Aparelhos portáteis para medir a força da língua e dos lábios
- Página inicial
- Áreas
- Engenharias
- Aparelhos portáteis para medir a força da língu...
Representação esquemática das peças do FORLAB portátil
Autor(es): Amanda Freitas Valentim
Resumo: Amanda Valentim, fonoaudióloga mestra em Engenharia Mecânica pela UFMG, participa do Grupo de Engenharia Biomecânica da Universidade Federal de Minas Gerais, de pesquisa interdisciplinar. Dentre seus projetos, o grupo desenvolveu aparelhos que, quantificando a força da musculatura orofacial, avaliam variações que indicam condições patológicas ou não dos músculos da face. Os dois aparelhos são o FORLING e o FORLAB, e auxiliarão profissionais da fonoaudiologia em futuros diagnósticos.
Saiba mais:
A musculatura orofacial, mais especificamente da boca, desempenha papel importante nas funções de mastigação, deglutição, fala, respiração e sucção, além de direcionar o crescimento ósseo facial e manter o posicionamento dentário. A avaliação da força destes músculos é realizada rotineiramente pelos fonoaudiólogos, de maneira qualitativa, sendo uma das formas solicitando-se que o paciente realize contração contra resistência.
De acordo com sua experiência clínica, o fonoaudiólogo classifica a força da musculatura como normal ou alterada. Essa avaliação é importante pois a força pode estar alterada em patologias como a respiração oral, alterações de mastigação, deglutição e fala e até mesmo em casos de má oclusão dentária.
O Grupo de Engenharia Biomecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), grupo de pesquisa interdisciplinar, desenvolveu aparelhos para quantificar estas forças e tornar a avaliação dos músculos orofaciais mais precisa. A equipe que trabalha neste projeto de desenvolvimento de instrumentos para medição das forças de lábios e língua é composta por quatro fonoaudiólogas (Andréa Motta, Tatiana Vargas, Renata Furlan e Amanda Valentim) da UFMG e três engenheiros (Estevam Las Casas – UFMG, Márcio Barroso – UFSJ e Cláudio Costa – CETEC MG), além de alunos de graduação das duas áreas.
Foram desenvolvidos dois aparelhos, o FORLING para medição de força da língua, o primeiro criado pelo grupo, seguido do FORLAB, aparelho para medição de força dos lábios. Posteriormente, ambos ganharam versões portáteis, para facilitar a utilização e o transporte.
Links com informações correlatas:
http://www.mecbio.dees.ufmg.br/
http://www.sbfa.org.br/portal/
http://citrus.uspnet.usp.br/biomecan/sbb/
http://scitation.aip.org/ASMEJournals/Biomechanical/?jsessionid=181858991750830607
Pílula do Conhecimento - Amanda Valentim
Vídeo com a pesquisadora Amanda Valentim sobre o projeto "Aparelhos portáteis para medir a força da língua e dos lábios".