Desenho Inscrito no Corpo

Eugênio Paccelli - Imagem 8

Teatro

Autor(es): Eugênio Paccelli da Silva Horta

Resumo: Desde a Antiguidade, o ser humano procura representar a si mesmo por meio de desenhos. Sejam as rudes figuras rupestres ou as realistas pinturas do Renascimento, todas elas registram a perspectiva humana sobre si. A pesquisa desenvolvida pelo professor Eugênio Paccelli trabalha com o entendimento do corpo na produção de imagens.

Saiba mais:

Desde a Antiguidade o homem tem a necessidade de representar a si mesmo através de desenhos. Figuras de corpos humanos em cavernas, como as de Vila de Nerja no sul da Espanha, feitas com carvão vegetal tem uma idade calculada em 43,5 mil anos e representam os corpos humanos em situações de caça com riscos básicos. Na Idade Média os corpos ao serem representados tinham proporções específicas a serem respeitadas como, por exemplo: a altura do corpo masculino deveria possuir aproximadamente sete vezes e meia a altura da cabeça.

No período do Renascimento a produção artística demandava outras características para o desenho do corpo, como o realismo. Tudo isso demonstra que toda representação do corpo humano pode refletir os valores ou ideais que o desenhista, pintor ou escultor adotou seguindo ou não um determinado movimento artístico vigente em diferentes períodos histórico.

Mas, o que seria um desenho inscrito no corpo?

Continue lendo...

Desenho inscrito no corpo é, na verdade, o título de uma pesquisa desenvolvida pelo professor Eugênio Paccelli, cujo objetivo foi a elaboração de uma metodologia de ensino para a disciplina “Desenho de Observação” que considerasse e privilegiasse o entendimento do corpo na produção das imagens.

A pesquisa foi desenvolvida em três etapas, que ocorriam simultaneamente. Em sala de aula, o professor aplicou uma metodologia de ensino diferente das tradicionais, onde o aluno devia pensar e usar o corpo como uma totalidade, para a criação das imagens. Ao mesmo tempo, o aluno era levado a realizar um trabalho de cunho pessoal, que considerasse as experiências vivenciadas em sala de aula e a dança, enquanto se elaborava um texto, uma escrita em que o uso das imagens fosse fator relevante para o entendimento da investigação, da pesquisa que estava sendo desenvolvida. Nesta fase da pesquisa, as experimentações conduziam os alunos a pensarem os exercícios de movimento do corpo como uma extensão do lápis e da própria linha do desenho. Os resultados desta movimentação foram utilizados para a elaboração de uma performance, que contou com a colaboração da bailarina Margô Assis. Esta performance foi apresentada em vários lugares.

Para garantir e viabilizar a divulgação da pesquisa para outras pessoas de outras áreas que não somente a de Artes Plásticas foi produzida uma obra escrita, com diversas imagens. A ideia por trás desta obra era a de torná-la acessível e aplicável, em especial aos professores que tenham condições limitadas para trabalhar o tema.

Links com informações correlatas:

Site do professor Eugênio Paccelli: http://www.eba.ufmg.br/paccelli/index.html

[x]

Pílula do Conhecimento - Eugênio Paccelli

Vídeo com o pesquisador Eugênio Paccelli sobre o projeto 'Desenho Inscrito no Corpo'.

- Ficha técnica

Licença Copyleft ©

Universidade Federal de Minas Gerais

Centro de Comunicação (CEDECOM) / Núcleo de Divulgação Científica (NDC)

email: imagens@ufmg.br / telefone: (31) 3409-4503