Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Instruções sobre o Registro Acadêmico e Matrícula em Atividades Acadêmicas

(Publicado em: 19/03/2012)

INSTRUÇÕES PARA OS CONVOCADOS PARA OCUPAÇÃO DE VAGAS DO PRIMEIRO SEMESTRE DO VESTIBULAR 2012

CALOURO UFMG 2012: SEJA BEM-VINDO!

Queremos parabenizá-lo pela sua aprovação no Concurso Vestibular de 2012 e recomendar que leia com muito cuidado e atenção a íntegra das presentes instruções, pois elas têm por objetivo orientá-lo a assegurar a sua vaga na UFMG.

TODOS os candidatos convocados para ocupação de vagas do primeiro semestre, sem exceção, deverão efetuar o Registro Acadêmico na UFMG, no dia 23 de março de 2012 para garantir a ocupação da vaga (consulte aqui a escala de atendimento por curso).

O local de atendimento para Registro Acadêmico será no Departamento de Registro e Controle Acadêmico - DRCA, Unidade Administrativa III da UFMG, no Campus Pampulha.

Além do Registro Acadêmico, todos os candidatos classificados deverão, obrigatoriamente, fazer a Matrícula nas datas indicadas na escala acima referida, no mesmo local de atendimento do Registro Acadêmico.

Perderá o direito à vaga no curso o candidato que incorrer em qualquer das seguintes situações:

- Não efetuar o Registro Acadêmico e a Matrícula nos períodos estabelecidos para cada semestre de entrada;

- Não atender ao item VII.6 do Edital do Concurso Vestibular 2012;

- Deixar de atender à convocação prevista no item VII.11 do Edital do Concurso Vestibular 2012;

- Deixar de apresentar a documentação completa exigida, na forma estabelecida pela UFMG. Por isso, recomenda-se aos candidatos que providenciem todos os documentos com antecedência.

Os procedimentos para o Registro Acadêmico e a Matrícula obedecerão as seguintes normas:

1. REGISTRO ACADÊMICO

O Registro Acadêmico é o primeiro ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos classificados para a ocupação da vaga obtida no Concurso Vestibular 2012. Por meio do Registro Acadêmico, os candidatos classificados fornecem à UFMG, para cadastro, os seus dados pessoais e acadêmicos, entre outros.

Em nenhuma hipótese, o Registro Acadêmico e a Matrícula serão efetuados sem a apresentação da documentação completa, conforme a listagem abaixo.

Para realizá-lo, os candidatos classificados deverão:

1.1. Comparecer ao DRCA – Prédio da Unidade Administrativa III, “Campus Pampulha” nas datas e horários, de acordo com a escala de atendimento por curso, para efetuar o Registro Acadêmico, apresentando, obrigatoriamente:

  • O original e uma cópia legível e sem rasuras dos seguintes documentos:

- Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou equivalente;

- Histórico Escolar do Ensino Médio;

- Histórico Escolar do Ensino Fundamental para os candidatos que utilizaram o Programa de Bônus;

- Documento de Identidade (no caso de estrangeiro, Cédula de Identidade expedida pela Polícia Federal ou Passaporte com visto temporário de estudante ou permanente válidos);

- Título de Eleitor, acompanhado da comprovação de votação na última eleição ou a certidão de quitação eleitoral autenticada ou emitida via internet;

- Documento Militar, no caso de candidato homem maior de 18 anos (o candidato com idade superior a 46 anos está dispensado da apresentação do documento);

- CPF.

  • Declaração de Opção pelo Programa de Bônus de 15% (veja o Modelo disponível);
  • Declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação, em outra instituição pública de ensino superior brasileira – Lei 12.089/09 de 11/11/2009 (veja o Modelo disponível);
  • Duas fotografias 3 x 4 recentes, isto é, tiradas há menos de um ano (escrever o nome e o curso do candidato no verso das fotos).

Os candidatos que tiverem concluído o Ensino Médio no exterior deverão apresentar, em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar, o parecer de equivalência de estudos, emitido por Secretaria de Estado da Educação.

No ato do Registro Acadêmico, os candidatos serão identificados, mediante coleta de impressões digitais e conferência de fotografia.

2. MATRÍCULA E APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

A efetivação da matrícula é o segundo ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos classificados, para a ocupação da vaga. A matrícula será realizada em todas as atividades acadêmicas obrigatórias do 1º período curricular do curso, na mesma data, horário e local do Registro Acadêmico, conforme a escala de atendimento por curso.

2.1. Os candidatos interessados em dispensa de disciplina(s), aproveitando-se de estudos anteriores em Instituição de Ensino Superior, deverão protocolizar os requerimentos nos Colegiados dos Cursos para os quais foram selecionados, apresentando o histórico escolar e os programas das disciplinas cursadas, fornecidos pela Instituição de origem, no período abaixo:

3. REGISTRO E MATRÍCULA POR REPRESENTANTE

3.1. O Registro Acadêmico e a Matrícula poderão ser feitos por representante, que deverá comparecer ao local do Registro Acadêmico apresentando a documentação conforme relacionado no item 1.2 acima e a sua própria cédula de identidade.

3.2. Os candidatos, cujos Registros Acadêmicos forem feitos por representantes, serão convocados posteriormente, para realizarem os procedimentos de identificação civil, mediante coleta de impressões digitais e a conferência de fotografia.

É imprescindível que os candidatos mantenham os seus endereços atualizados no DRCA. A atualização poderá ser feita pessoalmente no DRCA ou no endereço eletrônico dra@drca.ufmg.br.

 

Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Registro e Controle Acadêmico

Unidade Administrativa III – Térreo

Campus Universitário Pampulha

Av. Presidente Antônio Carlos, 6627

Belo Horizonte – MG

CEP 31270-901