Construção de luva robotizada para recuperação de movimento de mãos e punhos
- Página inicial
- Áreas
- Engenharias
- Construção de luva robotizada para recuperação...
Luva robotizada segurando um copo
Autor(es): Marcos Pinotti Barbosa
Resumo: As órteses são aparelhos que corrigem deformidades e/ou melhoram a função de partes móveis do corpo. O Laboratório de Bioengenharia da UFMG, coordenado pelo professor Marcos Pinotti, desenvolveu uma luva robotizada que vai aprimorar o tratamento de pessoas com problemas nas mãos e nos punhos. Essa tecnologia desenvolvida na UFMG já passou por diversos testes e mantém resultados satisfatórios. A luva robotizada já foi patenteada pela Universidade.
Saiba mais:
Existem vários aparelhos que auxiliam funções prejudicadas do corpo humano. Na terapia, esses aparelhos são conhecidos como órteses e próteses. A palavra prótese se refere aos aparelhos que substituem um membro perdido ou parte dele. Dedos, mãos, pés, pernas e braços já podem ser substituídos por próteses como as chamadas Modulares High Tech, que permitem ao usuário o livre exercício de movimentos. Já a órtese se refere aos aparelhos/dispositivos que previnem ou corrigem deformidades, ou ainda melhoram a função das partes móveis do corpo. Esta pode ser pré-fabricada (fabricada em série), como o caso das joelheiras compradas na farmácia, ou podem ser modulares, confeccionadas diretamente sobre o paciente, por exemplo, o gesso colocado quando se quebra algum osso. As órteses são divididas também entre passivas ou estáticas, cujas funções principais são imobilização e sustentação, e dinâmicas ou ativas, que acompanham ou reproduzem movimentos do corpo.
O Laboratório de Bioengenharia da UFMG, sob a coordenação de Engenharia Mecânica Marcos Pinotti Barbosa, desenvolveu uma tecnologia inédita no país: uma órtese dinâmica na forma de luva robotizada. A luva foi desenvolvida para ajudar no tratamento de pessoas com problemas nas mãos e nos punhos. O projeto da órtese funcional para mão acionada por dispositivo elétrico é um dispositivo composto por uma luva, tendões artificiais e um motor.
Como a luva funciona? O usuário contrai voluntariamente alguns músculos, os eletrodos do tendão artificial captam os sinais elétricos produzidos por esses músculos e o motor realiza o movimento de fechamento ou abertura da luva. Com o fechamento ou abertura da luva, consequentemente, acontece a abertura ou o fechamento da mão, o que permite ao usuário realizar o movimento de uma pinça. A luva robotizada é leve e de aparência discreta, ao contrário das órteses disponíveis no mercado. Os testes com a luva desenvolvida na UFMG já começaram e foram considerados satisfatórios. A tecnologia já foi patenteada pela Universidade.
Links com informações correlatas:
Notícia no Boletim UFMG 1576 sobre luva robotizada (maio/2007) Disponível em:
http://www.ufmg.br/boletim/bol1576/quinta.shtml
Página do Laboratório de Bioengenharia. Disponível em:
Pílula do Conhecimento - Marcos Pinotti
Vídeo com o pesquisador Marcos Pinotti sobre o Projeto "Construção de luva robotizada para recuperação de movimento de mãos e punhos"