Projeto Imagem da Semana

  1. Página inicial
  2. Áreas
  3. Ciências da Saúde
  4. Projeto Imagem da Semana
Imagem 5 - Manuel Schütze

Degeneração Macular Relacionada à Idade

Autor(es): Manuel Schütze

Resumo: O “Imagem da Semana” foi idealizado pela professora Viviane Parisotto e pelo então estudante de medicina Manuel Schütze. O projeto é um site que posta, toda semana, uma imagem relacionada a um caso clínico. Em 2013, Manuel iniciou seu doutorado.

Saiba mais:

Luana acabou de ganhar uma bicicleta nova de seus pais e saiu para pedalar pelas ruas. Infelizmente ela acabou sofrendo um acidente e o resgate foi chamado. No hospital, Luana estava aflita para saber se tinha quebrado algum osso, e ficava imaginando como os médicos conseguiriam “enxergar” através do seu braço.

A resposta para a dúvida de Luana se encontra em uma técnica descoberta em 1895 pelo físico alemão Willhelm Roentgen. Durante a realização de uma experiência dentro de um tubo de descarga de gás, Roentgen notou que toda vez que acionava um feixe de elétrons (partículas com carga negativa) uma tela fluorescente do seu laboratório começava a brilhar. Normalmente, estas telas brilham quando expostas a radiações eletromagnéticas. Quando colocou sua mão entre o tubo e a tela, Willhelm pode ver a silhueta de seus ossos sendo projetada, e percebeu que o tubo emitia raios que, ao atravessarem a sua mão, acertavam a tela logo à frente, formando figuras. Onde havia ossos, cartilagens ou algum tecido mais denso, poucos raios atravessavam, formando sombras que se destacavam do resto da tela iluminada. Estes raios foram denominados de raios-x, por se tratarem um tipo de radiação até então desconhecida, e a imagem feita com os raios-x foi chamada de radiografia.

Continue lendo...

Atualmente, a radiografia é uma das principais técnicas para a visualização interna do organismo humano, e pode ser utilizada para enxergar ossos, cavidades, corpos estranhos e objetos engolidos. A descoberta da radiografia aconteceu quase simultaneamente à popularização da fotografia que, por ser uma técnica capaz de reproduzir imageticamente o mundo a nossa volta, revolucionou a nossa maneira de vê-lo. Tornou possível a visualização de lugares, objetos e pessoas, sem que fosse necessário estar presente quando a foto foi feita.  A radiografia é um revolução dentro dessa revolução, sendo uma espécie de fotografia que permitiu ao ser humano olhar pra dentro de seu corpo sem a necessidade de intervenção cirúrgica. Outras técnicas mais modernas de visualização interna do corpo humano vieram depois, como a ultrassonografia (US), a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM).

O projeto “Imagem da Semana” foi idealizado pela professora Viviane Parisotto, do Departamento de Medicina Nuclear da Faculdade de Medicina da UFMG, e por Manuel Schütze, estudante de Medicina na época. Trata-se de um site (http://www.medicina.ufmg.br/imagemdasemana) que traz a cada semana uma nova imagem associada à descrição de um caso clínico. Junto a essa imagem vem uma pergunta sobre algum detalhe ou sobre algo relacionado ao diagnóstico do caso clínico. Os visitantes do caso atuam como profissionais de Diagnóstico por Imagem, tendo que analisá-las, verificar todos os detalhes e assim escolher a alternativa certa dentre quatro possibilidades de diagnóstico. As imagens do projeto são de radiografias, tomografias, ultrassonografias, cortes histológicos e outros.

Links com informações correlatas:

Imagem da Semana:

http://www.medicina.ufmg.br/imagemdasemana/

O que é Diagnóstico Por Imagem:

http://www.milton.com.br/esporte/saiba_mais/texto_8.htm

Raios X:

http://www.brasilescola.com/fisica/raios-x.htm

[x]

Pílula do Conhecimento - Manuel Schütze

Vídeo com o pesquisador Manuel Schütze sobre o Projeto Imagens da Semana.

- Ficha técnica

imagens

Licença Copyleft ©

Universidade Federal de Minas Gerais

Centro de Comunicação (CEDECOM) / Núcleo de Divulgação Científica (NDC)

email: imagens@ufmg.br / telefone: (31) 3409-4503