Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Matrícula da Graduação

Matrícula dos(as) Alunos(as) Veteranos(as) de Graduação

BRANQUITO

A Matrícula é o vínculo de um registro discente a uma turma ofertada para determinada atividade acadêmica curricular, durante um período letivo.

A matrícula na UFMG é online, realizada por meio do Sistema Acadêmico da Graduação (SiGA), sendo de inteira responsabilidade do(a) aluno(a). Deve ser feita, a cada período letivo, nos prazos definidos no Calendário Escolar da UFMG.

O acesso ao SiGA se dá por meio do Portal MinhaUFMG (Sistemas → Aplicações Acadêmicas → SiGA UFMG: acesso para alunos da Graduação→ ícone Meu requerimento de matrícula). Recomendamos utilizar somente o navegador Mozilla Firefox. A utilização de outros navegadores poderá acarretar mau funcionamento do Sistema.

Lembramos que o(a) estudante deverá primeiramente preencher o questionário de avaliação do desempenho didático dos(as) docentes das atividades acadêmicas curriculares cursadas no período letivo anterior.

Somente após a conclusão desse procedimento, o(a) estudante terá acesso ao Requerimento de Matrícula. Ao preenchê-lo, o(a) aluno(a) deve estar atento à exigência de pré-requisitos, à sequência de atividades previstas no seu currículo, bem como aos limites mínimo e máximo de créditos exigidos por seu curso, de acordo com Resolução CEPE no. 01/2018, de 20 de fevereiro de 2018.

A matrícula, para os(as) alunos(as) veteranos(as) de Graduação, poderá ser realizada em até quatro fases:

1ª Fase da Matrícula: etapa obrigatória para todos(as) os(as) alunos(as) de Graduação, com exceção dos(as) calouros(as). Nessa fase, o(a) estudante poderá requerer matrícula para as atividades do núcleo específico do curso, de natureza obrigatória e optativa, como também as atividades de Formação Complementar Aberta (núcleo complementar). Nessa fase, somente será possível requerer matrícula nas atividades de Formação Complementar Aberta:

  • Se a atividade estiver prevista no Plano de Estudos do(a) estudante;  
  • Se houver turma ofertada para a atividade.

2ª Fase da Matrícula (opcional): o(a) estudante poderá requerer a inclusão de novas atividades (núcleo específico), obrigatórias e optativas, em turmas com vagas não preenchidas.

3ª Fase da Matrícula (opcional): o(a) estudante poderá requerer matrícula para atividades de Formação Livre (núcleo geral) e Formação Transversal (núcleo complementar).

4ª Fase da Matrícula (opcional): o(a) estudante poderá requerer, presencialmente, matrícula em atividades de Pós-Graduação (núcleo avançado) nos Colegiados de Cursos de Pós-Graduação.

Em caso de dúvidas, consulte o Colegiado do seu Curso ou o Manual do Aluno - Matrícula, disponível no link abaixo*

MANUAL DO ALUNO (MATRÍCULA)