Laboratório de Cor

Imagem 1 - Marcelo Albuquerque

As cidades (2012)

Autor(es): Marcelo Albuquerque

Resumo: O Laboratório de Cor é um método de ensino que pretende tornar o estudo da cor fundamental à formação do estudante de arte. Marcelo Albuquerque, Mestre em Artes Visuais pela UFMG, é o idealizador do projeto, que surgiu pela convicção de que o estudo da cor não pode ser apenas uma questão prática.

Saiba mais:

Todos nós já brincamos com tinta e experimentamos criar novas cores a partir das que tínhamos disponíveis. Juntando o vermelho com o amarelo conseguíamos o alaranjado; misturando amarelo e azul surgia o verde, e assim por diante. Usando as cores primárias (azul, vermelho e amarelo) e as tonalidades alcançadas ao combiná-las, nossos desenhos se tornavam mais expressivos, cheios de brilho e vigor.

Continue lendo...

As cores estão indiscutivelmente presentes em nossa vida, e não apenas no mundo das coisas visíveis. Conseguimos fazer associações rápidas entre o colorido que percebemos e sentimentos ou emoções. Uma pessoa pode ficar “vermelha” de vergonha, “azul” de frio, “roxa” de inveja, ou até mesmo “verde” quando está enjoada. A conexão entre as cores e a vida é tão forte que se algo estiver “sem cor” significa que não tem graça, não tem emoção. Imagine, então, como a arte perderia grande parte de sua sensibilidade se as pinturas não fossem coloridas.     

Marcelo Albuquerque acredita que o estudo da cor não pode ser apenas uma questão prática. Marcelo desenvolveu o projeto “Laboratório de Cor”, um método de ensino em desenvolvimento que pretende elevar a cor a um nível fundamental à formação do artista ou estudante de arte. O método é flexível e pode ser aplicado em diversas disciplinas, em cursos como Artes Plásticas, Comunicação Social, Restauração e Conservação de Bens e Design.  

“Investigo a presença dos questionamentos clássicos, estéticos e históricos na contemporaneidade, com análise dos principais referenciais teóricos”, afirma o artista. A proposta busca apresentar os fundamentos da cor através do estudo da tradição ocidental, envolvendo conhecimentos de história e filosofia da arte, estética e percepção, química e física dos materiais e psicologia das cores.

Links com informações correlatas:

Fonte: “Pesquisador da EBA propõe método que valoriza aspectos filosóficos e estéticos ligados ao uso da cor na pintura” – Site de Notícias da UFMG.

Link: https://www.ufmg.br/online/arquivos/029329.shtml 

Fonte: Estúdio Albuquerque

Link: http://estudioalbuquerque.blogspot.com.br/

[x]

Pílula do Conhecimento - Marcelo Albuquerque

Vídeo com o pesquisador Marcelo Albuquerque sobre o projeto “Laboratório de Cor: paradigmas do estudo da cor na contemporaneidade".

- Ficha técnica

Licença Copyleft ©

Universidade Federal de Minas Gerais

Centro de Comunicação (CEDECOM) / Núcleo de Divulgação Científica (NDC)

email: imagens@ufmg.br / telefone: (31) 3409-4503