Diagnóstico de Tumor Ocular por Temperatura
- Página inicial
- Áreas
- Engenharias
- Diagnóstico de Tumor Ocular por Temperatura
Domínio do olho com tumor T2
Autor(es): Matheus Silveira
Resumo: Matheus Silveira, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, desenvolveu um mecanismo computacional que ajuda no diagnóstico de tumores oculares. O pesquisador utiliza medições de temperatura para apontar possíveis focos de câncer.
Saiba mais:
Os tumores surgem quando as células do corpo começam a se dividir excessivamente. Normalmente, a divisão celular é controlada e as novas células são geradas para substituir as antigas ou para realizar novas funções. Os tumores oculares são de difícil diagnóstico e trazem risco de cegueira quando diagnosticados tardiamente.
Através de uma pesquisa realizada no Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, Matheus Silveira desenvolveu um modelo que ajuda no diagnóstico de tumores oculares. Através de um mecanismo computacional, o tumor é detectado no olho observando a sua temperatura, que será mais elevada do que em partes saudáveis do globo ocular. Isso por si só não é suficiente para confirmar se ali existe um câncer, mas serve como um indicador para o médico de que aquela região deve ser examinada com mais cuidado.
O paciente com suspeita de câncer ocular é submetido a uma fotografia feita com uma termocâmera (câmera capaz de captar níveis de calor), para que o calor captado pela imagem possa ser comparado à temperatura que seria normal para a região. Mesmo que o tumor esteja localizado no fundo do olho, caso a temperatura esteja mais alta no local, ela também estará diferente na região da córnea (que é captada pela termocâmera).
A câmera registra os níveis de calor, mas só o mecanismo computacional consegue apontar se aquela temperatura é anormal. Ou seja, o modelo determina qual temperatura seria ideal para o ponto analisado para que ele não aponte um risco de tumor.
Links com informações correlatas:
Fonte: Notícia no site da UFMG
Pílula do Conhecimento - Matheus Silveira
Vídeo com o pesquisador Matheus Silveira sobre o diagnóstico de tumor ocular por temperatura.