Relação entre vida, arte, sistema de crédito
- Página inicial
- Áreas
- Linguística, Letras e Artes
- Relação entre vida, arte, sistema de crédito
Dobradura com o comprovante de compra do cartão de crédito pessoal
Autor(es): Isaque Ribeiro
Resumo: A partir do texto “O rei da vela”, de Oswald de Andrade, Isaque Ribeiro buscou ilustrar com eventos atuais a situação descrita na obra. Através de registros de performances próprias, o pesquisador toma uma perspectiva artística da relação indivíduo/capitalismo.Ainda seguindo a peça “O rei da vela”, de Oswald de Andrade, Isaque Ribeiro retrata, nesta pílula, a relação do próprio artista com o sistema de crédito, base de sua dissertação de mestrado.
Saiba mais:
“Dinheiro na mão é solução”, já dizia a música do compositor Paulinho da Viola. O homem vive para ganhar dinheiro e ficar em dia com suas dívidas, que só parecem ter aumentado com o passar do tempo e a invenção do cheque especial e do cartão de crédito. Mas será que isso pode ser visto na forma de arte?
O trabalho artístico e a pesquisa do mestre em Artes Visuais Isaque Ribeiro, da Escola de Belas Artes da UFMG, trazem uma reflexão sobre esta relação homem-dinheiro, com base em um texto da literatura brasileira.
Considerado o primeiro texto modernista para ser encenado no teatro, “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, apresenta uma visão irônica do sistema capitalista, baseada na exploração e na especulação financeira. Sua produção teve início em 1933, após a grande Crise Mundial de 1929, a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932. A peça narra o trajeto do autor, dono de uma empresa de empréstimos, que em busca do equilíbrio financeiro se vê forçado a percorrer diversos escritórios de agiotas. Por isso o tom amargurado do texto, que no fim caracteriza o personagem principal, chamado de Rei da Vela, como um agiota, um credor interesseiro.
A pesquisa de Isaque Ribeiro foi feita a partir de uma análise teórica e prática, e teve como resultados produtos audiovisuais. A partir do texto modernista de Oswald de Andrade, o artista produz uma performance, dois vídeos e uma animação, nos quais procura adaptar para a atualidade a situação descrita no texto e, ao mesmo tempo, lançar um olhar artístico sobre a relação estabelecida entre o homem e o capitalismo. O primeiro vídeo remonta à situação descrita na peça de Oswald, adaptando-a para a atualidade e tendo Isaque como personagem principal. No outro vídeo, que compreende sua dissertação de mestrado, vemos a relação do artista com o crédito, na constatação da gravação repetida do nome do artista no seu talão de cheques. A animação traz uma criação artística a partir de recibos de pagamento com cartão de crédito, nos quais são produzidas origamis (dobraduras de papel em forma de pássaros, conhecidas como tsuru).
Links com informações correlatas
Site Algo sobre vestibular – resumo do livro o Rei da Vela.
http://www.algosobre.com.br/resumos-literarios/o-rei-da-vela.html
Site Como fazer origami:
http://www.comofazerorigami.com.br/diagrama-origami-de-tsuru/