Recuperação da Informação em Projetos de Engenharia.

  1. Página inicial
  2. Áreas
  3. Ciências Sociais Aplicadas
  4. Recuperação da Informação em Projetos de Engenh...
Imagem 1 - Recuperação da Informação - Renata Baracho

Tese de Doutorado Renata Baracho - Tela do Protótipo 

Autor(es): Renata Baracho

Resumo: Renata Maria Abrantes Baracho faz parte do Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI), que funciona na Escola de Ciência da Informação (ECI). A professora desenvolve pesquisa na área de Ciência da Informação, com ênfase em arquitetura da informação, recuperação e representação. Atua principalmente com os seguintes temas: arquitetura da informação, gestão da informação, recuperação da informação, sistemas de informação, modelagem e computação gráfica. 

Saiba mais:

Quando falamos em recuperação da informação, podemos pensar em diferentes situações onde precisamos localizar a informação em tempo hábil e com qualidade. Atualmente, uma das áreas de grande interesse de pesquisa e de investimento está ligada à gestão de informação, o que gera uma demanda crescente de técnicas e ferramentas que auxiliam nesse processo. Envolve a representação, organização e recuperação da informação em um determinado contexto, visando o processo decisório em diferentes escalas, desde uma simples decisão cotidiana até grandes investimentos de uma organização.

A pesquisa de recuperação de informação em projetos de engenharia partiu da necessidade da busca pela informação presente nos projetos técnicos e da dificuldade de se encontrar uma informação específica. A ideia é que, por meio da agregação da Ciência da Informação e da Ciência da Computação, defina-se soluções para problemas em determinados contextos. 

Continue lendo...

Durante a sua tese de Doutorado, a pesquisadora Renata Baracho fez um levantamento de como é a interpretação das informações textuais e visuais presentes nos projetos de engenharia. Desenvolveu um modelo conceitual, um esquema de classificação e um protótipo de um sistema de informação. Dessa forma, torna-se possível a organização da informação de uma maneira mais acessível, facilitando a recuperação.

O método começa com a interpretação humana de quando observamos um projeto de engenharia/arquitetura e conseguimos abstrair as categorias principais, qual é o tipo de projeto, qual é a forma e qual é o processo. As categorias foram organizadas em um esquema de classificação que aponta para uma tabela de metadados visuais (ícones), os quais são automaticamente localizados, indexados e armazenados. O usuário recupera a informação através da definição das categorias e da seleção de uma imagem-chave. O sistema localiza todos os desenhos que contêm essa imagem-chave e, através da interface, os apresenta destacando as ocorrências encontradas.

Um projeto de engenharia pode gerar centenas de desenhos técnicos. Desta forma, através de um ícone chave é possível localizar em um diretório onde contém milhares de desenhos aqueles que possuem a informação procurada.

 

Links com informações correlatas:

 

Departamentos ECI: http://www.eci.ufmg.br/a-eci/setores-academicos/departamentos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4218954956709188

Um estudo para recuperação da informação em projetos de engenharia: http://zip.net/bqqY8L

[x]

Pílula do Conhecimento - Recuperação da Informação em Projetos de Engenharia - Renata Baracho

- Ficha técnica

imagens

Licença Copyleft ©

Universidade Federal de Minas Gerais

Centro de Comunicação (CEDECOM) / Núcleo de Divulgação Científica (NDC)

email: imagens@ufmg.br / telefone: (31) 3409-4503