadêmico