Instruções aos Candidatos Selecionados no Processo Seletivo 2021 - Acolhida Humanitária - 3ª Chamada
(Publicado em: 02/06/2021)
3ª Chamada
CALOURO UFMG 2021: SEJA BEM-VINDO!
Queremos parabenizá-lo pela sua seleção e recomendar que leia com muito cuidado e atenção a íntegra das presentes instruções, pois elas têm por objetivo orientá-lo a assegurar a sua vaga na UFMG.
TODOS os candidatos classificados para a 1ª chamada deverão efetuar seu Registro Acadêmico, via internet, do dia 02 de junho de 2021 até as 23 horas e 59 minutos ( horário oficial de Brasília) do dia 04 de junho de 2021.
O procedimento obrigatório de apresentação de documentos para o registro acadêmico será realizado por e-mail. Toda a documentação para registro deverá ser encaminhada para o e-mail dra@drca.ufmg do dia 02 de junho de 2021 até as 23 horas e 59 minutos ( horário oficial de Brasília) do dia 04 de junho de 2021.
ATENÇÃO:
- Os candidatos menores de 18 (dezoito) anos, no momento de prática de atos formais, sejam eles emissão de declarações, assinaturas, e/ou quaisquer outros correlatos, devem necessariamente contar com a participação e anuência formal de seus representantes legais, nos termos do Código Civil. O representante legal do candidato maior de 16 anos e menor de 18 anos deverá preencher a declaração de anuência (clique aqui para acessar o formulário).
- Perderá o direito à vaga no curso o candidato que incorrer em qualquer das seguintes situações:
- Não efetuar o Registro Acadêmico, via internet, disponível no sistema da UFMG na página www.ufmg.br/drca do dia 02 de junho de 2021 até as 23 horas e 59 minutos ( horário oficial de Brasília) do dia 04 de junho de 2021.
- Não enviar toda a documentação para registro para o e-mail dra@drca.ufmg.br do dia 02 de junho de 2021 até as 23 horas e 59 minutos ( horário oficial de Brasília) do dia 04 de junho de 2021. Qualquer e-mail enviado após essa data será desconsiderado.
- Deixar de apresentar a documentação completa exigida, na forma estabelecida pela UFMG. Por isso, recomenda-se aos candidatos que providenciem todos os documentos com antecedência;
- Não estiver assistido pelo seu representante legal, no caso de menor de 18 anos.
AGENDA DO CALOURO 2021 - 3ª CHAMADA
Mês | Datas | Atividade |
JUNHO | 02 a 04 | Registro acadêmico, via internet, para os candidatos selecionados na 3ª Chamada. |
Procedimento de apresentação, por e-mail, dos documentos do Registro Acadêmico dos candidatos selecionados na 3ª Chamada. | ||
07 | Envio, por email, do comprovante de matrícula para os candidatos que tiveram o seu registro acadêmico confirmado. |
Os procedimentos para o Registro Acadêmico e Matrícula obedecerão as seguintes normas:
1. REGISTRO ACADÊMICO
O Registro Acadêmico é um ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos selecionados para a ocupação da vaga obtida no Processo Seletivo 2021. Por meio do Registro Acadêmico, os candidatos selecionados fornecem à UFMG, para cadastro, os seus dados pessoais e acadêmicos, entre outros.
Para realizá-lo, os candidatos selecionados deverão:
1.1. Efetuar obrigatoriamente o Registro Acadêmico, via internet, exclusivamente na página www.ufmg.br/drca, do dia 02 de junho de 2021 até as 23 horas e 59 minutos ( horário oficial de Brasília) do dia 04 de junho de 2021. Para acessar o Registro Acadêmico via internet, é necessário utilizar seu número de CPF e a sua data de nascimento.
1.2. Encaminhar a documentação listada abaixo para o e-mail dra@drca.ufmg.brdo dia 02 de junho de 2021 até as 23 horas e 59 minutos ( horário oficial de Brasília) do dia 04 de junho de 2021:
» Documentação para todos os candidatos selecionados
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio, emitido no Brasil;
- Histórico Escolar do Ensino Médio, emitido no Brasil;
- Cédula de identidade, expedida pela Polícia Federal do Brasil: RNE/RNM;
- CPF;
- Comprovante de regularidade da estada no Brasil;
- Declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação, em outra instituição pública de ensino superior brasileira, preenchida e assinada – Lei 12.089/2009 (clique aqui para acessar o formulário);
Os candidatos classificados que tiverem concluído o Ensino Médio no exterior deverão apresentar, em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar, o Parecer de Equivalência de Estudos emitido por Secretaria de Estado da Educação.
» Os refugiados, asilados políticos ou apátridas devem apresentar uma das documentações abaixo, de acordo com a sua situação:
- Comprovação de reconhecimento da condição de refugiado reconhecido pelo CONARE;
- Comprovação de reconhecimento da condição de asilado político reconhecido pelo Estado Brasileiro;
- Comprovação de reconhecimento da condição de apátrida pelo Ministério da Justiça.
» Os portadores de visto temporário de acolhida humanitária ou portadores de autorização de residência para fins de acolhida humanitária devem apresentar um dos seguintes documentos:
- Visto temporário de acolhida humanitária, válido;
- Autorização de residência para fins de acolhida humanitária emitida pelo Ministério da Justiça.
2. MATRÍCULA E APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
A efetivação da matrícula é um ato acadêmico também obrigatório a ser realizado pelos candidatos selecionados, para a ocupação da vaga. A matrícula será realizada em todas as atividades acadêmicas obrigatórias do 1º período curricular do curso.
2.1 Os candidatos interessados em dispensa de disciplina(s), aproveitando-se de estudos anteriores em Instituição de Ensino Superior, deverão, após receberem o comprovante de matrícula, protocolizar os requerimentos nos Colegiados dos Cursos para os quais foram selecionados, apresentando o histórico escolar e os programas das disciplinas cursadas, fornecidos pela Instituição de origem.
2.2 Os candidatos que obtiverem a dispensa de disciplinas por aproveitamento de estudos deverão efetuar a reformulação de sua matrícula nos Colegiados dos Cursos.
3. O preenchimento das vagas não ocupadas será feito mediante convocação em 4ª Chamada de candidatos excedentes no Processo Seletivo de 2021, observando-se a ordem de classificação. A convocação será publicada na página www.ufmg.br/drca.
4. USO DO NOME SOCIAL NA UFMG
Os candidatos que desejarem requerer o uso do nome social no âmbito da UFMG, nos termos da Resolução 09 /2015 de 07 de julho de 2015, deverão preencher o requerimento (clique aqui para acessar o formulário) e e encaminhá-lo ao endereço eletrônico duvida@drca.ufmg.br acompanhado da cópia do seu documento de identidade.
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