Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Instruções sobre o Registro Acadêmico e Matrícula em Atividades Acadêmicas

(Publicado em: 17/02/2012)

INSTRUÇÕES PARA OS CANDIDATOS  CONVOCADOS EM 2ª CHAMADA DO CONCURSO VESTIBULAR DE 2012

CALOURO UFMG 2012: SEJA BEM-VINDO!

Os candidatos convocados na 2ª chamada do Concurso Vestibular 2012 deverão efetuar o Registro Acadêmico na UFMG, no período de 29 de fevereiro a 02 de março de 2012. (Consulte aqui a escala de atendimento por curso).

Haverá dois locais de atendimento para Registro Acadêmico, a saber:

- Classificados para os cursos oferecidos em Montes Claros: Instituto de Ciências Agrárias – ICA (Av. Universitária, 1000 – Bairro Universitário – Montes Claros – MG).

- Classificados para os demais cursos: Departamento de Registro e Controle Acadêmico  - DRCA, Unidade Administrativa III  da UFMG, no Campus Pampulha.

Para realizá-lo o candidato deverá preencher a Ficha de Cadastro, exclusivamente pela internet, até o dia 02/03/2012. Para acessar a ficha de cadastro, utilizar o número de inscrição e a senha usados no Concurso Vestibular 2012.

Se necessário, o acesso à internet poderá ser feito na sala de microcomputadores disponibilizada pela UFMG, no andar térreo do Prédio da Unidade Administrativa III, no Campus Pampulha.

O candidato deverá, ainda, comparecer ao DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico, Unidade Administrativa III da UFMG, no Campus Pampulha, apresentando obrigatoriamente, o original e uma cópia legível e sem rasuras dos seguintes documentos, na data e horário definidos na escala de atendimento por curso:

• Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou equivalente;
  • Histórico Escolar do Ensino Médio;
  • Histórico Escolar do Ensino Fundamental para os candidatos que utilizaram o Programa de Bônus;
  • Documento de Identidade (no caso de estrangeiro, Cédula de Identidade expedida pela Polícia Federal ou Passaporte com visto temporário de estudante ou permanente válidos);
  • Título de Eleitor, acompanhado da comprovação de votação na última eleição ou a certidão de quitação eleitoral autenticada ou emitida via internet;
  • Documento Militar, no caso de candidato homem maior de 18 anos (o candidato com idade superior a 46 anos está dispensado da apresentação do documento);
  • CPF;
  • Declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação, em outra instituição pública de ensino superior brasileira – Lei 12.089/09 de 11/11/2009 (modelo disponível);
  • Declaração de opção pelo programa de bônus de 15% (disponível no endereço www.ufmg.br/copeve);
  • Duas fotografias 3 x 4 recentes, isto é, tirados há menos de 1 ano (escrever o nome e o curso do candidato no verso das fotos).

Os candidatos que tiverem concluído o Ensino Médio no exterior deverão apresentar, em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar, o Parecer de Equivalência de estudos, emitido por Secretaria de Estado de Educação.

Além do Registro Acadêmico, todos os candidatos classificados deverão, obrigatoriamente, fazer a Matrícula nas datas indicadas na escala de atendimento por curso, no mesmo local de atendimento do Registro Acadêmico.

Em nenhuma hipótese o Registro Acadêmico e a Matrícula serão efetuados sem a apresentação da documentação completa, conforme a listagem acima.

No ato do Registro Acadêmico, os candidatos serão identificados, mediante coleta de impressões digitais e conferência de fotografia.

O não comparecimento do interessado no prazo fixado ou a não apresentação de todos os documentos exigidos no Edital do Concurso Vestibular 2012, implica na perda do direito à vaga.

REGISTRO E MATRÍCULA POR REPRESENTANTE

O Registro Acadêmico e a Matrícula poderão ser feitos por representante, que deverá comparecer ao local do Registro Acadêmico apresentando a documentação conforme relacionado no item acima e a sua própria cédula de identidade.

Os candidatos, cujos Registros Acadêmicos foram feitos por representantes, serão convocados posteriormente, para realizarem os procedimentos de identificação civil, mediante coleta de impressões digitais e a conferência de fotografia.

É imprescindível que os candidatos mantenham os seus endereços atualizados no DRCA. A atualização poderá ser feita pessoalmente no DRCA ou através do endereço eletrônico dra@drca.ufmg.br.

Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Registro e Controle Acadêmico