Fotografia Construída
- Página inicial
- Áreas
- Linguística, Letras e Artes
- Fotografia Construída
Exphoto da série mar e céu
Autor(es): Marcelo Kraiser
Resumo: Marcelo Kraiser é professor adjunto do departamento de Desenho da Escola de Belas-Artes da UFMG. É artista plástico, poeta, vídeoartista e compositor. Trabalha com ilustração, fotografia expandida, desenho e trilha sonora para dança e vídeo.
Saiba mais:
Você sabe quem produziu a primeira fotografia da história da humanidade? Pois bem, esse feito pertence ao francês Joseph Nicéphore Niépce e diz respeito a uma imagem produzida por ele no ano de 1826. A invenção da fotografia, porém, não é fruto do trabalho de um só autor, mas de vários estudiosos e pesquisadores que passaram anos buscando técnicas com as quais fosse possível fixar uma imagem tão real quanto aquela que nossos olhos enxergam.
A fotografia é, basicamente, a arte de captar imagens utilizando câmeras e reproduzi-las no papel. O fotógrafo é aquele que utiliza técnicas de enquadramento e conhecimentos acerca do uso da luz para produzir, da melhor maneira possível, uma imagem de seu interesse. Desde que a fotografia foi inventada e disseminada, ela tem feito parte da vida das pessoas, e, nos dias de hoje, praticamente não há lugares em que não deparamos com fotografias das mais diversas naturezas. Sejam imagens publicitárias ou retratos de família, estamos constantemente em contato com essas gravuras que tentam reproduzir o real.
Na Universidade Federal de Minas Gerais, podemos reconhecer com bastante clareza o importante papel desempenhado pela fotografia, que muitas vezes é objeto de estudo e pesquisa de muitos professores. Quem vem trabalhando com isso é o professor do Departamento de Desenho da Escola de Belas-Artes, Marcelo Kraiser. Desde 1980, ele desenvolve um projeto chamado “Ex-Photos”, no qual deposita seu olhar característico nas imagens que produz.
O trabalho Ex-Photos começou com uma pesquisa do professor Marcelo Kraiser sobre processos analógicos de produção de imagens no século XIX. No decorrer de sua análise, ele percebeu que se interessava mais pelos defeitos do que pelos acertos fotográficos: defeitos de câmera, de revelação, de maus-tratos, entre outros. Por meio de processos digitais, seu trabalho consiste em simular esses defeitos presentes na produção analógica. Segundo ele, a fotografia é uma crença, e a imagem é sempre uma construção do mundo.
Links com informações correlatas:
Guia do Estudante: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/artes-design/fotografia-686328.shtml
Site do CNPQ: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P117674